Usuário(a) Discussão:Flor de Lis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Definição

   É o conjunto de mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração, que faz parte da cultura popular. 
   A palavra folclore vem do inglês “folk” = povo e “lore” = conhecimento e significa sabedoria popular.
   O folclore é a expressão cultural mais legítima de um povo.

Quando e onde apareceu a palavra Folclore?

   No dia 22 de agosto de 1846, em Londres, foi criado pelo arqueólogo inglês, William John Thoms que a propôs à revista 'The Atheneum', para designar os registros dos cantos, das narrativas, dos costumes e usos dos tempos antigos. Thoms escolheu duas velhas raízes saxônicas: 'Folk', que significa povo, e 'Lore', saber formando assim 'Folk-lore', sabedoria do povo.

Com o decorrer do tempo, as duas palavras foram grafadas sem o hífen, formando uma só: Folklore, co mo foi usada no Brasil, até que a reforma ortográfica suprimiu a letra 'K', substituída, no caso, pela letra 'C', derivando a forma Folclore.

Pertence ao folclore

   A mitologia, as crendices, as lendas, os folguedos, quadras populares, as danças regionais, as canções populares, adivinhas, as histórias populares, os costumes populares, religiosidade popular ou culto populares, a linguagem típica de uma região, medicina popular, trava-línguas, o artesanato, comidas típicas, etc.
  Principais características
 
  • é popular.
  • emana do saber cultural.
  • constitui-se em uma tradição.
  • é transmissível notadamente pela oralidade e pela prática.
  • faz parte do conhecimento coletivo.
  • espelha uma situação ou ação.
  • tem caráter universal.
  • é anônimo, pois se desconhecem seus criadores.
  • é criatividade livre e espontânea de um povo.

Patrimônio cultural

    O folclore como expressão do povo faz parte de sua riqueza cultural e, portanto está inserido no patrimônio cultural.

Comidas típicas

Cocadinha

Uma lata de leite condensado Duas vezes a medida de açúcar Dois pacotes de coco ralado Uma colher (de sopa) de margarina

Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela e ficar solto no fundo. Despeje a massa em pia de mármore ou inox untada com margarina, corte-a em quadrados em quanto ainda está quente e deixe esfriar.

 Trava-línguas

O tempo perguntou pro tempo Qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo Que não tem tempo de dizer pro tempo Que o tempo do tempo É o tempo que o tempo tem.

Adivinhas

O que é, o que é: Essa coisa espantosa Deixa homem igual mulher Deixa burro igual cavalo Deixa faca igual colher?

Resp: Escuridão

Quadras populares 

Menina dos olhos grades Não olha tanto pra mim Se não queres meu amor Por que me olhas assim?

 Frases feitas
     Matar cachorro a grito

Matando cachorro a grito se diz de alguém que esteja numa enrascada, encalacrado, sem saber o que fazer, sem meios para lutar, passando por dificuldades, quase entregando os pontos, quase deixando a peteca cair.

      Dor-de-cotovelo

Quando uma pessoa anda invejosa, com raiva por não ter uma coisa que o outro tem, sente ciúme, acha que alguém teve mais sorte, passa quieta, de cara amarrada com jeito de quem comeu e não gostou, é por que está com dor-de-cotovelo.

 Ditados populares

- Preguiça morre de sede dentro d’água. - Quando o mar briga com a praia quem apanha é o caranguejo.