Usuário(a):Gabrielquaranta/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Walked (em português brasileiro; Passada) é um esporte coletivo de intenso contato físico, que surgiu de uma variação do Rugby e do Futebol Americano (em inglês americano: Football) e que recompensa a velocidade, agilidade e capacidade tática dos jogadores que se tocam, bloqueiam e perseguem uns aos outros tentando fazer com que a bola passe pelo Point Line (Linha de Pontos) do território inimigo.


Walked
Federação desportiva mais alta International Walked League - of J.U.B
Jogado pela primeira vez 2015
Características
Membros de equipe 8 em cada time
Equipamento Bola de walked
Duração 60 min. divididos em 4 períodos de 15 min.
Local Campo em Grama
Presença
País ou região Brasil


História[editar | editar código-fonte]

Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma partida de Pickle (em português brasileiro: Pique Bandeira ou Capture a Bandeira), na qual um dos jogadores havia inventado uma versão mais elaborada da atividade e teria inserido uma bola no jogo, em 2015. Contudo, sabe-se que o esporte foi elaborado por dois estudantes universitários que queriam jogar um desporto diferente dos convencionais. Eram eles Gabriel Quaranta (conhecido na época como Prins) e Gabriel Coimbra, este chamado pelo sobrenome (Coimbra).

Com o passar do tempo foram introduzidas regras e características tanto do Rugby quanto do Futebol Americano, como por exemplo o campo, a formação tática e algumas regras de cobrança de faltas. Incorporando a essa variação de esportes uma característica própria e um modo de jogar único no mundo.

Em 21 de Abril de 2015, G. Coimbra introduziu a regra de Sides onde os jogadores poderiam sair do campo e cobrar um lance, cada time só poderia cobrar três sides consecutivos e ao final dos três sides, a próxima saída de bola seria de posse do time inimigo. Em 25 de Abril de 2015, foi introduzido o sistema de Pickle-On o que lembra muito a regra de Pickle, onde um jogador quando recebe o "Touch" por outro jogador do time adversário deve entregar a bola para o jogador inimigo que o tocou. Em Abril do mesmo ano reduziu-se o número de jogadores, a pedido de Prins, para oito jogadores na equipe principal e quatro (número mínimo; oito número máximo) no banco de reserva.

Na década de 2015, formações ofensivas tornaram o jogo mais dinâmico e mais bruto. Apesar de terem sido implantadas restrições à "Touchs" e outras precauções, como as "Failed-Catch" (Interceptações Falhas).

Em 29 de Abril de 2015 foram introduzidas as formações táticas e a divisão de campo por G. Quaranta (Prins), onde passaram a existir as posições de: Back-Side, Half-Corner, Blocker, Quart-Side, Header e Wing. Facilitando táticas tanto ofensivas quanto defensivas. E repaginando o jogo como uma alusão a táticas de guerras, assim como no Football.

Posicionamento de Campo no Walked


O primeiro Amistoso ocorreu em 30 de Abril de 2015, entre as primeiras equipes formadas: Os Red Lions e os Black Wolves. O Amistoso terminou em empate por 3 x 3 no placar geral, dois Low-Out (Baixas) de jogadores do time dos Red Lions. O que fez crescer cada vez mais a rivalidade entre as duas equipes.

O Jogo[editar | editar código-fonte]

O walked é disputado por duas equipes de oito jogadores, numa partida de quatro partes de quinze minutos contínuos para cada. O relógio só para quando algum jogador necessita de cuidados médicos ou há pedido de break.

O objetivo é chegar na Point Line do time adversário com a bola em mãos.

As Regras[editar | editar código-fonte]

1.0 - Oito integrantes por time, todos devidamente uniformizados e equipados.

1.1 - Mínimo de integrantes no banco de substituições, quatro integrantes . Máximo dos mesmo oito.

2.1 - Cada tempo de jogo deve ter quinze minutos.

2.2 - São quatro tempos de jogo. Chamados de "Four-Time". Divididos em: Primeiro "Four-Time"; Segundo "Four-Time"; Terceiro "Four-Time"; Quarto "Four-Time".

2.3 - Permitido um pedido de Break(Tempo) em cada período de jogo. O capitão de cada equipe deve sinalizar ao juiz da partida a pedida do mesmo. O valor do break é de dois minutos. Passado estes o time infrator receberá uma advertência. O cronômetro de jogo será parado no período do break, e o cronômetro de break começa a contar dois minutos.

2.4 - Tempo de Gap(Intervalo) da partida será de dez minutos e se dará entre o segundo e terceiro período.

3.1 - As advertências por Green Card(Cartão Verde) devem ocorrer por motivos disciplinares ou infração de alguma regra. No acumulo de duas advertências o time punido perderá um ponto, devendo o juiz ser a autoridade máxima em campo.

3.2 - Advertências disciplinares : Desrespeito a autoridade do arbitro ; agressões fisicas e verbais.

3.3 - As advertências por Yellow Card(Cartão Amarelo) ocorrem por meio de Foul(Faltas), dois Yellow Card ao mesmo jogador decorrem de Red Card(Cartão Vermelho), o que significaria a expulsão de campo, dois Red Cards por partidas seguidas decorrem de um Ghost(Penalidade de Banco), o que significa que o jogador que tomar duas expulsões por jogos seguidos, ficará no banco no próximo jogo, impedido de jogar a partida.

4.0 - A definição da primeira posse de bola será por bola ao alto. O primeiro time a possui-la terá a posse. O inicio de posse é invertido a cada periodo.

4.1 - O time que passar com a bola pela Point Line(Linha de Pontos) da área adversária marcará um ponto.

4.2 - O receptor da bola, quando no ar, não poderá receber o touch, caracterizando falta caso ocorra o toque pelo jogador do time adversário.

4.3 - De posse da bola, o jogador quando tocado deverá realizar o Dropped da bola no momento do Touch.

4.4 - Dropped é quando o jogador é tocado, ou seja, recebe um Touch do jogador do time adversário e é obrigado por regra e largar a bola no local onde foi tocado.

4.5 - Somente será ponto quando o jogador cruzar a linha da área adversária com a bola em mãos.

4.5 - O jogador que deixar a bola cair no chão após realizar uma recepção de bola perderá a posse da bola. Contando como Failed-Catch(Interceptação Falha).

4.6 - Failed-Catch(Interceptação Falha) é toda aquela cujo o jogador não consegue manter a bola em posse após um passe, a deixando cair.

4.7 - Sair pelo Side(Linha Lateral) com a bola em posse manterá a mesma com quem saiu por duas vezes consecutivas.

4.8 - O Side só é permitido duas vezes durante a posse da bola.

5.0 - A cobrança do Side tem seis segundos para ocorrer, gerando reversão de posse caso estoure o tempo.

Posições[editar | editar código-fonte]

Posições no Walked[editar | editar código-fonte]

1 - Header; (Atacante Principal) 2 - Wing; (Asa) 3 - Quart-Side Left ou Quart-Side L (Lateral-Esquerdo) 4 - Quart-Side Right ou Quart-Side R (Lateral-Direito) 5 - Half-Corner Left ou Half-Corner L (Meia-Ponta Esquerdo) 6 - Half-Corner Right ou Half-Corner R (Meia-Ponta Direito) 7 - Back-Side (Meio-Centro) 8 - Blocker (Bloqueio)

Como vemos nos Posicionamentos de Campo, o Wing (ou Asa) é o único que após o primeiro passe de bola fica na linha de posicionamento do campo inimigo, para ser um Wing (Asa) é necessário ter velocidade e reflexo rápido, muitas vezes os Headers e os Wings se alternam em campo variando da posição do time se em ataque ou defesa.

Os Quart-Siders defendem o primeiro quarto do campo, se movimentam nas laterais e muitas vezes tomam a frente no avanço ao campo oposto, possuem estratégia e dominam a bola a maior parte do jogo.

Half-Corners são os senhores dos cantos, são eles os responsáveis pela maior tomada de bola no jogo, possuem raciocínio rápido e boa marcação, geralmente revertem avanços em posse de bola.

Blocker, ele é a defesa do time, é ele que marca e fica na linha defensiva, também chamada de Shield Line.

O Back-Side é o senhor da Point Line, passar por ele é quase uma impossibilidade, ele é agil e tem uma boa ofensiva geralmente ele define os pontos que são feitos pelas linhas inimigas.

Pontuação em torneios[editar | editar código-fonte]

O sistema de pontuação de torneios geralmente usa o seguinte esquema:

  • Vitória - 4 pontos
  • Empate - 2 pontos
  • Derrota - 0 pontos

Arbitragem[editar | editar código-fonte]

No walked, existe um Judge e três ou quatro Referee (Bandeirinhas de Lateral). O principal árbitro apita e conduz o jogo em campo e outros três ou quatro são os laterais como no futebol. Em competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o arbitro de vídeo, que assiste a partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os quatro ou cinco árbitros têm dúvida ou não chegam a um consenso. Serve também para advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a partida.

Algo interessante no rwalked é que os jogadores não podem discutir e jamais insultar os árbitros.(É necessario que todos os jogadores respeitem esta regra fundamental) Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro para pedir tempo ou revogar e mediar uma punição.

Existem quatro tipos de cartões:[editar | editar código-fonte]

  • Yellow Card - Foul (Falta).
  • Red Card - Expulsão permanente de um jogador do jogo.
  • Green Card - Advertência por Insulto ou Agressão ao Judge (Árbitro Principal) ou aos Referees (Árbitros Laterais)
  • Blue Card - Consequência de dois Green Cards no time. Perda de 1 Ponto para o time.

Filosofia do Walked[editar | editar código-fonte]

O walked, apesar de ser um esporte de contato, também carrega muitos ensinamentos de valores e respeito entre os companheiros, os adversários, a arbitragem e aos torcedores. Costuma-se dizer que o walked possui 5 valores: a integridade, o respeito, a solidariedade, a paixão e a disciplina.

Costuma-se dizer que "O walked é um esporte de brutos jogado por cavalheiros". No walked, ações de desrespeito à arbitragem, ao time adversário ou a torcida são punidas severamente. No final do jogo, a equipe vencedora costuma fazer um corredor para receber a perdedora em sinal de respeito. Também, costuma-se ver jogadores aplaudindo adversários após uma boa jogada. Os jogadores devem ter humildade suficiente para acharem que sempre podem melhorar se esforçando mais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]