Utinga (Santo André)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Utinga é um tradicional distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo, no Brasil.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

A palavra Utinga é de origem tupi e significa "água branca", através da junção dos termos 'y ("água") e ting ("branco")[1] .

História[editar | editar código-fonte]

Localizado às margens do Rio Tamanduateí, Utinga foi formado por imigrantes espanhóis, portugueses, italianos, poloneses, alemães e japoneses, além de migrantes do interior do Estado de São Paulo, do Estado do Rio Grande do Sul e da Região Nordeste do Brasil.

Do ponto de vista industrial, o distrito de Utinga desenvolveu seu potencial durante os anos 1940 a 1970 com a Swift, frigorífico que empregou grande parte de sua população. Em seu lugar, hoje, existe um condomínio residencial. O distrito de Utinga tentou por três vezes emancipar-se em relação à Santo André, a primeira delas nos anos 40, e a última na década de 80.

Características[editar | editar código-fonte]

O distrito comporta as estações de trem: Prefeito Saladino e Utinga, (esta última situada na Vila Metalúrgica), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), antiga Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, sucessora da São Paulo Raillway. É bem servido de linhas de ônibus para o Centro, para o Parque Capuava, Vila Rica, Cata Preta, Jardim Bom Pastor e Jardim São Jorge, além dos municípios de São Caetano do Sul (Bairros Prosperidade, Fundação, Barcelona e Centro) e São Paulo (Parque Dom Pedro, Terminal Sacoman e Metrô Arthur Alvim).

Tem escolas estaduais e municipais e uma universidade: a UFABC, (Unidade Federal do ABC), restaurantes, dentre os quais a Churrascaria do Vavá, templos religiosos, como as Igrejas de Santa Maria Goretti, São Camilo, Bonfim, Santo Antônio e Santa Teresinha, igrejas evangélicas e a CRAISA (o Ceasa de Santo André).

O Distrito de Utinga inclui os bairros de Camilópolis, Santa Teresinha, Vila Sá, Parque das Nações, Parque Novo Oratório, Vila Metalúrgica e Bangu; e faz divisa com os Municípios de São Caetano do Sul e São Paulo. Além da Swift, funciona no Distrito o Moinho São Jorge, o Moinho Santo André, a Rhodia, a Alcan e a Laminação Nacional de Metais, do extinto Grupo Pignatari, hoje Paranapanema. Na mesma planta, funcionou entre os anos 40 e 50, a CAP - Companhia Aeronáutica Paulista, fabricante dos famosos aviões "Paulistinha".

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.