Usuário:Victor Lopes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Victor Lopes
Victor Lopes
Eu no WikiCon Brasil 2022
Informações gerais
Nome Victor de Andrade Lopes
Apelido Victão Lopes
Data de nascimento 20 de fevereiro de 1991 (33 anos)
Local de nascimento São Paulo
País Brasil
Residente Carapicuíba
Profissão Jornalista, professor de inglês e estudante de web design
Interesses Música, jornalismo, cinema, ufologia, televisão, geografia, biografias
Na Wikipédia
Entrada na Wikipédia 24 de julho de 2006
Grupo de usuários Autorrevisor
Nº de Edições +40.000
Artigos criados +800

Olá, desejo boas-vindas à minha página de usuário! Se você deseja se comunicar comigo, acesse minha página de discussão.

Apesar de ser brasileiro, comecei contribuindo para a Wikipédia em inglês, pois lá as regras eram mais claras, eram levadas mais a sério e as pessoas se comunicavam mais civilizadamente. De uns tempos pra cá, contudo, resolvi manter o ideal do conhecimento livre acima de tudo e fazer minha parte por aqui. Hoje, já tenho mais artigos criados e edições realizadas aqui do que lá e o ambiente de trabalho tem melhorado.

Atividades no projeto[editar | editar código-fonte]

Gosto de escrever principalmente sobre música (rock/metal e suas variações, além de outros gêneros) e geografia (cidades, bairros e locais em geral), e também mexo um pouco com videogames, filmes, jornalismo e ufologia. Se quiser saber no que pretendo trabalhar futuramente, confira a seção "Trabalhos em andamento" abaixo ou cheque minha página de testes.

No campo da manutenção, tenho obsessão por categorias, logo, estou sempre dando uma olhada em Especial:Categorias sem categorias, Especial:Páginas sem categorias, Especial:Imagens sem categorias, Especial:Predefinições não categorizadas, Especial:Categorias inexistentes,Categoria:!Páginas sem categoria, Usuário:Danilo.mac/Loops de categorias, Categoria:!Redirecionamentos de categorias não vazios e Especial:Categorias inexistentes.

Não suporto artigos mal formatados, portanto, estou constantemente fazendo reciclagens e wikificações mesmo em verbetes de assuntos que não sejam de meu interesse. Uso frequentemente o AWB para realizar correções repetitivas com mais praticidade. Opero também um robô chamado Boteco para realizar outras operações ainda mais repetitivas com o AWB de maneira mais fácil (clique no nome do robô para ver suas funções e como fazer pedidos).

Por fim, sou um ferrenho combatente do uso da Wikipédia como plataforma de divulgação. Estou constantemente "caçando" propagandas disfarçadas de artigos para reescrevê-las ou eliminá-las. Minha meta para o próximo dia 30 de fevereiro é esvaziar a Categoria:!Artigos escritos em tom publicitário.

Como administrador, analiso solicitações de eliminação em Categoria:!Páginas para eliminação rápida, Categoria:!Páginas para eliminação semirrápida pendentes e Categoria:Itens candidatos à eliminação pendentes; confiro Especial:Ficheiros não utilizados; analiso pedidos em Wikipédia:Pedidos/Restauro, Wikipédia:Pedidos/Proteção e MediaWiki Discussão:Spam-whitelist; e costumo dar uma olhada no registro de contas novas para detectar contas com nomes impróprios e/ou criadas para vandalizar ou divulgar entidades. Também acompanho solicitações relacionadas a guerras de edições e bloqueio de usuários, mas só lido com isso raramente.

Userboxes[editar | editar código-fonte]

Editar

Trabalhos em andamento[editar | editar código-fonte]

  • Criar/recuperar/melhorar artigos sobre álbuns de artistas diversos;
  • Melhorar artigos diversos com base em fontes que estou salvando no meu navegador;
  • Criar os artigos abaixo. Esta lista nasceu há anos; uma fatia considerável não me interessa mais e será desprezada. Quanto ao restante, ainda não chequei se todos conseguem cumprir com nossos critérios de notoriedade ou mesmo se existe alguma fonte independente cobrindo-os de forma não trivial. Cerca de 1/3 deles já existem na Wikipédia em inglês e poderão ser facilmente traduzidos, como eu venho fazendo (quando a versão em inglês é aceitável).

Bandas/artistas solo/outros[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Na "geladeira"[editar | editar código-fonte]

Artigos para os quais não achei fontes suficientes ainda e que aqui permanecerão até terem presença suficiente em referências.

  1. Abel Sequera (músico espanhol que lidera um projeto de metal progressivo. Presença nula em fontes grandes e ínfima em fontes pequenas. Potencial BAIXO)
  2. Aeternam (banda canadense de metal sinfônico com presença rala em fontes médias e pequenas. Potencial MÉDIO)
  3. Apnea (band) (supergrupo underground brasileiro que só aparece em fontes pequenas ou locais. Potencial MÉDIO)
  4. Atomic Symphony (banda suíça de metal progressivo que praticamente só aparece em fontes triviais. Potencial BAIXO)
  5. Aerodyne (aparece em algumas fontes pequenas. Potencial MÉDIO)
  6. Antoine's Legacy (banda recente de um álbum só, citada em fontes pequenas. Potencial MÉDIO)
  7. Arch/Matheos (união de dois músicos notórios; não deu pra traduzir porque a versão EN está mal referenciada. Potencial ALTO)
  8. Black Bell Tone (aparecem em várias fontes pequenas e médias, inclusive uma grande (R7), mas pela minha experiência em PE's, acabaria eliminado mesmo assim. Potencial ALTO)
  9. Chaosbay (banda recém-surgida de metal progressivo que ainda aparece apenas em um punhado de fontes pequenas. Potencial MÉDIO.)
  10. Carbonica (aparecem em várias fontes pequenas e médias, sendo mencionados em algumas fontes grandes. Potencial MÉDIO)
  11. Catchlight (cobertura jornalística quase nula, só constam em plataformas de streaming, bancos de dados e afins. Potencial BAIXO)
  12. Cell15 (aparecem apenas em fontes bem diminutas, além de plataformas de streaming, bancos de dados e afins. Potencial BAIXO)
  13. Cosmosquad (embora envolva três músicos notórios (Barry Sparks, Jeff Kollman e Shane Gaalaas), a cobertura ainda é bem tímida. Tem umas notícias em um ou outro site, mas nada muito aprofundado. Potential ALTO)
  14. The Cyberyam (banda recente de um álbum só, citada em fontes pequenas. Potencial MÉDIO)
  15. Darkwater (existe em EN e DE, mas a primeira versão está muito mal referenciada, e a outra tem fontes que eu consideraria fracas, porém promissoras. Potencial MÉDIO)
  16. Eden Seed (esta banda brasileira ganhou boa atenção da imprensa local por ter uma guitarrista muçulmana que se apresentava de burca; como a atenção da imprensa meio que morreu aí, entendo que há muito foco numa característica da banda e não na banda em si, o que seria necessário para um artigo. Potencial BAIXO)
  17. Ekseption (grupo razoavelmente notório de rock progressivo dos anos 60/70/80, mas cuja cobertura em fontes mais "óbvias" é pífia ou apenas trivial. Uma pesquisa mais aprofundada e paciente com certeza retornará resultados satisfatórios. Potencial ALTO)
  18. Eliphas Levi (banda) (banda de visual kei bem obscura e constante apenas em fontes triviais. Potencial BAIXO)
  19. Esquire & Jolyon Petch (dois DJs aleatórios. Potential BAIXO)
  20. Etherius (banda recém-surgida de metal progressivo que aparece num número razoável de fontes, mas eu esperaria a cobertura aumentar antes de criar o artigo. Potencial ALTO.)
  21. Eternity's End (metal opera com vários nomes notórios, mas o projeto em si não gerou muita atenção. Potencial MÉDIO)
  22. Eu Acuso! (banda brasileira extinta de rock que só tem cobertura em fontes majoritariamente bem obscuras. Potencial BAIXO)
  23. Even Rude (banda cujo único feito "notório", aparentemente, foi ter figurado na trilha sonora de THPS1 com "Vilified". Potencial BAIXO)
  24. Fab Nesstar (cantor cujo único feito "notório", aparentemente, foi ter interpretado uma música da trilha sonora de uma novela brasileira. Potencial BAIXO)
  25. Fabulous Bandits (banda brasileira de country rock estilo faroeste que gerou alguma atenção da mídia, mas que aparentemente está inativa desde os início dos anos 2010. Potencial MÉDIO)
  26. Farzad Golpayegani (guitarrista iraniano de metal progressivo majoritariamente instrumental. Apesar do estilo ser proibido em sua terra natal, ele não gerou muita atenção da mídia como eu esperava. Potencial BAIXO)
  27. Fate's Pride (banda venezuelana progressiva que quase não consta em fonte nenhuma. Potencial BAIXO)
  28. Feuerschwanz (Banda alemã de folk rock/metal já com bastante experiência. São contratados da Napalm Records, fiquei surpreso que quase não aparecem em muitas fontes. Se soubesse mais alemão do que o básico eu até arriscaria fuçar as fontes nesta língua. Artigo já existe em DE e IT.)
  29. Fogalord (banda nova de power metal com apenas resultados triviais nas buscas. Talvez ganhe popularidade conforme o tempo passe. Potencial MÉDIO)
  30. ForsiK (banda brasileira que lançou um EP e aparentemente está inativa. Potencial BAIXO)
  31. 4th Dimension (band) (pequeno grupo italiano de power metal que não recebeu ainda muita atenção da mídia. Potencial baixo)
  32. Franck Carducci (Músico francês de rock progressivo. O disco mais recente dele, The Answer, repercutiu bastante na comunidade de rock progressivo, mas ainda não sinto muita segurança em criar um artigo sobre ele. Um verbete sobre o disco talvez seja até mais viável, por enquanto. Potencial MÉDIO)
  33. Gaia Epicus (banda norueguesa de power metal que já tem bons anos de estrada, mas ainda carece de cobertura mais aprofundada na mídia internacional. Talvez fontes norueguesas poderiam ajudar, mas eu não falo o idioma, então... potencial BAIXO)
  34. Genius (banda) (embora tenha rendido três álbuns com a participação de vários músicos notórios do metal e tenha sido lançado antes das metal operas virarem moda, este projeto surpreendentemente não recebeu muita atenção de fontes. Potencial BAIXO)
  35. Gianni Costa (DJ brasileiro sem presença relevante em fontes de relevo enciclopédico. Potencial BAIXO)
  36. Gloom (banda brasileira de ska punk com alguma presença em fontes pequenas e médias. Não vou arriscar por enquanto. Potencial MÉDIO)
  37. Grandfúria (banda brasileira de folk rock alternativo com alguma presença em fontes pequenas e médias. Não vou arriscar por enquanto. Potencial MÉDIO)
  38. Grupo Terramérica (banda brasileira de música latina, na mesma linha de Tarancón. Somente coberturas triviais. Potencial BAIXO)
  39. Guts (banda) (músico francês que parece ter recebido alguma cobertura local, mas como eu não compreendo o idioma, não me arriscarei. Potencial MÉDIO)
  40. Helia (banda italiana que lançou um disco em 2014 e depois "sumiu". Potencial BAIXO)
  41. Hemina (banda) (banda australiana com um bom número de fontes, mas acho que ainda não é a hora. Potencial ALTO)
  42. Heretic (banda) (banda brasileira de metal oriental. Aparece em algumas fontes isoladas, mas ainda não em número suficiente. Potencial MÉDIO)
  43. Ivory Tower (banda) (banda alemã de metal progressivo que está na ativa há mais de 20 anos mas não ganhou tanta atenção das fontes. Potencial MÉDIO)
  44. Kælling (banda portuguesa de metal progressivo que ainda não apareceu em fontes suficientes para um artigo. Potencial MÉDIO)
  45. Karnya (banda italiana que lançou um disco em 2013 e há anos não se comunica nas suas redes sociais, talvez esteja suspensa. Potencial BAIXO)
  46. Katie Kadan (terceiro lugar num The Voice (EUA), mas pouco coberta por fontes. Talvez daria para arriscar um artigo já, mas eu esperaria. Potencial ALTO).
  47. Kattah (banda brasileira de metal oriental que só aparece em fontes um tanto diminutas. Potencial MÉDIO)
  48. The Kordz (banda libanesa de metal/rock oriental com presença razoável em algumas fontes, mas eu ainda estou inseguro quanto às suas chances. Potencial ALTO)
  49. Laura Petit (artigo já criado uma vez, mas eliminado em PE por pessoas que acham que constar em dezenas de fontes não cumpre com o critério de notoriedade (????); será recriado quando ainda mais fontes forem coletadas. Potencial CLARO E CRISTALINO)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Artigos bons[editar | editar código-fonte]

Artigos que foram eleitos "bons" após contribuições minhas.

Nheengatu (álbum)

modeHuman

John Barrowman

Endless Forms Most Beautiful

A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana

Medalhas[editar | editar código-fonte]

Medalha ao contribuinte incansável
Wow você fez muitas edições, então merece esta medalha, continue assim contribuinte incansável !!!!??

Até mais... LukeVogels (discussão) 01h34min de 10 de abril de 2012 (UTC)

A medalha original
Por seu trabalho em Nheengatu (álbum) e por ter criado o artigo John Barrowman. (menos um artigo do universo de Doctor Who pra azular, rs) Abraços! LuizM 22h28min de 17 de março de 2015 (UTC)
A medalha original
Pela sua resposta em Fale com a Wikipédia. Gato Preto (discussão) 20h13min de 15 de fevereiro de 2016 (UTC)
Medalha da civilidade
Pela tua paciência e diplomacia em responder as inúmeras questões em Wikipédia:Contato/Fale com a Wikipédia. Abraços DARIO SEVERI (discussão) 05h14min de 23 de julho de 2016 (UTC)
Medalha ao contribuinte incansável
"Contato/Fale com a Wikipédia"

Meu Deus! Você tem muita paciência Dr. LooFale comigo 19h23min de 10 de agosto de 2016 (UTC)

A medalha do administrador
Olá Victor Lopes, boa noite, meu nome é Guilherme Lobo de Oliveira, sou o usuário Guilhermelobooliveira20, muito obrigado pela ajuda, eu sou um novo usuário aqui na parte de Edição de artigos e acabei tendo a minha Página excluída por um usuário argumentando que não tinha notoriedade, mas segundo a guia de Educação Organizações de Ensino Técnico são automaticamente caracterizadas como Notórias e para ajudar eu editei tudo errado porque eu criei a conta no Domingo, então para mim é tudo novidade, pois eu somente consultava os artigos e não colocava a mão na massa. Então estou mandando essa mensagem de apreço a você administrador que tomou decisão que é particularmente difícil, pois a Comunidade recebe milhões de Artigos por dia e imagino que seja difícil para os administradores conseguir separar o moio do trigo. Guilherme Lobo de Oliveira 23h05min de 23 de fevereiro de 2017 (UTC)
A medalha do administrador
Fiquei muito bem impressionado e grato por se ter dado ao trabalho de corrigir "interwiki; ajuste(s), typos fixed: referencia" no artigo que escrevi sobre Kenneth N. Kuttner. Alguns criticam e deixam ao autor menos experiente na WP a incumbência de descobrir o que não está bem e emendar. Você pegou no artigo e emendou logo, o que serviu para melhorar a apresentação das referências do artigo e para me ensinar como isso se faz. Eu sabia que não estava bem aquela repetição da mesma fonte mas não sabia como fazer.

Quando assim é dá gosto ver a ação de um administrador. Cumprimentos

João Carapeto (discussão) 23h10min de 5 de maio de 2017 (UTC)
A medalha da diplomacia
Parabéns por ser tão ativo nas áreas de contato com os leitores como o WP:IUE, WP:P/R, WP:NOV e WP:FALE! Precisamos de mais editores como você nessas áreas! Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 19h44min de 10 de junho de 2017 (UTC)
A medalha original
Te felicito pelas contribuições ao artigo "Francisco, el Hombre"! Roger Otoni (discussão) 16h16min de 13 de agosto de 2017 (UTC)
Medalha da civilidade
Agradeço pelo direcionamento na melhoria da página que estamos trabalhando. Wagner3m (discussão) 19h59min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)
Medalha ao contribuinte incansável
Em reconhecimento as suas sempre pertinentes contribuições no WP:FALE. O "atendimento ao público" pode ser cansativo e desgastante, além de, não raro, requerer muita paciência. Um trabalho de poucas comendas, porém importante. Grande abraço e boas edições! Caio! (discussão) 17h32min de 13 de fevereiro de 2019 (UTC)
Medalha do defensor da wiki
Li suas páginas pessoais e gostei muito de seus pontos de vista sobre a importância da Wiki para o acesso universalizado ao conhecimento humano coletivamente produzido no Planeta. Aprecio a elegância com que lida com os usuários e com aqueles que ocupam funções administrativas na ptWiki e na enWiki. Abração. Protasiovargas (discussão) 15h36min de 1 de julho de 2020 (UTC)
Medalha pelo trabalho em equipe
Obrigado por corrigir a formatação das fontes que inclui nas criticas do artigo do album "A Melhor Banda...", acabei me atrapalhando. Também tenho um projeto de expandir e melhorar vários artigos musicais da wiki lusófona, que é bem aquém da americana nesse campo. Você é um dos usuários que também esta nessa luta e admiro seu trabalho. Julio KND (discussão) 21h32min de 5 de julho de 2020 (UTC)
A medalha do bom humor
Victor Lopes, boa noite. Você merece esta medalha por ter respondido pacientemente, e humoradamente as mensagens de inumeráveis wikipedistas! Continue assim! Bill maxen (discussão) 01h31min de 29 de agosto de 2020 (UTC)

Ensaios[editar | editar código-fonte]

Alguns ensaios que criei: