Download e Upload

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Upload)
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão ou em artigos a aprofundar. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.
Exemplo de download entre dois computadores pessoais.

Em tecnologia, os termos download, descarregar, sacar, baixar, puxar, obter, pegar são utilizados para referenciar a obtenção de dados de um dispositivo através de um canal de comunicação[1] .

O uso mais comum do termo download está relacionado com a obtenção de conteúdo da Internet, onde um servidor remoto hospeda dados que são acessados pelos clientes através de aplicativos específicos, como é o caso dos navegadores. De fato, o acesso de qualquer informação na Internet (como uma página da web, por exemplo) é feito através do download prévio de seu conteúdo (texto, imagens, etc) e posterior exibição do conteúdo que se encontra localmente disponível no dispositivo. No entanto, o uso comum (não-técnico) do termo download se limita a referenciar o conteúdo que é obtido da internet para visualização posterior (offline), como um documento ou aplicativo.

Em alguns contextos, ainda é possível encontrar o termo upload[1] , que referencia a disponibilização de dados para um dispositivo, ou seja, o inverso do que se entende por download. No entanto, a distinção entre tais termos é uma mera questão de perspectiva pois sempre que um dispositivo está fazendo download o dispositivo que interaje com o mesmo está fazendo upload. Assim, essa distinção pode ser feita determinando qual dispositivo iniciou a transmissão de dados (seja obtendo ou disponibilizando).

Upload ou carregamento[2] é a transferência de dados de um computador local para outro computador ou para um servidor.[3] Caso ambos estejam em rede, pode-se usar um servidor de FTP,[4] HTTP ou qualquer outro protocolo que permita a transferência.

Definição de Upload[editar | editar código-fonte]

Upload é a saída de arquivos do seu computador para a Internet.

Caso o servidor de upload esteja na Internet, o usuário do serviço passa a dispor de um repositório de arquivos, similar a um disco rígido, disponível para acesso em qualquer computador que esteja na Internet. Upload é parecido com Download, só que em vez de carregar arquivos para a sua máquina, você os envia para o servidor.

Os provedores gratuitos de upload variam bastante na sua política, as capacidades e o prazo de validade das transferências. Mas em geral, todos funcionam da seguinte forma: o usuário que envia o arquivo fornece o endereço de e-mail de um destinatário. Este recebe uma mensagem de e-mail do servidor de upload, informando a disponibilidade do arquivo, junto com uma URL.

Fazer uma transmissão AO VIVO pela web também é fazer upload. Pois é feita uma transferência de um fluxo contínuo; como se fosse um arquivo sem fim determinado. Por isso é importante saber a taxa de upload que é garantida pelo seu plano ou provedor de Internet, para tentar evitar atrasos indesejados quando estiver transmitindo áudio ou vídeo pela Internet, ou participando de videoconferências.

Referências

  1. a b What is download? (em inglês) Webopedia. Visitado em 9 de fevereiro de 2011.
  2. Lextec - carregar, enviar, fazer upload, fazer o upload Instituto Camões. Visitado em 9 de fevereiro de 2011.
  3. Dicionário - U Escola Net. Visitado em 9 de fevereiro de 2011.
  4. Dicionário básico para a Internet Paraíba Online. Visitado em 9 de fevereiro de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Baixar Vídeos do Youtube

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[[Categoria:!Artigos a expandir desde {{{date}}}]]