Usuário(a):Univesp SSZ - ST - G3/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

PATRIMÔNIO CULTURAL DE PESCA DA BAIXADA SANTISTA[editar | editar código-fonte]

Histórico do Museu de Pesca[editar | editar código-fonte]

O Museu de Pesca é considerado patrimônio da cidade de Santos, pois a riqueza e a diversidade de sua história o tornam parte importante da cultura da população da Baixada Santista. A função atual do Museu é a exposição de animais marinhos taxidermizados, esqueletos, conchas, coleção de areias, porém suas atividades não se restringem apenas ao entretenimento.

Além do que foi citado acima, são desempenhadas outras atividades como divulgação técnico-científica de pesca, de biologia, de ecologia e aquicultura, também há um processo de disseminação de ideias de incentivo a preservação ecológica, através da sustentabilidade para as escolas, turistas e para população.

De fato o Museu possui um significado muito mais amplo para a cidade, que pode ser analisado através de seu passado. No século XVIII, devido à localização privilegiada do terreno era sede de uma fortificação conhecida por "Forte Augusto", o local era ponto estratégico e proporcionava ampla visão para observação das entradas de embarcações.

No entanto, tornou-se uma Escola de Aprendizes de Marinheiros em 1909, transformando-se em 1932 em Escola de Pesca e, mais tarde, foi denominado Instituto de Pesca Marítima. No final do segundo semestre de 1950 passou a ser conhecido como Museu de Pesca. Mediante todo histórico e todas as transformações sofridas é essencial manter viva as origens do Patrimônio Histórico, pois é através desse passado que a população tem percepção do quanto é importante esse edifício para sua cidade.

Um dos marcos mais importantes do Museu ocorreu em 1942 quando uma das maiores atrações foi anexada ao acervo, um esqueleto de uma Baleia Fin (Balaenoptera physalus), foi necessário uma transformação no ambiente até porque o animal tem um peso de 7 toneladas e possui 23 metros de comprimento, foi a partir deste fato que houve a renovação das coleções de conchas, corais, aves marinhas, peixes, dentre outras.

Só a partir da década de 40 que se tornou conhecido extraoficialmente como Museu de Pesca. É essencial entender o que essa mudança significou, pois não foi simplesmente a troca de uma palavra, mas sim a amplitude que essa ação expressou, pois o Museu busca pela preservação da memória e história, que só se torna possível através dos relatos do passado ou, no caso de um Museu, podem ser resgatados através de suas peças, documentos, textos e de seus estudiosos. Essas lembranças são os registros do passado com o futuro, é a cultura da sociedade.

Fonte: Museu de Pesca de Santos[1]

No caso do Museu além de todo conhecimento que pode ser adquirido através da visitação e de suas peças, a sua sede é um tesouro da Baixada Santista, que possui estilo eclético, devido a influência de diversidades arquiteturais referente à década de 1908.

Entrada do Museu

Para visitação no museu é pago um valor simbólico. Os turistas e visitantes em geral terão acesso às diversas atrações, além dos ambientes lúdicos que são interessantes para as crianças, existem salas que simulam a atmosfera de um navio e outros em que é possível se imaginar no fundo do mar tornando o Museu uma fonte de entretenimento e diversão para toda a família.

Atrações Turísticas do Museu de Pesca de Santos[editar | editar código-fonte]

No Museu de Pesca de Santos existe uma grande exposição de animais marinhos que passaram pelo processo de taxidermia para que assim fossem conservadas ao máximo suas características naturais.

O processo de taxidermia consiste na manutenção do animal para que ele tenha condições adequadas para sua exibição, este processo é utilizado em casos de coleções científicas.

O Museu de Pesca é um espaço de entretenimento e através de suas diversas atrações, como Tubarões, Aves, Mamíferos Marinhos, Tartarugas e Espaços Lúdicos, ampliam o conhecimento do universo marinho aos seus visitantes.[2]


ATRAÇÕES
Espaço dos Tubarões
Aves
Mamíferos Marinhos
Fundo Arenoso
Ala Lúdica da Petrobrás
Espaço das Tartarugas
Espaço Belezas do Mar


Referências

  1. Simões, Antonio Carlos (2008). Instituto de Pesca SP. http://www.pesca.sp.gov.br/museu.php. Visitado em 13 de setembro de 2014
  2. Viva Santos http://www.vivasantos.com.br/museudepesca/pag/02.htm. Visitado em 13 de outubro de 2014

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]