Uranius Patera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uranius Patera
Uranius Patera - topography map.png

Topografia de Uranius Patera obtida pelo MOLA.
Tipo vulcão
Coordenadas 26° N, 267° E
Diâmetro 274 km
Altura 3 435 m
Quadrângulo Tharsis
Idade geológica 3.7 bi

Uranius Patera é um vulcão situado no planeta Marte a 26° N e 267° E, no quadrângulo de Tharsis. Com uma largura de 274 quilômetros, ele se eleva a 3435 metros acima do planalto de Tharsis, culminando a 6.5 km de altitude, acima do nível do solo marciano.

Geografia e geologia[editar | editar código-fonte]

Uranius Patera é o maior vulcão do grupo de Uranius, que também compreende a Uranius Tholus e Ceraunius Tholus, situados no prolongamento do alinhamento de vulcões de Tharsis Montes em direção a Tempe Fossae, sendo geológicamente ligado a este conjunto.

Carta topográfica da região de Olympus Mons e da cadeia de Tharsis Montes.

Uranius Patera se formou durante o período Hesperiano,[1] há 3,7 bilhões de anos, tendo cessado todas as suas atividades vulcânicas há 3,5 bilhões de anos; sendo assim ligeiramente mais antigo - mais de cem milhões de anos - que os vulcões de Tharsis Montes, o que faz dos vulcões do planalto de Tharsis portanto mais antigos que os situados a nordeste desta região. Devido à sua antiguidade, esse vulcão se encontra parcialmente enterrado debaixo das camadas de lava que haviam anteriormente formado a superfície do planalto [2] , o que explicaria o fato de sua elevação não atingir mais do que 3.5 km acima do planalto apesar deste se tratar a priori de um vulcão "massivo".

Referências

  1. J. B. Plescia. (2000). "Geology of the Uranius Group Volcanic Constructs: Uranius Patera, Ceraunius Tholus, and Uranius Tholus" (em inglês). Icarus 143 (2): 376-396. DOI:10.1006/icar.1999.6259. Página visitada em 23 de maio de 2010.
  2. M. S. Robinson et H. Garbeil (1994). Volumes and depth of burial of the lesser Tharsis volcanoes (em inglês). Lunar and Planetary Science XXV.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]