Universo Pato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Universo do Tio Patinhas)
Ir para: navegação, pesquisa

O Universe Pato (em inglês "Duck Universe", também chamado de Donald Duck universe ou Scrooge McDuck universe) é um universo ficcional onde a Disney desenvolve os personagens Donald Duck e Scrooge McDuck. Este começou como um Spin-off do Universo do Mickey Mouse, mais antigo, mas tornou-se muito mais extensa. "Duck Universe" é um termo usado pelos fãs e não é uma parte oficial do léxico Disney.

A continuidade do universo foi principalmente construída nos quadrinhos por Carl Barks (1901-2000), mas tem as suas raízes na filmografia do Pato Donald, numa série de pequenos filmes e em Silly Symphony, quadrinhos de Ted Osborne e Al Taliaferro. Outros cartunistas também construíram no trabalho de, inclusive Romano Scarpa (1927-2005) e Don Rosa (nascido em 1951). Outras mídias incluem livros infantis como Little Golden Books e séries de televisão comoDuck Tales (1987-1990) e Darkwing Duck (1991-1992), além de vídeo-games como QuackShot (1991) e Goin' Quackers (2000).

A vida no Universo Pato é centrada em torno da cidade de Patópolis no estado americano fictício de Calisota. O mundo está inserido em um um universo paralelo e os personagens em algumas ocasiões visitam lugares do mundo real e conhecem figuras históricas.

Calisota[editar | editar código-fonte]

É um estado fictício dos Estados Unidos criado por Carl Barks. Seu nome vem de uma brincadeira feita por roteiristas, que não queriam especificar sua localização, e então fundiram os nomes dos estados da Califórnia e de Minesota. Entre suas cidades estão Patópolis, Gansópolis, Ratolândia (nas versões Italianas, a Ratolândia está situada ao lado de Miami, na Flórida), Spoornervil (Cidade que apareceu em A Turma do Pateta, onde residem as famílias de Pateta e Bafo-de-Onça, porém em Pateta - O Filme, aparece um mapa que a faz próxima de Washington D.C.), Saint Canard (Darkwing Duck), Marrecópolis e Gralhópolis.

Nas histórias de Don Rosa se encontra na costa oeste dos Estados Unidos, ocupando o norte da Califórnia (ao norte de São Francisco), embora não especificado com precisão. Outros autores procurem não oficializar sua localização.

Patópolis[editar | editar código-fonte]

Patópolis (em inglês: Duckburg) é a cidade ficcional aonde vivem Pato Donald, Scrooge McDuck, Huey, Dewey, e Louie, Daisy Duck, e muitos dos demais personagens secundários de suas séries. A cidade foi mencionada pela primeira vez em Walt Disney's Comics and Stories #49 em 1944, e foi criada por Carl Barks.[1]

Patópolis é descrita como uma cidade de médio porte localizada no fictício estado americano de Calisota. Nas histórias escritas por Don Rosa, Patópolis está localizada na costa oeste dos Estados Unidos, embora outros escritores muitas vezes deixem localização da cidade definida de um modo mais vago. Na história The Life and Times de Tio Patinhas, Don Rosa deixa a entender que Patópolis seria inspirada em Eureka, na Califórnia.[2]

No episódio de DuckTales "Double O' Duck", um mapa mostra Patópolis como sendo localizada em algum lugar entre a Virgínia e Carolina do Norte. A cidade é povoada por vários animais antropomórficos, como patos, cachorros, e porco. A população é estimada em 316.000.[3]

Gansópolis[editar | editar código-fonte]

Gansópolis é uma cidade fictícia, vizinha e rival de Patópolis que aparece nas histórias de banda desenhada da Disney [4] . A sua rivalidade estende-se aos jogos de futebol, onde o Pátopolis X Gansópolis, já se tornou um clássico [5] .

Referências

  1. A Guidebook to the Carl Barks Universe: W WDC 49-02 tight-wire walkers. Visitado em 7 February 2011.
  2. Grøsfjeld, Jr., Sigvald. Welcome to Duckburg! The D.U.C.K.man. Visitado em 2011-04-11.
  3. Koonce, Ken; Wiemers, David. In: Ken. Double-O-Duck. [S.l.: s.n.], 1987. Visitado em 2011-04-11.
  4. Marcus Ramone. A história de Patópolis Universo HQ. Visitado em 22 de Abril de 2013.
  5. Marcus Ramone. DISNEY GOL # 1 Universo HQ. Visitado em 22 de Abril de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]