Universidade de Tirana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade de Tirana
Universiteti i Tiranës
Prédio da Universidade de Tirana (UT)
UT
Fundação 16 de setembro de 1957
Tipo de instituição pública
Localização Tirana, Albânia
Docentes 600
Reitor(a) Prof. Dr. Dhori Kule
Total de Estudantes 14.000
Afiliações Rede de Universidades dos Balcãs, Erasmus Mundus, Institutional Network of the Universities from the Capitals of Europe, Associação das Universidades Europeias, Agence universitaire de la Francophonie, Universidade de Nebraska-Lincoln e Universidade de Bamberg.
Orçamento anual Financiada pelo Governo da Albânia
Página oficial www.unitir.edu.al

A Universidade de Tirana (UT) é uma universidade de caráter público localizada em Tirana, capital da Albânia.

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade de Tirana (UT) foi fundada em 1957, com o nome de Universidade Estadual de Tirana (Universiteti Shtetëror i Tiranes), através da fusão de cinco institutos existentes de ensino superior, sendo o mais importante dos quais foi o Instituto de Ciências, fundado em 1947. Entre 1985 e 1992, durante o regime comunista, a Universidade de Tirana (UT) foi chamado de Universidade de Tirana Enver Hoxha (Universiteti i Tiranes Enver Hoxha), homenageando o ditador albanês Enver Hoxha, morto em 11 de abril de 1985.

A Universidade de Tirana (UT) é a maior e mais prestigiada universidade na Albânia.[1] Ela inclui oito faculdades, 50 departamentos acadêmicos e 41 programas de estudo ou projetos acadêmicos. A maioria dos programas são oferecidos em Tirana, e outros menores estão abrigados em campis afiliados localizados em outras cidades da Albânia, entre as quais Sarandë, no sul, e Kukës, no norte do país.

A universidade possui quase 15 mil estudantes, além de mais de 600 docentes e outros profissionais. O campus atual é urbano e descentralizado. Um novo campus grande e centralizado foi planejado na periferia de Tirana.[2] Dórmitórios para estudantes são agrupados em um local separado, chamado Student City, na região sudeste de Tirana.[2]

Referências

  1. UNIVERSITIES IN ALBANIA - 2013 University Web Ranking (em inglês). 4 Icu. Página visitada em 16 de setembro de 2013.
  2. a b qytetistudenti (em albanês). qytetistudenti. Página visitada em 16 de setembro de 2013.