Usuário(a):Pedro M. Lucas/Logística interna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução[editar | editar código-fonte]

A logística é um conceito muito amplo, que actualmente, e em poucas palavras pode ser traduzido pelo fluxo, movimentação ou deslocação de pessoas, materiais e objectos, ou seja, qualquer fluxo físico e/ou informacional (Carvalho, 2002, p. 31).. Podemos dividir o conceito de logística em sub-áreas, das quais saliento a logística externa, a logística interna, a logística integrada e a logística inversa ou reversa,com base na contabilidade gerencial.

Logística interna[editar | editar código-fonte]

A logística interna é a sub-área da logística que engloba todas os fluxos e movimentações físicas e operações de apoio (etiquetagem, "picking", etc.), que são realizadas dentro do armazém, da nave fabril ou entreposto. Existem diversas operações logísticas executadas em um armazém ou fábrica tais como: recepção de material (matéria-prima, embalagens, etc.), armazenagem, "picking", expedição de produto acabado, abastecimento de linhas de produção, recolha de produto acabado, paletização, etiquetagem, etc.

Cada vez mais, nos dias de hoje, as empresas procuram a melhoria e, se possível, a optimização dos processos logísticos internos, de modo, a eliminar todas as tarefas que não acrecentam valor acrecentado ao produto.

A grande competividade e a constante procura de reduzir custos operacionais, tem levado á procura da melhoria contínua, sendo os processos e operações logísticas postas "em causa", a toda a hora, sempre com o objectivo de reduzir custos e tempo nos processos logísticos inerentes á produção, armazenagem e expedição de produtos.

A logística interna também desempenha um papel fundamental nas indústrias actuais, que cada vez mais, produzem os seus produtos utilizando o sistema JIT ("Just in time") (Roldão, 2002, p. 214-215)., o qual, para funcionar com êxito, depende em grande parte da logística interna.

Conclusão[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]