Universidade de Ribeirão Preto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UNAERP
Universidade de Ribeirão Preto.
Logo da Unaerp.jpg
Fundação 1924 (Ainda como Sociedade Escola de Pharmácia e Odontologia). 1928 (AERP- Associação de Ensino de Ribeirão Preto). 1985 (Oficialmente como Universidade de Ribeirão Preto)
Tipo de instituição Privada, filantrópica
Mantenedora AERP - Associação de Ensino de Ribeirão Preto.
Total de estudantes 11.000
Reitor(a) Elmara Lucia de Oliveira Bonini.
Estado São Paulo
Cores Azul e Amarelo
Página oficial www.unaerp.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil
Universidade de Ribeirão Preto - Campus Ribeirão

A Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) é um dos maiores pólos de ensino superior e tecnológico do interior do Estado de São Paulo. É uma instituição privada, mantida pelas mensalidades dos alunos, que ingressam nesta através de vestibulares e pela AERP(Associação de ensino de Ribeirão Preto). Seus dois campus estão divididos em duas cidades sendo um em Ribeirão Preto e outro no Guarujá.

Universidade de Ribeirão Preto - Campus Ribeirão


História e Atualidades[editar | editar código-fonte]

A UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto foi a primeira instituição de ensino superior da região de Ribeirão Preto. Fundada em 1º. de junho de 1924 como Sociedade Escola de Pharmácia e Odontologia de Ribeirão Preto, por um grupo de idealistas profissionais de saúde, intelectuais e educadores, desde sua implantação tinha como objetivo promover o desenvolvimento social, educacional e cultural da então rica capital do café, hoje principal polo sucroalcooleiro do País. Daquele visionário projeto inicial, a trajetória da UNAERP teve forte expansão a partir do final da década de 1950, quando o professor Electro Bonini (1913 – 2011), assumiu a administração.

Na década de 1920, a região de Ribeirão Preto já se apresentava como uma das mais prósperas do Estado de São Paulo. Eldorado do café atraia migrantes de várias regiões do país e imigrantes, principalmente italianos. Junto com a riqueza gerada pela produção cafeeira, a cidade crescia em todos os setores.

Naquele contexto, foi fundada em 1928 a AERP (Associação de Ensino de Ribeirão Preto), nos dias de hoje, mantenedora da UNAERP - Campus Ribeirão e Campus Guarujá. Daquele visionário projeto inicial, consolidou-se uma instituição com forte tradição acadêmica e uma das mais importantes e conceituadas universidades brasileiras. Em 1959, o professor Electro Bonini assumiu a administração da Associação de Ensino e implementou avanços e novos cursos. Como a Faculdade de Direito “Laudo de Camargo”, criada em 1961 e os cursos de Serviço Social, Química Industrial e Administração de Empresas, implantados pouco depois. Nos anos 70, a AERP oferecia também os cursos de Comunicação Social, Educação Física, Engenharia Química, Artes Plásticas, Educação Artística, Música e várias licenciaturas.

Com essa expansão, foi necessária a instalação de um campus universitário que abrigasse os cursos existentes e os novos projetos que previam o contínuo crescimento da instituição. O novo campus da UNAERP em Ribeirão Preto foi inaugurado em 1971, no bairro Ribeirânia, numa área de 120 mil metros quadrados. Junto com o campus, foram instalados mais cursos culminando na transformação do sistema de faculdades isoladas em sistema de federação de ensino.Era o embrião de uma universidade

Reconhecida como Universidade em 1985, a UNAERP foi nomeada oficialmente como Universidade de Ribeirão Preto e passou a ter como reitora a professora Elmara Lucia de Oliveira Bonini, que já atuava na diretoria da Instituição e, ao lado do professor Electro, havia conduzido o processo de reconhecimento. Quando do reconhecimento, a Universidade já investia em pesquisas nas áreas de humanas, sociais, saúde, ambientais e biotecnológicas. Esses investimentos cresceram junto com a UNAERP que, a partir dos anos 90, passou a implantar novos cursos, fomentando paralelamente os projetos de pesquisas e de serviços à população. Nasceram aí, os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Engenharia de Computação, Turismo, entre outros.

Em 1999, com o respaldo e tradição da sede, foi instalado o campus Guarujá, na cidade litorânea do Estado de São Paulo, onde a UNAERP também foi a primeira universidade. O campus foi inaugurado em junho daquele ano com a mesma filosofia de integrar-se às demandas sociais e econômicas regionais.

Hoje, a UNAERP é um dos maiores polos de ensino do interior do Estado de São Paulo e conta com cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia nas áreas da saúde, humanas, exatas e tecnologia, nas modalidades presencial e EAD, programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de Doutorado e Mestrado reconhecidos e avaliados pela CAPES/MEC com Conceitos 5 e 4, e Especializações Lato Sensu. A IES mantém projetos de pesquisa com financiamento próprio e dos principais órgãos nacionais de fomento como CNPq, FAPESP, FINEP e CAPES, possui grupos certificados pelo CNPq cujos resultados dessa política científica institucional são o registro de patentes e a cessão de direitos autorais.

Ao longo dessa quase centenária história, a UNAERP já diplomou milhares de jovens profissionais e a cada ano tem acrescentado alguma nova contribuição aos seus alunos, professores, funcionários ou à comunidade. São iniciativas que permitem aos alunos o aprimoramento da aprendizagem e formação profissional, que viabilizam aos professores e pesquisadores a excelência da prática acadêmica, e estendem à população atendimentos, serviços, orientações e apoio de valor inestimável. Assim é a trajetória e a missão da Universidade de Ribeirão Preto que nasceu e cresceu vocacionada para interagir com sua comunidade e propiciar conhecimento a todos. .[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]