Urso-das-cavernas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaUrso-das-cavernas
Reconstituição da aparência do Ursus spelaeus.

Reconstituição da aparência do Ursus spelaeus.
Estado de conservação
Pré-histórica
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Género: Ursus
Espécie: U. spelaeus
Nome binomial
Ursus spelaeus
Rosenmüller, 1794

Urso-das-cavernas - (em Latim: Ursus spelaeus) é uma espécie extinta de urso que viveu na Europa durante o Plistocénico e que desapareceu há cerca de 10.000 anos, no fim da última Idade do Gelo. O nome deriva do facto de muitos dos fósseis deste carnívoro terem sido encontrados em cavernas.

O urso-das-cavernas era bastante semelhante em forma ao urso-pardo moderno, com a diferença principal no tamanho (cerca de 30% maior - com uma estatura que chegava perto dos 4 metros quando em pé e 2,2 metros de cernelha[1] ) e um peso estimado de 1,5 toneladas. A morfologia do crânio é também ligeiramente diferente, tendo o urso-das-cavernas uma testa mais inclinada. Este animal era omnívoro e alimentava-se de pequenos mamíferos, ervas e frutos.

Visto o clima bastante mais frio do Plistocénico, supõe-se que este animal hibernasse muito mais tempo do que os ursos modernos. Esta hipótese justifica a presença frequente do animal em cavernas.

As causas para a extinção do urso-das-cavernas não são conhecidas com exactidão; apenas supõe-se que tenha desaparecido devido a uma redução do seu habitat natural no fim da Idade do Gelo e/ou a mudanças contemporâneas da flora europeia. Não é de se excluir a interferência do Homem, uma vez que as comunidades primitivas partilhavam o mesmo espaço que este urso. Há evidências que algumas tribos idolatravam o urso-das-cavernas por meio de pinturas e esculturas.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Crânio de um urso-das-cavernas.
Esqueleto montado em uma gruta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Carnívoros pré-históricos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.