Usuário(a):JohnR/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilustração alusiva à Proclamação da República Portuguesa a 5 de outubro de 1910.

A Implantação da República Portuguesa foi o resultado da Revolução do 5 de Outubro de 1910, um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português. A revolução destronou D. Manuel II, pondo termo à monarquia constitucional que governava Portugal desde 1820 e implantando a Primeira República. Após a revolução e até à aprovação da Constituição de 1911, as decisões de Estado foram tomadas por um governo provisório chefiado por Teófilo Braga.

A revolução começou a 3 de Outubro, precipitada pelo assassinato de Miguel Bombarda por um dos seus pacientes - umas horas antes - e pela notícia que os navios fundeados na barra do Tejo zarpavam a 4 de Outubro. A 5 de Outubro, após a relutância do exército em combater os cerca de 2 000 soldados e marinheiros revoltosos entre 3 e 4 de Outubro, a República foi proclamada às 9 horas da manhã da varanda da câmara municipal de Lisboa.

Com a implantação da república seguiram-se uma série de reformas. Os símbolos nacionais foram substituídos, tais como o hino nacional e a bandeira.


Guerra Civil, Regicídio, Congresso de Setúbal, reformas, 4 de Outubro (rotunda), referendo, simbolos -> corpo à noção, eleições.