Upgrade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um soquete AM3 para unidades de processamento central (CPU) AMD com uma CPU AMD Phenom II X3 720 Black Edition

Upgrade ou atualizar é um jargão utilizado em computação, quando há uma atualização para uma versão mais recente de determinado produto. Este termo é bastante utilizado por quem integra a área da informática e de equipamentos eletrônicos, geralmente significando a troca de um hardware, software ou firmware por uma versão melhor ou mais recente, com o objetivo de agregar novas funcionalidades, ou melhorar as existentes. O termo upgrade também significa patch, compra de novos laptops, e troca de peças.

Em arquivos de áudio, o termo upgrade se refere a substituição por um arquivo com uma codificação de melhor qualidade.

Upgrade na Computação[editar | editar código-fonte]

Dentro de uma área tão abrangente como a informática, existem vários gêneros de upgrade, e subgeneros que são definidos pela finalidade na qual aquele tipo de upgrade se aplica.

De software[editar | editar código-fonte]

Diversos são os motivos pelos quais um software pode ser atualizado. Seja para implementar uma funcionalidade nova, atualizações menores de performance, grandes atualizações que mudam versão ou até mesmo o produto, ou para corrigir uma falha de sistema ou de segurança. Algumas ferramentas utilizadas para os diversos tipos de upgrade de software são

Upgrades rotineiros[editar | editar código-fonte]

Geralmente causam baixo impacto ao sistema, e baixo risco de que o processo de upgrade venha a se tornar catastrófico. Corrigem bugs menores e que não interferem de forma significativa na operação de um software, ou simplesmente aumentam a performance do software

Adição de funcionalidades[editar | editar código-fonte]

Podem ou não mudar a versão maior do software. Se mudar a versão maior, pode ser considerado um upgrade de produto, senão, uma simples atualização que visa adicionar novas funcionalidades ou modos de operação de um software.

Segurança[editar | editar código-fonte]

De hardware[editar | editar código-fonte]

O upgrade de hardware é um costume dentro da área de jogos computacionais, e de entusiastas de hardware. Serve para melhor atender a demandas novas do mercado, que além de softwares mais recentes também exigem computadores com maior potência, ou simplesmente para fazer comparações de performance entre peças, denominados benchmarks, para calcular o ganho que se tem com um upgrade de hardware, tanto de performance, quanto de consumo de energia ou de qualquer atributo que torne interessante a aquisição de um novo produto.

De firmware[editar | editar código-fonte]

Firmware É o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. É armazenado permanentemente num circuito integrado (chip) de memória de hardware, como uma ROMPROMEPROM ou ainda EEPROM e memória flash, no momento da fabricação do componente.

Upgrade vs Update[editar | editar código-fonte]

Muitas vezes as pessoas confudem essas duas palavras, mas na verdade elas tem significados opostos. Upgrade é uma atualização por troca ou acréscimo, ou seja, pode significar em alguns casos a troca definitiva de um software ou hardware por um melhor, enquanto update é uma atualização mais simples, geralmente só a substituição de alguns componentes de um software por outros mais recentes. Uma curiosidade, upgrade pode ser um hardware ou um software, enquanto update serve apenas para software.

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.