Usina Hidrelétrica de Rosana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Usina Hidrelétrica de Rosana
Localização
Localização Rio Paranapanema, São Paulo, Brasil Editar isso no Wikidata
Coordenadas 22°36'7"S, 52°52'20"W
Mapa
Dados gerais
Data de inauguração 1980
Tipo usina hidrelétrica
Capacidade de geração 354 megawatt

A Usina Hidrelétrica de Rosana está localizada no rio brasileiro Paranapanema, entre os municípios de Rosana, no estado de São Paulo e Diamante do Norte, no estado do Paraná e no ponto mais próximo da foz do rio (15 Km), quando as águas do Paranapanema juntam-se àquelas vindas do rio Paraná. A usina é administrada pela empresa estrangeira Duke Energy, fazendo parte da "Geração Paranapanema".

Características[editar | editar código-fonte]

Seu nível máximo operacional é de 258 m acima do nível do mar, enquanto que seu nível mínimo operacional é de 256 m acima do nível do mar, alagando uma área de até 220 Km[1] e gerando energia por meio de quatro turbinas do tipo Kaplan, que a partir de um desnível de 17 m geram até 372 MW.

É considerada uma usina hidrelétrica a fio d'água[2].

Rosana é a última usina do Paranapanema, encontrando-se no ponto mais próximo da foz do rio, quando suas águas juntam-se àquelas vindas do rio Paraná. Sua construção começou em julho de 1980, e mesmo com as dificuldades econômicas que afetaram as obras das hidrelétricas à época em construção, Rosana prosseguiu em ritmo normal. Em 1987, o primeiro grupo gerador entrou em operação, ampliando a capacidade do sistema em 80 MW. Os demais grupos foram instalados anos depois, em 1994 e 1996, quando as obras de implantação da usina foram concluídas e a potência total chegou a 372 MW, em seus quatro grupos geradores.

Dados técnicos[editar | editar código-fonte]

  • Localização – entre Rosana (SP) e Diamante do Norte (PR)
  • Conclusão – 1987
  • Turbinas – 4 tipo Kaplan
  • Potência – 354 MW
  • Área do reservatório – 220 km²

Referências

  1. Rosana Arquivado em 28 de maio de 2014, no Wayback Machine., acesso em 11 de julho de 2014.
  2. SILVA FILHO, Donato. Dimensionamento de Usinas Elétricas Através de Técnicas de Otimização Evolutiva. Tese de doutorado em engenharia elétrica na Universidade de São Paulo (Campus de São Carlos). Dezembro de 2003.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.