Usuário:Lechatjaune/Método de Newton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em análise numérica, o método de Newton (ou método de Newton-Raphson) tem o objetivo de estimar as raízes de uma função. Ou seja, encontrar o x que satisfaça a condição f(x)=0, onde f(x) é uma função diferenciável. Já são conhecidos diferentes métodos para encontrar as raízes de uma equação como, por exemplo, o método de bisseção e da falsa posição. No entanto, esses métodos tem convergência lenta, ao contrario do método de Newton, que apresenta uma convergência rápida.

O método de Newton pode ser apresentado através de uma expansão de uma função pelo polinômio de Taylor em torno de x0:



Considerando que o polinômio de Taylor seja de primeiro grau e supondo que a função f(x) seja bem aproximada por uma reta, o ponto que essa reta cruza o eixo x, esta próximo ao ponto que a função cruza o eixo x. Este ponto x para o qual a função cruza o zero será: [1].

Como o método de Newton é um método iterativo, é interessante o apresentar da seguinte forma:

,

onde n indica a n-ésima iteração do algoritmo e é a derivada da função f em xn.

O método inicia com uma aproximação inicial de xn que gera a sequência até que a precisão desejada seja alcançada. A escolha de xn é crucial, pois a escolha do ponto inicial pode gerar uma reta tangente que não represente bem a função naquele ponto, o que ocasionara uma não-convergencia do método.

Este é considerado por muitos autores o melhor método para encontrar sucessivas melhores aproximações de raízes (ou zeros) de uma determinada função real. A convergência frequentemente é rápida, em especial se a estimativa inicial (ou chute inicial) está "suficientemente próximo" da raiz da função. O método é atribuído a Sir Isaac Newton (1643-1727) e Joseph Raphson (1648-1715).

Em 1984, Allan J. Macleod num artigo da International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, mostrou que o método iterativo de Newton-Raphson para equações não lineares pode ser considerado um membro da família geral de um parâmetro de métodos de segunda ordem [2].

Análise gráfica do Método de Newton[editar | editar código-fonte]

As três primeiras iterações do método de Newton.

Através da análise gráfica, toma-se um ponto qualquer do domínio da função, calcula-se a equação da tangente (derivada) da função nesse ponto, calcula-se o intercepto da tangente ao eixo das abcissas a fim de encontrar um novo ponto do domínio da função e assim sucessivamente até que a raiz da função seja encontrada (exceto nos casos em que o método não converge).

,

onde n indica a n-ésima iteração do algoritmo e é a derivada da função f em xn.

Condições para a convergência do Método de Newton[editar | editar código-fonte]

Para garantir a convergência do Método de Newton algumas condições são necessárias. Considerando um intervalo [a,b] que contenha apenas uma raiz nessa intervalo, o método será convergente se[3][4] :

  1. a função for continua e diferenciável nesse intervalo [a,b]
  2. , ∀ ∈ [a,b]
    1. Caso , não podemos determinar o termo seguinte da sequencia , que é o número que corresponde ao ponto de interseção do eixo horizontal com a reta tangente ao gráfico de em .
  3. é de sinal constante em [a,b]
  4. para qualquer x do intervalo [a,b]

Resolução de sistemas não-lineares[editar | editar código-fonte]

O método de Newton também pode ser generalizado para a resolução de sistemas não-lineares. Seja o sistema de equações:


......


O sistema pode ser representado de forma vetorial:

onde:

Supondo que seja diferenciável e que possamos admitir que seja uma aproximação de sua solução, para a resolução de um sistema de equações não-lineares é feito uma linearização de através de uma expansão em série de Taylor vetorial de no ponto

Onde é a Matriz Jacobiana. Assim, o processo iterativo de Newton para encontrar as raízes do sistema não-linear pode ser escrito como:

, n>0

dados iniciais conhecidos

Afim de tornar mais fácil a resolução do sistema, define-se Δ , e resolve-se o sistema:

Δ

Assim, dado um sistema de equações, é necessário construir a matriz jacobiana desse sistema, aplicar o ponto inicial conhecido na matriz jacobiana e no conjunto de equações , tendo como resposta o valor de Δn. O próximo ponto de iteração será dado por Δ.


Referências

  1. Richard L Burden e J Douglas Faires "Análise Numerica" , 7 Edição, 2003, pags 59-61
  2. A.J. Macleod. «"A generalization of Newton-Raphson"» (em inglês). Int. J. Math. Ed. Sci. Tech., v.15, n.1 January 1984, pages 117-120 
  3. Método de Newton-Raphson
  4. Paulo Evandro Viana - Método de Newton - UFMG - Belo Horizonte - 2006
Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]