Uummannaq

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uummannaq e a Montanha Uummannaq no fundo.

Uummannaq (antigamente: Omenak) é um assentamento no município de Qaasuitsup, oeste da Gronelândia. Com 1299 habitantes em 2010 é a 11ª cidade mais populosa da Gronelândia e abriga o molhe mais a norte da Gronelândia.

Economia[editar | editar código-fonte]

As principais actividades económicas de Uummannaq são a caça e a pesca. A cidade possui uma fábrica de conservas e uma pedreira de mármore.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Uummannaq no extremo esquerdo da imagem e a Montanha Uummannaq.

Uummannaq está localizado a aproximadamente 500 km a norte do Círculo Polar Ártico, na Ilha Uummannaq, ao pé do Fiorde Uummannaq. A Ilha Uummannaq é também casa da Montanha Uummannaq com 1170 metros de altura. A escalada requer habilidades técnicas.

Transporte[editar | editar código-fonte]

A Air Greenland opera serviços do Heliporto de Uummannaq para o Aeroporto de Qaarsut. Nos meses de Verão, a Royal Artic Line opera serviços com saídas de barcos pequenos para assentamentos vizinhos, incluindo Qaarsut.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Jogo de futebol em Uummannaq.

As crianças dinamarquesas e gronelandêsas aceitam que o pai natal vive na Baía Spraglebugten, no oeste da ilha. Foi construída lá uma cabana de relva (Castelo de Santa) por um programa de televisão dinamarquesa. A cantora escocesa KT Tunstall criou uma canção do seu 3º álbum Tiger Suit chamada "Uummannaq Song" que foi inspirada pela sua viagem à cidade em setembro de 2008.

População[editar | editar código-fonte]

Com 1299 habitantes em 2010, Uummannaq é a 3ª cidade mais populosa do município de Qaasuitsup, atrás apenas de Ilulissat e Aasiaat. A população diminuiu mais de 7% em relação a 1990 e mais de 11% em relação a 2000.

População de Uummannaq nas duas últimas décadas . Fonte: Estatísticas da Gronelândia
População de Uummannaq nas duas últimas décadas . Fonte: Estatísticas da Gronelândia

Residentes notáveis[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Uummannaq
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Gronelândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.