Usuário(a) Discussão:RudsonVieiraC

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a), RudsonVieiraC!

Seu trabalho é importante. Sou colaborador da Wikipédia. Espero que também goste de colaborar com esta enciclopédia, que dá a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. Ajude-nos a melhorar e acrescentar informações. Obrigado por suas contribuições. Espero que goste daqui e decida ficar.

Aqui estão algumas páginas que podem ajudar:

Se precisar de ajuda, inscreva-se no programa de tutoria e pode ser acompanhado(a) por um(a) editor(a) mais experiente. Por favor assine suas mensagens nas páginas de discussão usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição; isso irá inserir automaticamente seu nome de usuário e a data.


Em caso de dúvidas em relação às páginas editadas por este usuário, deixe sua mensagem no final desta página.--RudsonVieiraC (discussão) 17h52min de 23 de abril de 2015 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Instituto Cenibra[editar código-fonte]

O artigo Instituto Cenibra foi indicado para eliminação rápida. Isso foi feito porque o artigo, que aparentemente era sobre uma pessoa, organização (banda, clube, empresa, etc.) ou conteúdo de Internet real, não indicou como ou por que motivo um artigo sobre aquele assunto deveria ser incluído na Wikipédia. Pelos critérios de eliminação rápida, artigos que não indiquem a notoriedade do assunto podem ser apagados a qualquer momento. Se você puder indicar por que razão ou razões o artigo é realmente notório, sinta-se livre para recriar o artigo, assegurando-se de citar fontes verificáveis e relevantes.

Por favor, veja a página Wikipedia:Critérios de notoriedade para encontrar as diretrizes a respeito do que é geralmente aceito como relevante; além disso, para tipos mais específicos de artigos, você pode querer examinar os nossos critérios para biografias, músicos e empresas. Sinta-se livre para deixar uma nota em minha página de discussão se tiver quaisquer perguntas sobre o assunto. Dark Pixels (discussão) 15h54min de 24 de abril de 2015 (UTC)[responder]

  • Resposta

A respeito da eliminação rápida do referido verbete, acredito ser relevante sua inserção na Wikipédia por se tratar de uma entidade que realiza projetos sociais e contempla 54 municípios do Estado de Minas Gerais. O Instituto é o braço social de uma das maiores produtoras de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto. O artigo do verbete foi criado com informações tiradas do site da organização, citando as fontes devidamente. (resposta postada também na página de Discussão do usuário Dark Pixels. --RudsonVieiraC (discussão) 19h42min de 24 de abril de 2015 (UTC)[responder]

Criei um pedido de restauração para aquele verbete. Wikipédia:Pedidos/Restauro#Instituto_Cenibra. Aguarde a resposta daqui a algumas horas. Dark Pixels (discussão) 19h53min de 24 de abril de 2015 (UTC).[responder]

Re: Página Cenibra[editar código-fonte]

Olá RudsonVieira, desculpe-me a demora de alguns dias. Toda ajuda em termos de acréscimo de conteúdo pode ser muito bem vinda na Wikipédia, entretanto é importante que sejam seguidos determinadas políticas, recomendações e estilo. Primeiramente, qualquer informação presente nos artigos deve ser verificável a partir de uma fonte fiável. Se tal dado não estiver contido em uma referência que seja possível ser citada, como um link, uma dissertação ou um livro confiável, outra pessoa (um leitor) não terá como comprovar a origem de determinada informação. Logo não poderá ser incluída. Para se manter a estética do texto, as recomendações do livro de estilo podem auxiliar na formatação do corpo do artigo.

No caso de verbetes relacionados a empresas, deve-se atentar à inserção de spams, encontrado em casos que o artigo se torna uma peça de relações públicas designada exclusivamente a promover a companhia em questão. No artigo Cenibra, isso podia ser constatado em seções como "Missão" ou "Princípios e Valores" e trechos como "Certificar não apenas a qualidade do produto, mas também a qualidade do processo de produção", que apenas promoviam a empresa, sem acrescentar uma informação de relevância enciclopédica. O verbete deve respeitar o princípio da imparcialidade, sem citar determinada informação evocando sensacionalismos.

Além dos fatores citados acima, sua edição no artigo supracitado precisou ser revertida pois desrespeitava a outro ponto muito importante do conteúdo da Wikipédia, que é a questão dos direitos autorais. O texto era uma cópia idêntica à página institucional da empresa, portanto o conteúdo configurava uma violação de direitos do autor. Espero que continue a editar, mas a partir do que explicitei acima. Em termos de conteúdo, podes utilizar como base o verbete da Aperam South America. Sds! --HVL disc. 02h00min de 25 de abril de 2015 (UTC)[responder]

  • R:

Agradeço o esclarecimento e as orientações. Buscarei melhoria nas próximas edições.--RudsonVieiraC (discussão) 15h32min de 27 de abril de 2015 (UTC)[responder]

Re: Eliminação de página - verbete Instituto Cenibra[editar código-fonte]

Olá RudsonVieiraC!

Infelizmente não faltam motivos para a eliminação do artigo. Primeiramente ele, como você mesmo mencionou, o texto do artigo foi retirado do site desta instituição. Por se tratar praticamente de cópia deste site, apenas a presença do artigo é uma violação dos direitos de autor e por isso deve ser eliminado. Cópias não autorizadas podem causar problemas ao projeto.

Em seguida o artigo está redigido como um institucional, ou seja, um texto para divulgação. Naturalmente estes textos possuem redação parcial e não neutra, do ponto de vista de membros desta instituição. Entretanto a Wikipédia busca neutralidade, por isso o espaço da Wikipédia não está disponível apenas por se tratar de uma boa causa. A Wikipédia aceita artigos sobre temas notórios.

E como a notoriedade é demonstrada no artigo? Se as notas de rodapé vincularem as informações relevantes do artigo a diversas fontes independentes (não ligadas com a instituição e que não publiquem material dela) e confiáveis, é possível identificar que teve ampla cobertura por outras publicações. Neste caso o tema será dito notório e poderá permanecer.

Se puder produzir um texto novo, amparado por dezenas de fontes independentes e confiáveis, imparcial e neutro, então o artigo deverá permanecer.

Saudações --FSogumo (discussão) 21h47min de 25 de abril de 2015 (UTC)[responder]

  • R:

Obrigado pelo esclarecimento e pelas dicas!