Universidade de Queensland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade de Queensland
Universidade de Queensland
Santa Lúcia, um dos sete campi da universidade de Queensland
Lema Scientia ac Labore (Por meio do conhecimento e trabalho árduo)
Fundação 10 de dezembro de 1909 (114 anos)
Instituição mãe Universidade de Queensland
Tipo de instituição Pública
Localização Brisbane, Queensland, Austrália
Presidente Sir Llewellyn Edwards
Docentes 5.081 (2006)
Total de estudantes 26.855 graduandos e 10.663 pós-graduandos (2006)
Campus Sete campi urbanos (Santa Lúcia, Ipswich, Gatton, Herston, Brisbane do Sul, Rua Turbot e Moggill)
Página oficial www.uq.edu.au

A Universidade de Queensland ou, na sua forma portuguesa, da Queenslândia/Terra da Rainha (UQ) é a universidade mais antiga do estado de Queensland, Austrália. Faz parte do Group of Eight, bem como das Universidades Sandstone. Também é membro-fundadora da organização internacional Universitas 21.

A universidade tem o seu campus principal no subúrbio de Santa Lúcia, em Brisbane. Os outros campi situam-se em Ipswich, Gatton, Herston, Brisbane do Sul, Rua Turbot e Moggill.

Foi fundada em 10 de Dezembro de 1909, pelo Sir William MacGregor como primeiro reitor (e Reginald Heber Roe como vice-reitor) e era situada originalmente no centro comercial de Brisbane. Em 1927, as terras nas quais seria construído o campus de Santa Lúcia foram compradas pelo conselho da cidade de Brisbane por meio de doações, no intuito de substituir o apertado campus situado na cidade — que hoje é o campus Gardens da Universidade Tecnológica de Queensland (QUT).

A UQ é uma das cinco melhores universidades australianas em pesquisa intensiva. Contém muitos centros de pesquisa colaborativos e através de parcerias, como o Instituto para a Biociência Molecular (que conduz uma parceria de pesquisas com a CSIRO (Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial), com o Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia (AIBN) e com o Instituto do Cérebro de Queensland (QBI). Além disso, a UQ está envolvida com centros como o Instituto de Pesquisas Médicas de Queensland (QIMR), no Hospital Real de Brisbane.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituições de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.