Uruoca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Uruoca
"Casa dos urus"
Bandeira de Uruoca
Brasão de Uruoca
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 26 de março
Fundação 26 de março de 1957
Gentílico uruoquense
Prefeito(a) Francisco Kilsem Pessoa Aquino (PSB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Uruoca
Localização de Uruoca no Ceará
Uruoca está localizado em: Brasil
Uruoca
Localização de Uruoca no Brasil
03° 18' 50" S 40° 33' 25" O03° 18' 50" S 40° 33' 25" O
Unidade federativa  Ceará
Mesorregião Noroeste Cearense IBGE/2008 [1]
Microrregião Coreaú IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Norte: Senador Sá, Martinópole e Granja; Sul: Moraújo e Senador Sá; Leste: Senador Sá; Oeste: Granja e Moraújo.
Distância até a capital 300 km
Características geográficas
Área 696,770 km² [2]
População 12 894 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 18,51 hab./km²
Altitude 70 m
Clima Semi-árido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,587 baixo PNUD/2000 [4]
PIB R$ 37 569,073 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 2 759,79 IBGE/2008[5]
Página oficial

Uruoca é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população em 2010 era de 12.894 habitantes.[3]

Toponímia[editar | editar código-fonte]

Uruoca é vocábulo indígena que significa "morada dos urus". Do tupi uru: uru ou capoeira, uma espécie de ave; e oca: casa, habitação dos índios.

História[editar | editar código-fonte]

Começa por volta do ano de 1882, com a ereção da capela dedicada à Nossa Senhora do Livramento, e depois com a construção da ferrovia que ligava Camocim a Sobral, em 1892, ferrovia essa desativada em 1977, estando ainda erguida a antiga estação à margem da CE-362, que foi transformada em um centro artesanal. Era antigamente conhecida como Riachão, porque um riacho cortava a pequena vila. Pertencia ao município de Granja, como distrito. No dia 30 de dezembro de 1943, através do Decreto Lei nº 1.114, foi concedido o nome definitivo de URUOCA, mas foram dados nomes como Valdelândia ou Rochalândia, porque a família mais importante na época do povoado era a Rocha. Foi elevado a categoria de município a 26 de março de 1957, segundo a Lei nº 3.560, sendo instalado no dia 14 de abril do mesmo ano.

Geografia[editar | editar código-fonte]

No município de Uruoca, há muitas serras. A sede do município é cercada por serras, e os moradores dizem que Uruoca é um "buraco". Uruoca está na Depressão Sertaneja, que é uma classificação especial par este tipo de relevo, a uma altura média de 70 metros. A área do município é de 696,77 km².

Vegetação[editar | editar código-fonte]

Como na maior parte do Ceará, a vegetação predominante é a Caatinga, do tipo arbustiva densa. Há outros tipos de vegetação menos abundantes que são: Complexo Vegetativo da Zona Litorânea e Floresta Mista Dicótilo-Palmácia.

Solo[editar | editar código-fonte]

Os tipos de solos encontrados são: Solos Litólicos, Planossolos solódico e Podzólico Vermelho-Amarelo.

Clima[editar | editar código-fonte]

Gráfico climático para Uruoca
J F M A M J J A S O N D
 
 
99
 
32
22
 
 
177
 
31
22
 
 
261
 
30
22
 
 
243
 
30
22
 
 
129
 
30
22
 
 
31
 
31
21
 
 
11
 
31
21
 
 
2
 
32
22
 
 
0.6
 
32
22
 
 
2.1
 
33
22
 
 
6
 
33
22
 
 
23
 
33
22
Temperaturas em °CPrecipitações em mm
Fonte: [1]

Como é comum no Sertão Nodestino, o clima de Uruoca é semi-árido, com temperatura média de 26 °C a 28 °C e um período de chuvas de janeiro a maio, e de seca de junho a dezembro. A pluviosidade anual média é 956,8 mm.

Recursos hídricos e Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Os recursos de Uruoca são: o Rio Coreaú, que passa pelo distrito de Campanário, e o açude Premuoca, que se localiza na sede do município. Este último tem água salobra, e a água consumida em Uruoca vem do rio Coreaú, que é administrada pela CAGECE.

Divisão administrativa e demografia[editar | editar código-fonte]

Uruoca é divida em três distritos: sede, Campanário e Paracuá. Como na maioria dos municípios, a população está mais concentrada na sede; em seguida vem Campanário e Paracuá. A cidade de Uruoca é dividida em seis bairros: Centro, Brasília, Alecrim, Roberto Dourado, Nossa Senhora do Livramento e 26 de Março. Há comunidades expressivas, que juntas com as sedes dos distritos, configuram as oito maiores comunidades em população no município. São elas: Boa Vista, Casinhas, Cantagalo, Pedra Branca dos Caris e Canto das Pedras.

Educação[editar | editar código-fonte]

Uruoca conta com escolas espalhadas pelo seu território, sendo elas de ensinos infantil e fundamental instituições do município. Na sede, temos os centros de ensino infantil Creche Vânia Rocha e a Escola de Ensino Infantil Walter Bezerra de Sá. No ensino fundamental, estão duas escolas: a E. E. F. Murilo Aguiar, a Escola de Tempo Integral Francisco Moreira Rocha (ensino fundamental I) e a E. E. F. Valdemar Rocha (ensino fundamental II). No distrito de Campanário, temos as Escolas de Ensino Fundamental Francisco Marques Vieira, Rodolfo Fernandes Moreira Chaves e Né Conrado, além da Creche Antonia Almeida Batista. No distrito de Paracuá, temos somente a creche Maria Alves Pereira e a única escola de ensino fundamental I e II, a Cel. Domingos Alves Pereira. Há outras espalhadas nas loclidades do município, como a E. E. F. Dona Alcídia Sales, na localidade de Baliza.

No ensino médio temos apenas uma, a E. E. M. Olímpio Sampaio da Silva, sendo uma escola estadual. O contigente de alunos era tão grande vindos dos distritos e localidades do município inteiro, que, em 2007, criaram um anexo dessa escola na Né Conrado, no distrito de Campanário, pois contava somente com 5 salas de aula. Esta última cedeu 3 salas para amenizar a superlotação na sede. Hoje em dia, apenas o distrito de Paracuá e suas localidades entorno, dependem do ensino médio na sede, com transporte cedido pelo município.

Lazer[editar | editar código-fonte]

Açude Premuoca (3 de maio de 2009). Nos finais de semana, parte da população da cidade vem a este ponto para diversão. Aqui ele está sangrando praticamente ao máximo, o que não acontecia há 6 anos.

O lazer no município vem crescendo recentemente. O principal ponto é o açude Premuoca, tanto que foi criado o balneário Premuoca de um lado do açude, e o balneário José Iso Pessoa do outro. Nos finais de semana, principalmente na época chuvosa, quando o açude está sangrando, parte da população vem para um desses pontos para se divertir e ver este espetáculo.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Os esportes no município se destacam principalmente pelos campeonatos realizados pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Campeonatos de futebol são os eventos que mais atraem, pois com a reforma recente do estádio Ivanilton Gomes Batista, o "Batistão", conta com gramado. Os campeonatos de futsal também atraem muitas pessoas para o Ginásio Poliesportivo Aniceto Rocha, onde acontecem com a proxmidade do aniversário do município, dia 26 de março. No distrito de Campanário temos o Ginásio Onias Fernandes Chaves. Em Paracuá, estão sendo concluídas as obras do novo ginásio daquele distrito.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Em Uruoca, a saúde está regular. Na sede temos Unidade Mista de Saúde, que atende o município inteiro. Para não sobrecarregar a UMS, existem dois postos de saúde: Posto de Saúde Aniceto Rocha e o Posto de Saúde II ou Maria Martins Almada.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A cultura em Uruoca é bem diversificada. Na proximidade do aniversário do município, realizam-se vários eventos culturais, dentre eles o Festival da Canção Maestro Bebé, que atraem cantores profissionais e amadores do município e região. No mês de junho, como é costume no Nordeste, acontecem as apresentações de quadrilhas; no mês de julho, especialmente no segundo final de semana, acontece o Festival de Quadrilhas de Uruoca, onde há a apresentação de quadrilhas da Zona Norte do estado. Há também a casa da cultura, para aqueles interessados no que a mesma oferece, como aulas de teatro, de música, dança etc.

Religião[editar | editar código-fonte]

Como na maior parte do Nordeste, a religião predominante é o Catolicismo. Recentemente, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, que engloba o município, exceto Paracuá, que ainda continua figurado na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Martinópole. Os festejos da padroeira, de quem a paróquia recém-formada recebe o nome, acontecem de 5 a 15 de agosto. Há também outras religões em Uruoca, o Protestantismo,como a segunda religião mais praticada no município, e em minoria, o Espiritismo.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 de dezembro de 2010.
  3. a b Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 de dezembro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]