Usina Hidrelétrica de Salto Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Agosto de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Usina Hidrelétrica de Salto Grande está localizada no Rio Paranapanema entre os municípios de Salto Grande/SP e Cambará/PR. A construção da usina foi concluída no ano de 1958, possui 4 turbinas tipo Kaplan e opera com potência máxima de 74 MW, a partir de um desnível de 15,3 m. A área do reservatório é de 12 km²[1] [2] .

A usina possui um programa ambiental: Estação de Hidrobiologia e Aqüicultura. A usina é administrada pela Duke Energy. A usina é a mais antiga hidrelétrica em operação no rio Paranapanema, contudo possui um valor histórico imenso. A construção da usina e operação contribuiu para o desenvolvimento da região, atraindo indústrias e fomentando o transporte ferroviário. A usina também é reconhecida por ter participado do início da nacionalização da tecnologia hidrelétrica no Brasil.

Seu nível máximo operacional é de 384,67 m acima do nível do mar, seu nível mínimo operacional é de 381,17 m acima do nível do mar[3] .

É considerada uma usina hidrelétrica a fio d'água[2] .

Referências

  1. Usinas, acesso em 11 de julho de 2014.
  2. a b SILVA FILHO, Donato. Dimensionamento de Usinas Elétricas Através de Técnicas de Otimização Evolutiva. Tese de doutorado em engenharia elétrica na Universidade de São Paulo (Campus de São Carlos). Dezembro de 2003.
  3. Salto Grande, acesso em 11 de julho de 2014.