Urso de pelúcia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fotografia de um urso de pelúcia.
Caricatura da caçada de Roosevelt.

O urso de peluche ou urso de pelúcia é um brinquedo que se baseia na miniaturização de um urso confeccionado em tecido, mais propriamente a peluche (pelúcia). É uma das mais populares variantes dos brinquedos de pelúcia.

A origem do nome remonta a uma caçada realizada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt. Ao se deparar com um urso ferido e encurralado, "Teddy" (o apelido do presidente) recusa-se a matá-lo. Os jornais então publicam caricaturas do Teddy's bear, que mais tarde serviriam de inspiração a Morris Michtom , dono de uma loja de doces, para criação deste famoso brinquedo infantil.

Ao lançar sua idéia Michtom colocou sua criação (o ursinho de peluche Teddy) ao lado do desenho que protagonizou os jornais de todo país na época com o ex-presidente Roosevelt se negando a matar a cria de urso, o sucesso foi tão grande que Michtom acabou fechando sua loja de doces e fundou a Toy Company uma das maiores empresas de brinquedo reconhecida mundialmente.

O museu do Urso de Peluche está localizado em Petersfield, Hampshire, na Inglaterra. Foi fundado em 1984.

Teddy Bear também foi uma música cantada por Elvis Presley rei do Rock n' roll.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Urso de pelúcia
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.