Universidade pública

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

As universidade públicas são universidades promovidas pelo governo de um país, estado, província, município ou departamento; ou seja, são instituições de ensino superior mantidas ou geridas pelo poder público.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, as universidades públicas podem ser federais, estaduais ou municipais, de acordo com a origem da verba destinada a mantê-las, em caso de universidade federal ou estadual, ou do município que realiza a gestão da instituição, no caso das universidades municipais.

Em sua grande maioria, as universidades públicas do Brasil são federais, enquadradas como autarquia segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tendo em vista que é de maior responsabilidade do governo federal a educação em nível superior[1] . Porém, há um grande número de universidades estaduais – e em alguns Estados, tais universidades são tão ou até mais importantes do que as federais, como são os casos de São Paulo e Paraná, estados cujos orçamentos e número de estudantes das universidades estaduais em muito superam os das federais. Ainda, alguns determinados municípios brasileiros mantêm universidades geridas pelas prefeituras deles.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.