Usuário:FML/paz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Por uma Wikipédia mais pacífica!
Campanha pela Paz
Paz



{{Usuário:FML/paz/selo}}

Sinta-se livre para editar os seguintes itens, acrescentando novas idéias, sem alterar o contexto.

Campanha pela Paz[editar | editar código-fonte]

Nota: iniciativa do usuário Lameiro em apelo à paz e [1].

Acreditamos que a paz num ambiente colaborativo voluntário como em qualquer wiki é fundamental para que discussões sejam construtivas e que todos saiam sempre ganhando num debate maduro e respeitoso.

A Campanha da Paz se baseia em alguns princípios e recomendações fundamentais da Wikipédia, que são em especial os seguintes itens:

Fundamentos da Paz[editar | editar código-fonte]

  • Não provoque nem revide
    • Tente não reverter, principalmente quando é um administrador. Tente arrumar, adaptar, acrescentar, discutir, conversar sobre o tema, usando as páginas de discussão do artigo em questão ou do usuário que fez a modificação. Reverter simplesmente pode parecer – mesmo involuntariamente – uma provocação direta que pode terminar em confusão desnecessária, ou até mesmo afastar o colaborador que agiu de boa-fé.
    • Não esqueça a humildade em casa. Evite o tom de arrogância para impor sua opinião; mesmo não querendo, as vezes uma atitude pode parecer arrogante para quem lê. Não use gargalhadas (representadas por LOL ou algo como "hahaha") para tentar humilhar ou ridicularizar a opinião ou idéia de seu colega. Tente entender o que ele quis dizer, tente corrigir humildemente se ele errou ou contra-argumentar simplesmente se não concordou. Lembre-se que uma gargalhada dada em local inadequado pode ofender e gerar confusões.
    • Não acuse direta ou indiretamente o seu colega de ser vândalo. Além de ofender, provavelmente você estará equivocado. Concentre-se apenas em reverter os vandalismos, lembre-se que é normal acontecer vandalismos no sistema wiki, até mesmo eventualmente de usuários mais experientes.
    • Não fique analisando e expondo em locais públicos as colaborações de algum usuário específico apenas por não ter afinidade com ele. Além de anti-ético, isso pode parecer provocação e gerar confusões. Por mais que as contribuições alheias não te agradem, foque-se em melhorar as suas contribuições ao invés de negativar as contribuições de seu colega. Lembre-se que os colaboradores são voluntários e não ganham nada para ouvir suas críticas. Ao invés de reclamar, tente elogiar a (mesmo que pequena) colaboração alheia que te agradou. Lembre-se também que seu colega pode não ter o mesmo tempo disponível ou paciência que você, ou até mesmo ele pode estar concentrado em questões diferentes das suas. — Lembre-se também que usar contribuições de voluntários como argumento pode fazer com que você caia no ridículo.
    • Evite ironias ou "indiretas". Apesar de parecer uma forma elegante de atacar, elas podem ofender e piorar a situação. Tente ser claro, direto e objetivo ao argumentar sobre um tema. Lembre-se que o objetivo é resolver o problema e não ser elegante ou educado em uma provocação.
    • Se foi provocado, clame paz somente; não piore a situação nem guarde rancor; quem te provocou pode estar errado, mas compreenda e perdoe internamente seu momento de fraqueza. Não "perdoe" explicitamente em alguma discussão quando não lhe pedirem perdão porque isso pode parecer provocação.
  • Foque-se em resolver o problema
    • Se há uma chama, não jogue gasolina; e ainda, se quiser ajudar, tente jogar água. Se a água fazer piorar, então fuja!
    • Evite entrar em conflito direto com outro usuário, mesmo que provocado ou atentado a isso. Se houve provocação, tente ignorar, esquecer e mostrar que você está focado em resolver a situação-problema e não em agredir a pessoa envolvida.
    • Intermedie conflitos propondo imediatamente a paz e um meio-termo entre as partes ou um terceiro caminho.
    • Não apele para sentimentos, use a razão acima de tudo. Se perceber que está nervoso, irritado ou deprimido por causa de uma discussão, levante-se, tome uma água, respire um ar, volte no dia seguinte se possível para esfriar a cabeça e então somente continue a discussão focado em resolver o problema.
  • Lembre-se da ética e o bom-senso
    • Lembre-se sempre da questão ética ao fazer alterações na wiki. Lembre-se das boas maneiras comuns no dia-a-dia, porque apesar de "virtual", o ambiente é composto de pessoas por trás dos computadores que também têm sentimentos como os seus e também querem ver o projeto crescer, por mais que possa não parecer em seu ponto-de-vista.
    • Cuidado ao fazer uma brincadeira; ela pode ser mal-interpretada. Quando fizer isso, tente deixar claro que é uma simples brincadeira que serve somente para animar o ambiente colaborativo e não gerar mais problemas.
  • Lembre-se do "efeito dominó"
    • As pessoas gostam de ser bem tratadas. Ser educado, polido e amigo com alguém, mesmo que você não tenha nenhuma afinidade com ele, é muito importante. Isso porque ele pode não estar te agradando 100%, mas certamente ele tem muitos amigos que são potenciais para a Wikipédia. Se um voluntário é bem recebido num ambiente como a Wikipédia, ele se sentirá bem em convidar os amigos; caso contrário, ele pode ainda falar mal do projeto para fora. — um simples comentário de alguém pode se espalhar numa velocidade tal que não podemos medir, num "efeito dominó". Por causa disso, tenha sempre cuidado ao tratar com alguém. Seja humilde e amigo nas palavras.

Ver também[editar | editar código-fonte]