Usina Termelétrica de Battersea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Usina Termo-eléctrica de Battersea, vista da margem norte do Tamisa em maio de 2004

A Usina Termelétrica de Battersea é uma usina de energia eléctrica desactivada que usava carvão como sua principal matéria prima. Ela está localizada na margem sul do Rio Tamisa, em Battersea, distrito central do sudoeste de Londres. Ele é formada por duas usinas de energia individuais, construídas em duas alturas diferentes na forma de um prédio único. A Usina Termo-eléctrica de Bettersea A foi construída na década de 1930, e a Usina Termo-eléctrica de Battersea B ao oeste na década de 1950. As duas usinas foram construídas com desenho idêntico, criando a disposição conhecida com as quatro chaminés. A usina parou de gerar energia em 1983, porém nos últimos 50 anos virou uma das atrações turísticas mais famosas de Londres.[1] [2] A fama da usina se deve muito às suas aparições na cultura popular, o que inclui uma filmagem para o filme Help!, da banda The Beatles, para o videoclip da canção "Another Thing Comin'", da banda Judas Priest, e a capa do álbum Animals, da banda Pink Floyd. Além disso, uma fotografia da sala de controle da usina foi usada como capa do álbum Quark, Strangeness and Charm, da banda Hawkwind.

Desde o encerramento da usina o local permaneceu sem uso, com vários planos de re-desenvolvimento sendo criados sem sucesso por vários donos. O local é actualmente uma propriedade da companhia de administradores irlandeses Real Estate Oportunities (REO), que o comprou em novembro de 2006 por £ 400 milhões.[3] Em novembro de 2010, a REO recebeu permissão para reformar a usina para uso público e construir 3.400 casas no local.[4] Porém, essa plano não foi levado adiante porque as dívidas da REO foram cobradas por seus credores, bancos do Reino Unido e Irlanda.

Referências

  1. Olcayto, Rory (5 de outubro de 2007). Battersea Power Station upgraded to grade II* BD. Visitado em 1 de junho de 2012.
  2. BATTERSEA POWER STATION English Heritage. Visitado em 1 de junho de 2012.
  3. Iconic landmark is sold for £400m BBC (30 de novembro de 2006). Visitado em 3 de junho de 2012.
  4. Hatcher, David (12 de novembro de 2010). REO's Battersea Power Station granted consent by Wandsworth PropertyWeek.com. Visitado em 3 de junho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.