Utnapishtim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Utnapishtim (Ziusudra em sumério) também referido como Atrachasis, (que significa “muitíssimo sábio” em acádico) é o herói mítico babilônico assimilado dos sumérios, referido como rei e sacerdote de Shurrupak, filho de Ubara-Tutu, que tem seu nome geralmente traduzido como “ele que viu a vida”.

Sua lenda está inserida no poema Atrahasis (cosmogonia suméria que antecede a bíblia em cerca de 1000 anos), que narra que o deus Enlil, desgostoso da maldade dos homens( para alguns "ruidosidade"), decidiu eliminá-los da face da terra ordenando uma grande inundação. Como Utnapishtim (Ziusudra) fosse protegido do deus Enki, foi por ele prevenido do desastre e instruído a construir uma arca e nela embarcar sua família e um casal de cada um e todos os animais.

Como se vê, este é o exato enredo da história mitológica bíblica de Noé, que segundo diversos estudiosos, tratar-se-ia de uma versão posterior, adaptada pelos semitas, baseada neste mito amplamente disseminado pela Mesopotâmia

Utnapishtim teria sido o sábio que Gilgamesh consultou sobre a busca da imortalidade, como conta a respectiva epopeia.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.