Urso-das-cavernas
| Urso-das-cavernas | ||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Reconstituição da aparência do Ursus spelaeus.
|
||||||||||||||
|
|
||||||||||||||
| Classificação científica | ||||||||||||||
|
||||||||||||||
|
|
||||||||||||||
| Ursus spelaeus Rosenmüller, 1794 |
Urso-das-cavernas - (em Latim: Ursus spelaeus) é uma espécie extinta de urso que viveu na Europa durante o Plistocénico e que desapareceu há cerca de 10.000 anos, no fim da última Idade do Gelo. O nome deriva do facto de muitos dos fósseis deste carnívoro terem sido encontrados em cavernas.
O urso-das-cavernas era bastante semelhante em forma ao urso-pardo moderno, com a diferença principal no tamanho, cerca de 30% maior com uma estatura que chegava perto dos 4 metros quando em pé e 2,2m de cernelha[1] e um peso estimado de 1,5 toneladas. A morfologia do crânio é também ligeiramente diferente, tendo o urso-das-cavernas uma testa mais inclinada. Este animal era omnívoro e alimentava-se de pequenos mamíferos, ervas e frutos. Dado ao clima bastante mais frio do Plistocénico, supõe-se que este animal hibernasse durante mais tempo que os ursos modernos. Esta hipótese justifica a presença frequente do animal em cavernas.
As causas para a extinção do urso-das-cavernas não são conhecidas com exactidão. Supõe-se que tenha desaparecido devido a uma redução do seu habitat no fim da Idade do Gelo e ou a mudanças contemporâneas da flora europeia. Não é de excluir a interferência do Homem, uma vez que as comunidades primitivas partilhavam o mesmo espaço que este urso. Há evidências que algumas tribos idolatravam o urso-das-cavernas através de pinturas e esculturas.
[editar] Imagens
|
Crânio de um urso-das-cavernas.
|
Esqueleto montado em uma gruta.
|
[editar] Ver também
Referências
- ↑ (em português) Dicionário Michaelis - acessado em 18 de Abril de 2010.