Usuário:Leonardo.stabile/A Wikipédia não é o Facebook

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alguns dos problemas mais comuns enfrentados por novos wikipedistas estão relacionados à não compreensão da natureza da Wikipédia e a sua utilização como página pessoal. Este ensaio pretende tratar de algumas diferenças entre a Wikipédia e páginas como o Facebook.

A princípio, a Wikipédia é uma enciclopédia online e como tal é voltada para a compilação do conhecimento humano. O Facebook é uma rede de relacionamentos através de comunidades. Isso significa que:

Páginas de usuário[editar | editar código-fonte]

Sua página de usuário não é o seu perfil na Wikipédia. As páginas de usuário estão submetidas às mesmas regras que as demais páginas da Wikipédia, não podendo, por exemplo, manter conteúdo copiado de outras fontes. Ela pode incluir informações sobre suas atividades na Wikipédia e algumas informações pessoais que ajudem outros editores a identificá-lo. Tem liberdade para demonstrar seus gostos culinários, sua crença religiosa e quem são seus amigos, mas prefira colocar uma ligação para o site na sua página de usuário. As regras para as páginas de usuário podem ser vistas em Wikipedia:página de usuário.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Não deve carregar fotos pessoais para o projeto irmão Commons, pois as imagens carregadas no Commons podem ser modificadas e usadas por qualquer um, inclusive para fins comerciais. Ao mesmo tempo, tais imagens devem ter utilidade educacional em algum projeto da Fundação Wikimedia e, por isso, fotos com amigos, namorada ou banda podem ser apagadas.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Há critérios para a inclusão de conhecimento na Wikipédia sendo discutidos. Contudo ela certamente não é o repositório de todo o conhecimento humano da internet como personalidades do YouTube ou do Facebook. Toda informação colocada na Wikipédia deve ser verificável, os artigos devem assumir um ponto de vista imparcial e opiniões devem ser atribuídas aos seus autores. Comunidades do Facebook e blogs em geral não contam como fontes confiáveis.

Os portais são destinados a reunir conteúdo sobre um determinado assunto, não sobre um determinado wikipedista.



Ícone de esboço Este artigo sobre a Wikipédia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.