Usuário:Ixocactus/SandBox

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Meus textos para publicação futura

Michel de Pracontal, né à Cannes en 1954, est un journaliste scientifique français. Il travaille au Nouvel Observateur depuis 1990 ainsi qu'à Mediapart.

Essayiste et romancier, il est l'auteur de plusieurs ouvrages. Il est titulaire d'une maîtrise de mathématiques et d'un doctorat en sciences de l'information sur la vulgarisation scientifique.

Œuvres[editar | editar código-fonte]

Romans et essais[editar | editar código-fonte]

Nouvelles[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Portail

Predefinição:CLEDETRI:Pracontal, Michel de Catégorie:Journaliste français du XXe siècle Catégorie:Journaliste français du XXIe siècle Catégorie:Scepticisme scientifique Catégorie:Collaborateur du Nouvel Observateur Catégorie:Naissance en 1954 Catégorie:Naissance à Cannes




O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro
Autor(es) Carl Sagan
País Brasil Brasil
Gênero Ciência, Divulgação Científica, Ceticismo, Pseudociência
Série Companhia de Bolso
Arte de capa Jeff Fisher
Editora Brasil Companhia das Letras
Formato Brochura
Lançamento 2009
Páginas 509
ISBN 978-85-359-0834-3













Legalidade[editar | editar código-fonte]

  • Após 18 anos de estudos, o Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas[1] do Brasil retirou, em 23 de novembro de 2006, a ayahuasca da lista de drogas alucinógenas definitivamente. A ayahuasca já havia sido excluída desta lista em caráter provisório desde setembro de 1987.[2] Em 26 de janeiro de 2010, o Governo Brasileiro dispôs a regulamentação de seu uso para fins religiosos, tendo vetado o seu comércio e propagandas além de coibir seu uso em conjunto com outras drogas e em eventos de turismo. O cadastramento das entidades que utilizam a ayahuasca é facultativo.[3][4]
  • A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu (em 20 de fevereiro de 2006) que o governo estadunidense não pode impedir a filial da União do Vegetal no Estado do Novo México de utilizar o chá ayahuasca em seus rituais religiosos. O veredicto atesta que o grupo religioso está protegido pelo Religious Freedom Restoration Act, aprovado pelo congresso em 1993, e que foi peça jurídica fundamental no processo que legalizou o uso ritual do cacto peiote (cujo princípio ativo é a mescalina) pela Native American Church — congregação que reúne descendentes de algumas etnias indígenas norte-americanas.
  • A ONU emitiu um parecer favorável recomendando a flexibilização das leis em todos os países do mundo no que se refere à ayahuasca. FALTA A FONTE DESSA INFORMAÇÃO. NÃO CONSEGUI LOCALIZAR.
  • Em Deus, um delírio essas autorizações legais são usadas como exemplos para o respeito não merecido e desproporcional que sociedades ditas laicas dão às religiões. Neste caso, a religião é usada como um trunfo para burlar a lei e obter um estranho privilégio. Richard Dawkins argumenta que as leis proíbem todas as pessoas de usar drogas alucinógenas como a dimetiltriptamina presente na ayahuasca. Os usuários deste chá simplesmente acreditam que ele é necessário para suas experiências religiosas. Mas eles não necessitaram de provas para conseguir a aprovação dessas leis que lhe privilegiam. Por outro lado, há inúmeras evidências científicas de que a maconha, um psicotrópico ainda proibido na maioria dos países, tem inúmeras propriedades terapêuticas. Uma destas, bem conhecida, é o alívio das náuseas e vômitos sofridos por pessoas com câncer submetidas a quimioterapia. Apesar destas evidências, a mesma Suprema Corte Estadunidense determinou, em 2005, que os pacientes que usarem maconha com fins medicinais estão sujeitos a indiciamento federal. Richard Dawkins reforça que tais decisões se baseiam em um respeito que as religiões não merecem fazendo uma comparação didática: "Imagine se os integrantes de uma sociedade de apreciadores de arte alegassem à Justiça que "acreditam" precisar de um alucinógeno para aumentar sua compreensão dos quadros impressionistas ou surrealistas".


==============================================[editar | editar código-fonte]

Correção de Ixocactus Direcionar para Phthirusa. Citar Kuijt 2011 na Bibliografia Phtirusa Citar no Kuijt 2011 e as visões genéticas do Nickrent. Diferenças entre taxonomia morfológica e taxonomia "integrada"?

=============================================[editar | editar código-fonte]

Hemiparasita é um parasita não completamente dependente do seu hospedeiro, podendo mesmo em alguns casos viver sem ele.

Em botânica, refere-se a uma planta que usa os recursos do seu hospedeiro (seiva – água e sais minerais), mas, possuindo clorofila, realiza a fotossíntese e produz os seus próprios compostos orgânicos. O visco é um exemplo deste tipo de planta.

Existe também outra forma de parasita denominada Holoparasita, a qual depende completamente de seu hospedeiro, pois o vegetal não possui folhas, sendo incapaz de realizar fotossíntese e por fim sintetizar seus próprios compostos, como a seiva elaborada. Sendo assim o parasita extrai de seu hospedeiro a seiva elaborada utilizando-se de uma estrutura denominada haustório, a qual é capaz de alcançar o floema do hospedeiro. Um exemplo de holoparasita é o cipó-chumbo, muito encontrado sobre as copas das árvores, assemelha-se a fios amarelados.

[[:Categoria:Pesquisadores de fenômenos espíritas

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Categoria:Parasitismo

============================================[editar | editar código-fonte]

Em botânica, Holoparasita trata-se de um parasita vegetal que retira todos os nutrientes de que necessita de uma planta hospedeira. Plantas com essa classificação não realizam fotossíntese, pois não possuem clorofila e, portanto, apresentam estruturas que penetram no floema da planta parasitada de onde retiram a seiva elaborada (ou orgânica).

Um exemplo muito comum desse tipo de vegetal é o cipó-chumbo(Cuscuta racemosa).

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.


Categoria:Parasitologia

=============================================[editar | editar código-fonte]
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSantalales

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Santalales
Dumort.
Famílias
Ver texto.
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ixocactus/SandBox

Santalales é uma ordem de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à classe Magnoliopsida (Dicotiledóneas - planta cujo embrião contém dois ou mais cotilédones).

O grupo inclui a árvore que produz a madeira de sândalo.

Famílias[editar | editar código-fonte]

Duas famílias adicionais, Viscaceae e Eremolepidaceae, anteriormente aceites como distintas no antigo sistema de Cronquist, estão agora incluídas na família Santalaceae.

Três outras famílias do sistema Cronquist não são mais consideradas como fazendo parte das Santalales, mas de momento a sua colocação é ainda incerta:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Site Oficial do CONAD» (html). Consultado em 16 de julho de 2010 
  2. CONAD - GRUPO MULTIDISCIPLINAR DE TRABALHO - GMT- AYAHUASCA
  3. Santo-daime é oficializado para uso religioso - vidae - estadao.com.br - 27 de janeiro de 2010
  4. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Governo brasileiro. 26 de janeiro de 2010, disponível na internet
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Santalales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

====================================================================
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLoranthaceae
Ligaria cuneifolia
Ligaria cuneifolia
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Santalales
Família: Loranthaceae
Géneros
Ver texto
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ixocactus/SandBox
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ixocactus/SandBox

Loranthaceae é uma família de plantas angiospérmicas pertencentes à ordem Santalales, genericamente conhecidas como erva-de-passarinho, enxerto-de-passarinho e guirarepoti[1] devido ao fato de seus frutos servirem de alimento a diversas aves frutívoras[2] ("guirarepoti" é um termo que se originou do termo tupi wi'rá repo'ti, que significa "excremento de pássaro").[3]

Características[editar | editar código-fonte]

Apesar de fazerem fotossíntese, são todas hemiparasitas de diversas angiospermas, absorvendo elementos minerais retirados da planta hospedeira por meio de seu sistema radicial, que funciona como órgão de aderência e absorção, fato que contribui para sua grande capacidade de proliferação e que torna sua erradicação praticamente impossível.[4]

Géneros[editar | editar código-fonte]

O grupo inclui 940 espécies, classificadas em cerca de 70 géneros:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 679.
  2. site da embrapa:<http://www.cnpf.embrapa.br/publica/comuntec/edicoes/com_tec115.pdf>.acessado em 27 de agosto de 2012
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 878.
  4. ARAÚJO, Antônio José de. "Reconhecimento prático de cinco espécies de erva-de-passarinho na arborização de Curitiba". Disponível no Portal da Unicentro, acessado em 29 de agosto de 2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Santalales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Categoria:Santalales

===============================================[editar | editar código-fonte]
Steven Novella
Ixocactus/SandBox
Nascimento 29 de julho de 1964 (59 anos)
Nacionalidade American
Alma mater Georgetown University

Erro de comando: Não existe nenhum módulo "Check for clobbered parameters".

Steven P. Novella (born July 29, 1964) is an American clinical neurologist and assistant professor at Yale University School of Medicine. Novella is best known for his involvement in the skeptical movement.

Professional background[editar | editar código-fonte]

Novella's academic specialization is in neuromuscular disease, including more specifically, neuropathy, amyotrophic lateral sclerosis (ALS), myasthenia gravis, and the treatment of neuropathic pain.[1][2]

Novella received his medical degree from Georgetown University School of Medicine, completed his residency at Yale-New Haven Hospital, his fellowship at Yale University School of Medicine, and was board certified in 1998.[2]

Medical skepticism[editar | editar código-fonte]

Novella is a medical advisor to Quackwatch,[3] an associate editor of the Scientific Review of Alternative Medicine,[4] and the executive editor of the blog Science-Based Medicine.[5] Among other topics, Novella has published on homeopathy[6][7] and AIDS denialism.[8] In 2009, he was the board chairman when the Institute for Science in Medicine was founded.[9] He has also taught two courses for The Teaching Company, one titled "Medical Myths, Lies, and Half-Truths: What We Think We Know May Be Hurting Us" and the other titled "Your Deceptive Mind: A Scientific Guide to Critical Thinking Skills".

Skepticism[editar | editar código-fonte]

Novella is president and co-founder of the New England Skeptical Society and hosts that organization's podcast, The Skeptics' Guide to the Universe. He writes the monthly Weird Science column for the New Haven Advocate and contributes to several blogs. Novella has also appeared on several television programs, including Penn & Teller: Bullshit!.[10]

Novella was one of the first 200 to sign the Project Steve petition,[11] a tongue-in-cheek parody of the list of "scientists that doubt evolution" produced by creationists.

In January 2010 Novella was elected as a Fellow of the Committee for Skeptical Inquiry.[12]

Novella keeps a blog, Neurologica, "your daily fix of neuroscience, skepticism and critical thinking".[13]

Latest JREF fellows. Tim Farley, Karen Stollznow, Steven Novella and Ray Hall. Portrait taken at The Amaz!ng Meeting TAM9 from Outer Space July 16, 2011

See also[editar | editar código-fonte]

On Kylie Sturgess's podcast panel during Skeptrack at Dragon Con

References[editar | editar código-fonte]

  1. «About the authors: A case of inherited erythromelalgia». Nature Clinical Practice Neurology. Consultado em 26 de dezembro de 2007 
  2. a b «YMG Physician Profile – Steven Novella». Yale Medical Group. Consultado em 26 de dezembro de 2007 [ligação inativa]
  3. «Quackwatch – Scientific and Technical Advisors – Medical Advisors». Quackwatch. Consultado em 15 de novembro de 2009. Cópia arquivada em 13 de abril de 2010 
  4. «Quackwatch – Publications for Sale – The Scientific Review of Alternative Medicine». Quackwatch. Consultado em 15 de novembro de 2009 
  5. «Science-Based Medicine – Editors». Science-Based Medicine. Consultado em 15 de novembro de 2009 
  6. Novella S, Roy R, Marcus D, Bell IR, Davidovitch N, Saine A (2008). «A debate: homeopathy--quackery or a key to the future of medicine?». J Altern Complement Med. 14 (1): 9–15. PMID 18199017. doi:10.1089/acm.2007.0770 
  7. Gold PW, Novella S, Roy R, Marcus D, Bell I, Davidovitch N, Saine A (2008). «Homeopathy--quackery or a key to the future of medicine?». Homeopathy. 97 (1): 28–33. PMID 18194763. doi:10.1016/j.homp.2007.12.002 
  8. Smith TC, Novella SP (2007). «HIV Denial in the Internet Era». PLoS Med. 4 (8): e256. PMC 1949841Acessível livremente. PMID 17713982. doi:10.1371/journal.pmed.0040256 
  9. «Health Care Reform Bills Legitimize Quackery» (Nota de imprensa). 29 de novembro de 2009. Consultado em 4 de dezembro de 2009 
  10. Episode 3-10: "Ghostbusters." See Season 3: 2005 on List of Penn & Teller: Bullshit! episodes.
  11. http://ncse.com/taking-action/list-steves
  12. «Sixteen Notable Figures in Science and Skepticism Elected CSI Fellows». Consultado em 7 de agosto de 2011 
  13. Neurologica Blog http://theness.com/neurologicablog/

External links[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ixocactus/SandBox

Predefinição:Persondata

Category:Living people Category:American bloggers Category:American podcasters Category:American skeptics Category:Critics of alternative medicine Category:American neuroscientists Category:Georgetown University Medical Center alumni Category:Yale School of Medicine faculty Category:1964 births Category:American people of Italian descent Category:Fellows of the Committee for Skeptical Inquiry