Usuário:Vapmachado/Logística 2008

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página baseia-se no modelo Wikipedia:School and university projects/Piotrus educational boilerplate, para qualquer disciplina em que seja exigido aos alunos fazer algum trabalho na Wikipédia, e tem quatro secções. A Introdução contém informações gerais para qualquer pessoa que encontre esta página. A segunda, Introdução para os estudantes, instruções para familiarizar os estudantes com a Wikipédia. A terceira, Exercícios para os estudantes, apresenta uma sequência de trabalhos que se recomenda que os alunos sigam. A quarta e última, Elaboração de artigos, contém instuções específicas para a redacção de artigos pelos alunos.

A disciplina de Logística, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi introduzida no curso de licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, em 2004/2005, por proposta de Virgílio Azuíl Páscoa Machado, professor associado de engenharia industrial, dessa faculdade. Os trabalhos realizados pelos alunos, em 2006, podem ser vistos nos blogs: Logística 2006 e Logística de uma Rede de Hipermercados.

Introdução[editar | editar código-fonte]

A secção seguinte contém uma introdução específica para os estudantes.

No ano lectivo de 2007/2008, na disciplina de Logística, do curso de licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, será pedido aos alunos que escrevam artigos enciclopédicos na Wikipédia.

Estão inscritos, na disciplina, cerca de 35 alunos. Cada aluno terá uma conta individual na Wikipédia e ser-lhe-á pedido que escreva artigos, no domínio da Logística, a um nível tão próximo quanto lhe for possível dos Artigos Destacados.

Supervisores: O professor Virgílio A. P. Machado tratará de apresentar a Wiki e assegurar que o trabalho dos estudantes decorre de acordo com as regras da Wikipédia.

Datas de início e fim: O trabalho dos alunos iniciar-se-á a 25 de Fevereiro de 2008 e termirá às 18 horas de 6 de Junho de 2008.

Estado actual: O projecto foi concluído por 25 alunos que elaboraram 31 novos esboços, 86 novos artigos e desenvolveram 15 esboços, já existentes, em artigos. Uma média de quatro artigos e 1,25 esboços por aluno. Por favor, dirija quaisquer comentários para a página de discussão do projecto ou para a página de discussão de usuário, do professor.

Introdução para os estudantes[editar | editar código-fonte]

A Wikipedia, A Enciclopédia Grátis, é uma enciclopédia que pode ser editada por qualquer pessoa.[1] Em Fevereiro de 2007 existiam cerca de seis mil editores da Wikipédia lusófona (Wikipedistas), alguns dos quais são estudantes como vocês.[2] São todos voluntários que acham que editar estas páginas é uma experiência agradável, até mesmo um passatempo. Espero que vocês gostem deste trabalho e da disciplina! Afinal, não há muitos trabalhos que requerem que vocês façam algo que mais de três milhões de pessoas acham que é «divertido».[3]  :-)

O tutorial é o melhor sítio para começar esta vossa aventura neste wiki.[4] Por favor, estudem as instruções para os estudantes (em inglês) e se tiverem algumas dúvidas procurem na página de ajuda.[5] Se não conseguirem encontar o que procuram, perguntem aos vossos colegas, aos vossos amáveis tutores e, em último caso, contactem-me.

Antes de fazerem grandes edições, cada um de vocês deve criar uma conta (Por que se registrar?). Vocês precisam de ter uma conta antes de começarem a fazer algum dos trabalhos indicados na secção seguinte (caso contrário não será possível confirmar se vocês fizeram os trabalhos). Depois de criarem uma conta, procurem o vosso nome numa das linhas da página de trabalhos concluídos e acrescentem uma ligação à vossa página de utilizador, na coluna 'Página de utilizador da Wikipédia', da linha com o vosso nome.

Lembrem-se que a Wikipédia não é um projecto exclusivo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Aqui, nós somos convidados e devemos comportar-nos como tal. Por favor, certifiquem-se de que lêem as normas de conduta da Wikipédia. A Logística é a primeira disciplina em que uso a Wikipédia tão extensivamente, por isso, tentem pensar na impressão que querem que os outros Wikipedistas tenham da nossa faculdade, universidade e de vós próprios.

É de esperar que o professor da disciplina, outros estudantes, os vossos amigos e até (ou especialmente) outros editores da Wikipédia (não relacionados com a disciplina) vos deixem várias mensagens nas vossas páginas de discussão. Quando trabalharem nos exercícios abaixo, devem entrar na Wikipédia e ler as vossas mensagens tal como lêem o vosso correio electrónico (recomenda-se muito que as leiam com frequência, i.e., pelo menos diariamente). Sempre que tiverem entrado na Wikipédia e houver uma mensagem nova, aparece um aviso grande de cor laranja com os dizeres «Você tem novas mensagens», ao visualizar qualquer página da Wikipédia. Para fazer desaparecer esse aviso, devem seleccioná-lo e ler a mensagem. Notem que é costume deixar as mensagens novas no final das páginas de discussão e responder às mensagens das outras pessoas nas páginas de discussão dessas pessoas. Se quiserem deixar uma mensagem a alguém, assegurem-se que o fazem adicionando um comentário na página de discussão dessa pessoa e não na sua página de usuário. Lembrem-se sempre de assinar as vossas mensagens nas páginas de discussão.

Outras recomendações úteis: sempre que terminarem uma edição e quiserem gravar uma página, preencham o sumário e vejam uma previsão da página depois da edição que fizeram para se assegurarem que aparece com o aspecto e conteúdo desejado. Só então devem clicar no botão «Salvar página». A história de uma página e os artigos vigiados podem ser muito úteis quando quiserem verificar quais as alterações feitas por outros editores nas páginas em que estão a trabalhar.

Por favor, dirijam todas as vossas dúvidas para a página de discussão desta página ou para a minha página de discussão. Todas as mensagens por correio electrónico são bem-vindas, tenho muito gosto em vos atender pessoalmente, devendo ter o cuidado de fazerem uma marcação prévia, para perguntarem «como se faz» na Wikipédia, mas, por favor, tentem primeiro obter as respostas na ajuda, junto dos vossos colegas e dos vossos amáveis tutores.

Exercícios para os estudantes[editar | editar código-fonte]

Depois de se familiarizarem com a maneira como a Wikipédia funciona, é altura de aplicar essa aprendizagem à prática. Isto é importante; não só ganharão experiência na tecnologia wiki antes de começarem os vossos artigos, mas também a realização com sucesso dos exercícios abaixo, por si própria, terá influência na vossa classificação final. Após concluirem um exercício, por favor deixem a informação na página de trabalhos concluídos.

Nota importante: assegurem-se que entraram na vossa conta antes de fazerem quaisquer edições. Se não tiverem entrado, não é possível verificar quem fez as edições, portanto não será possível identificar o vosso trabalho e avaliá-lo. Por outras palavras, se fizerem algumas edições sem terem entrado, essas edições não contarão para a vossa classificação nesta disciplina.

Tal como mencionado na secção introdutória acima, cada aluno deve comunicar-me qual é o seu nome de utilizador na Wikipédia fazendo uma ligação à sua página de utilizador da Wikipédia à frente do seu nome na página de trabalhos concluídos. Da mesma maneira, certifiquem-se de que fazem uma ligação, nessa página, ao artigo em que estão a trabalhar durante os exercícios.

Trabalho 1

Primeiro, é de importância vital ser capaz de distinguir entre fontes primárias e fontes secundárias, assim como ser capaz de citar as fontes adequadamente. Neste trabalho vamos concentrar-nos nas referências bibliográficas. Por favor, encontrem um artigo sem referências. Procurem nas categorias: Logística, Transporte e Administração. Também podem pesquisar os artigos que carecem de fontes. A Wikipédia cobre quase todos os aspectos da nossa vida e cultura. Por isso, encontrarão artigos relacionados com os vossos passa-tempos e interesses, mas, para este trabalho, devem tentar encontrar um assunto relacionado com a logística. Quando encontrarem um artigo que não segue as regras de citar as fontes, tentem encontrar uma referência para cada dado importante no artigo. Por favor, tentem usar fontes primárias, académicas (tais como revistas científicas), em vez de fontes secundárias, não-académicas (tais como jornais ou páginas Web não-académicas). Vejam, também, a página sobre fontes fiáveis para informações sobre quais as fontes que são preferidas.

Alguns exemplos de artigos com referências: Arquitectura de Espanha, Ceres (planeta anão), Ciclone tropical, El Greco, Éris (planeta anão), Extinção K-T, Floresta Nacional de Shoshone, Hale-Bopp, mol, Mona Lisa, Nebulosa do Caranguejo.

Não se esqueçam de ler as regras mencionadas na secção introdutória e de se familiarizarem com a maneira como a wiki funciona antes de tentarem fazer este trabalho. Para refrescar a memória, podem reler esta página:

Para completar este trabalho, basta adicionar uma referência, correcta e completa, a um artigo qualquer, relacionado com a logística. Claro que, se acham que conseguem fazer mais, podem fazê-lo. Se conseguirem adicionar referências (em número significativo) a um artigo, de tal modo que já possa ser considerado como seguindo as regras de citar as fontes, o vosso trabalho será mais valorizado. Certifiquem-se de que assinalam o trabalho como «concluído» na página de trabalhos concluídos. Este trabalho deve estar concluído até às 18 horas de 14 de Março de 2008.

Trabalho 2

Depois de se familiarizarem com a citação das fontes, devem tentar expandir ou melhorar um artigo existente. Novamente, para este trabalho, devem tentar encontrar um artigo relacionado com a logística. As páginas seguintes podem-vos ser úteis, nesta fase:

Para completar este trabalho, basta expandir um artigo qualquer, relacionado com a logística, com uma frase completa e que faça sentido. Claro que, se acham que conseguem fazer melhor, podem fazê-lo. Se conseguirem expandir (de forma significativa) um esboço de tal modo que o artigo já não possa ser classificado como tal, o vosso trabalho terá mais valor. Certifiquem-se de que assinalam o trabalho como «concluído» na página de trabalhos concluídos. Este trabalho deve estar concluído até às 18 horas de 4 de Abril de 2008.

Trabalho 3

Agora que já expandiram e introduziram referências num artigo existente, devem tentar criar um novo artigo. Tal como no trabalho anterior, há várias páginas que vos ajudarão a encontar um assunto para o vosso artigo:

Antes de criarem um artigo, todavia, certifiquem-se de que tem um título apropriado - se ainda não o fizeram, podem querer ler a Wikipedia:Convenção de nomenclatura. Se não estão bem seguros de como criar um artigo, devem querer ler a Ajuda:Guia de edição/Como começar uma página.

Ao criarem um artigo, devem certificar-se de que ele satisfaz vários critérios importantes.

  1. É importante que o artigo não seja órfão, i.e., deve ter ligações em vários outros artigos. Para aprenderem mais sobre este assunto, seleccionem um dos artigos órfãos existentes e criem ligações a ele em páginas apropriadas. Para mais detalhes sobre este critério vejam Wikipedia:Artigos órfãos.
  2. É importante que o artigo pertença a uma categoria. Para mais pormenores vejam Ajuda:Guia de edição/Categorizar.
  3. É provável que o artigo que criarem seja um esboço. Nesse caso, certifiquem-se de que o afectam à categoria de esboços apropriada.
  4. É extremamente importante que o artigo tenha referências. Revejam Wikipedia:Livro de estilo/Cite as fontes. Podem usar ligações externas como referências para este trabalho, mas tenham em atenção que, nos artigos em que vão trabalhar em seguida, se requer, também, a utilização de livros/revistas científicas como referências.
  5. É importante que coloquem interwikis, para/nos artigos sobre o mesmo assunto noutras línguas, nas páginas que criarem ou modificarem, se estas ainda não os tiverem. Devem, também, fazer a ligação para a Wikipédia lusófona nas wikipédias noutras línguas. Vejam como devem fazer na Ajuda:Guia de edição/Interwikis.
  6. Se o artigo é suficientemente longo, deve ter uma secção introdutória. Para mais informações sobre as características que essa secção deve ter, vejam Wikipedia:Livro de estilo/Seção introdutória.

Para completar este trabalho, devem criar um artigo novo e certificarem-se de que satisfaz os requisitos acima. Se conseguirem criar (de forma significativa) um artigo suficientente grande de tal modo que já não possa ser classificado como um esboço, o vosso trabalho será mais valorizado. Certifiquem-se de que assinalam o trabalho como «concluído» na página de trabalhos concluídos. Este trabalho deve estar concluído até às 18 horas de 18 de Abril de 2008.

Há muitas outras páginas que podem querer consultar para melhorarem as vossas capacidades de edição para editarem na Wikipédia. Consultem à vontade as páginas seguintes:

Elaboração de artigos[editar | editar código-fonte]

Cada aluno escolhe um tema para um artigo novo, relacionado com logística, e trabalha nele. Certifiquem-se de que registam a vossa escolha na página de trabalhos concluídos. Em vez de começar um artigo novo, é possível expandir um esboço já existente, se preferirem. Notem que os alunos que escolherem mais cedo os artigos terão mais por onde escolher e os alunos que esperarem até ao fim terão menos temas para escolher. Podem editar quantos artigos quiserem. Certifiquem-se, no entanto, de que apresentam o tema do artigo ao professor para que seja aprovado, antes de iniciarem a sua edição.

Estejam à vontade para consultarem os vossos tutores da Wikipédia e quaisquer outras pessoas que possam fazer comentários construtivos sobre os vossos artigos. Quanto mais contribuirem para a Wikipédia, melhor será a vossa classificação. Se conseguirem que um dos vossos trabalhos seja um artigo destacado, terão também uma classificação melhor. Abstenham-se, porém, de votarem nos artigos uns dos outros durante esse processo (notem que os votos anónimos e de novos utilizadores não são considerados válidos durante o processo de votação para artigo destacado, para evitar abusos). Adicionalmente, tenham em atenção, por favor, que qualquer tentativa de fraude ou plágio na Wikipédia será considerada tão seriamente como se fosse num exame ou relatório.

Certifiquem-se de que assinalam o artigo como «concluído» na página de trabalhos concluídos. A elaboração de artigos, para efeitos de avaliação nesta disciplina, deve estar concluída até às 18 horas de 6 de Junho de 2008.

Referências

  1. TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics: how mass collaboration changes everything. Nova Iorque: Portfolio, 2006. ISBN 978-1-59184-138-8
  2. PINHEIRO, Eduardo. Wikipédia: guia prático de consulta e edição. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Centro Atlântico, 2007. ISBN 978-989-615-037-2
  3. AYERS, Phoebe; MATTHEWS, Charles; YATES, Ben. How Wikipedia works. São Francisco: No Starch Press, 2008. ISBN 978-1-59327-176-3
  4. WOODS, Dan; THOENY, Peter. Wikis for dummies. Indianapolis: Wiley, 2007. ISBN 978-0-470-04399-8
  5. BROUGHTON, John. Wikipedia: the missing manual. Cambridge, MA: Pogue Press, 2008. ISBN 978-0-596-51516-4