Ututo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Logótipo.

Ututo GNU/Linux é um sistema operacional GNU/Linux composto inteiramente por software livre. O nome é uma referência a um gecko conhecido por esse nome no norte da Argentina.[1] Essa distribuição foi compilada usado o Gentoo Linux e o software Emerge. A maior parte da documentação do Ututo está em espanhol. Foi criado na Universidade Nacional de Salta, Argentina, tendo seu código liberado inicialmente no ano 2000 por Diego Saravia.

O Ututo foi a primeira distribuições Linux reconhecida pelo projeto GNU como totalmente livre.[2] [3] O fundador do projeto GNU, Richard Stallman, anteriormente recomendou esta distribuição quase exclusivamente,[4] [5] [6] [7] e usava-a em sua máquina pessoal,[8] antes de mudar para o gNewSense.

O Ututo foi uma das poucas distribuições originais do Linux a ter seu próprio repositório de binários. O Ututo possui ainda códigos otimizados para diferentes processadores Intel e AMD,[9] o que faz com que o Ututu seja razoavelmente rápido em computadores antigos utilizados em países do Terceiro Mundo.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.