Universidade do Sul da Califórnia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade do Sul da Califórnia
University of Southern California
Lema Palmam qui meruit ferat
Fundação 06 de outubro de 1880
Tipo de instituição Privada
Localização Los Angeles, Califórnia,  Estados Unidos
Docentes 4735
Presidente C. L. Max Nikias
Total de Estudantes 39.958 [1]
Graduação 18.316 [2]
Pós-Graduação 21.642 [3]
Campus urbano
Orçamento anual U$ 3,9 bilhões [4]
Página oficial www.usc.edu
052607-016-BovardHall-USC.jpg
Doheny Library

A Universidade do Sul da Califórnia (em inglês: University of Southern California) é uma universidade privada localizada em Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia. Fundada em 1880, USC é a mais antiga universidade particular da Califórnia, e sua história e crescimento refletem a história e o crescimento de Los Angeles como uma metrópole global. USC conta com estudantes vindos de todos os 50 estados norte-americanos e possui o maior número de estudantes internacionais entre todas as universidades dos Estados Unidos, vindos de mais de 115 países.[1]

USC conta com aproximadamente 4.735 docentes. Entre os professores de destaque que ensinam ou ensinaram na USC, encontram-se: Leonard Adleman (cientista da computação e biólogo molecular, ganhador do Prêmio Turing de 2002); Richard Bellman (matemático); Manuel Castells (sociólogo); António Damásio (médico neurologista e neurocientista); Frank Gehry (arquiteto, ganhador do Pritzker Prize em 1989); Murray Gell-Mann (físico, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1968); Jane Goodall (primatóloga); Daniel McFadden (economista, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2000); George A. Olah (químico, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 1994); e Arieh Warshel (bioquímico, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 2013).

Passaram ainda por esta universidade algumas pessoas notáveis como George Lucas, Paul Frommer, John Wayne, Joseph Mazzello, Neil Armstrong, Matt Reeves, O. J. Simpson, Troian Bellisario, Dave Franco e o presidente deposto do Egito Mohamed Morsi, o primeiro presidente eleito democraticamente da história do Egito. Atualmente tem como aluno o baixista Flea, da banda Red Hot Chili Peppers, Miranda Cosgrove, ex-protagonista da série iCarly da Nickelodeon e Bridgit Mendler de Boa Sorte, Charlie! do Disney Channel.

Referências

  1. "2011-12 | Leading Institutions | International Students | Open Doors Data". <a href="http://www.iie.org/Research-and-Publications/Open-Doors/Data/International-Students/Leading-Institutions/2011-12">Iie.org</a>. Retrieved 2014-03-9.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.