Uzbequistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

República do Uzbequistão / Usbequistão
O‘zbekiston Respublikasi
Ўзбекистон Республикаси
Bandeira do Uzbequistão
Brasão de armas do Uzbequistão
Brasão de armas do Uzbequistão
Bandeira Brasão de armas
Lema: "O'zbekiston kelajagi buyuk davlat" ("Uzbequistão, futuro grande Estado")
Hino nacional: "O `zbekiston Respublikasining Davlat Madhiyasi" ("Hino nacional da República do Uzbequistão")
Gentílico: uzbeque, usbeque, usbequistanês(a)[1]

Localização República do Uzbequistão
Localização República do Uzbequistão

Capital Tashkent
41° 16' N 69° 13' E
Cidade mais populosa Tashkent
Língua oficial Uzbeque
Governo República
• Presidente Islam Karimov
• Primeiro-ministro Shavkat Mirziyayev
Independência da União Soviética 
• Formação 1747 
• Adesão à URSS 27 de outubro de 1924 
• Declarada 1º de setembro de 1991 
• Reconhecida 8 de dezembro de 1991 
• Completa 25 de dezembro de 1991 
Área  
  • Total 447.400 km² (55.º)
 • Água (%) 4,9
 Fronteira Cazaquistão (N), Quirguistão, Tajiquistão (E), Afeganistão (S), e Turcomenistão (S e W)
População  
  • Estimativa para 2008 27.345.026 hab. (44.º)
 • Densidade 60 hab./km² (114.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
 • Total US$ : 64,149 bilhões (73.º)
 • Per capita US$ : 2.344 (131.º)
IDH (2014) 0,674 (114.º) – médio[2]
Gini (2003) 36,8[3] 
Moeda Som uzbeque (UZS)
Fuso horário (UTC+5)
 • Verão (DST) não observado (UTC+5)
Cód. ISO UZB
Cód. Internet .uz
Cód. telef. +998
Website governamental http://www.gov.uz/en/

O Uzbequistão[4][5][6] ou Usbequistão[7][8][9][10][11][12][13][14] (em uzbeque: Oʻzbekiston) é um país na Ásia Central e uma das repúblicas que formavam a extinta União Soviética. É limitado a norte pelo Cazaquistão, a leste pelo Quirguistão e pelo Tajiquistão, a sul pelo Afeganistão e a sul e a oeste pelo Turcomenistão. Além do território principal, inclui também os enclaves de Sokh e de Iordan, no Quirguistão. Sua capital é a cidade de Tashkent.

O país é frequentemente alvo de cobertura noticiosa relativa ao desastre ecológico do mar de Aral, praticamente desertificado após o estabelecimento de um sistema nacional de irrigação mal sucedido.

História

Ver artigo principal: História do Uzbequistão

O território do Uzbequistão foi povoado desde o segundo milénio a.C.. Existem achados arqueológicos de ferramentas e monumentos de homens primitivos nas regiões de Fergana, Tasquente, Bucara, Corásmia e Samarcanda.

As primeiras civilizações existentes no Uzbequistão foram as Sogdiana, Báctria e Corásmia. Os territórios destes estados foram integrados no império Persa de Aquemênidas no século IV a.C., de que fizeram parte durante vários séculos. Desse facto resulta que parte da cultura persa tenha sido preservada no Uzbequistão até aos dias de hoje, onde muitos Uzbeques falam persa bem como russo, além de uzbeque.

Em 327 a.C., Alexandre, o Grande conquista Sogdiana e Báctria , casando-se com Roxana, filha de Oxiartes, um chefe de Sogdiana. Contudo, segundo reza a história, a conquista em pouco ajudou Alexandre pelo que a resistência popular foi intensa, causando danos ao seu exército nesta região.

Em 1220 os seus territórios foram tomados por Gengis Cã e a sua tribo Mongol.

No século XIV, Tamerlão subjugou os mongóis e criou um império. As suas campanhas militares estenderam-se até ao Médio Oriente. Tamerlão derrotou ainda o imperador otomano, Bajazeto I. Tamerlão visionava constituir a capital do seu império em Samarcanda, uma cidade de população predominantemente Tajique. A imagem de Tamerlão seria tomada mais tarde como referência histórica na construção da identidade nacional uzbeque.

No início do século XIX perto de 3200 km separavam a Índia Britânica das regiões extremas da Rússia Czarista. Grande parte desse território intermédio permanecia por cartografar.

O Império Russo iniciou então a sua expansão e estendeu-se pela Ásia Central. O período do "Grande Jogo" é geralmente considerado como o período decorrente entre 1813 e a Convenção Anglo-Russa de 1907.

Nesta região, a sua entrada deu-se após uma vitória fulgurante do general Mikhail Tcherniaev. Eles subjugam inicialmente em 1884 os canatos de Bucara e de Khiva, e seguidamente o Leste do atual Uzbequistão, incluindo Tasquente (1865). Os territórios conquistados foram reagrupados num ajuntamento administrativo sob o nome de Turquistão. Em março de 1876, o Canato de Cocanda sucumbe por seu turno às mãos dos russos.

O Uzbequistão como nação única e distinta apenas existe desde 27 de outubro de 1924, quando diversas entidades territoriais da Ásia Central foram reunidas na República Socialista Soviética do Uzbequistão. Em 1925, o Uzbequistão integra a URSS.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Uzbequistão acolheu várias centenas de milhares de famílias soviéticas em fuga das invasões hitlerianas a ocidente, entre os quais muitos órfãos da guerra, o que veio acelerar a russificação da república, principalmente a capital, Tasquente. Uma parte das indústrias pesadas da parte europeia da URSS evacuou-se também para o Uzbequistão. Essas fábricas permaneceram no Uzbequistão após o final da guerra, contribuindo para a industrialização da república.

No dia 31 de agosto de 1991, o Uzbequistão declarou a sua independência, mesmo que relutante, marcando o 1 de setembro como feriado nacional. Subsequentes tensões étnicas levaram perto de dois milhões de Russos a abandonar o país para a Rússia. Os uzbeques de etnia russa não têm qualquer estatuto legal na Rússia nem em qualquer outro país e encontram-se portanto espalhados pelo mundo, particularmente na Europa e Estados Unidos.

Tashkent, capital do Uzbequistão.

No dia 13 de maio de 2005 violentos protestos ocorreram em Andijon no seguimento da detenção de 23 muçulmanos acusados de serem fundamentalistas islâmicos. Os manifestantes tomaram de refém perto de trinta pessoas. Os soldados dispararam então sobre a multidão provocando um número elevado de mortos. O número exato de vítimas não é consensual, pelo que ao número oficial de 176 vítimas mortais, outras versões apontam para a ordem do milhar.

Nesse mesmo dia em Tasquente, um homem tomado erradamente por um bombista suicida foi abatido junto da embaixada de Israel.

O país procura agora diminuir a sua dependência do sector agrícola - é o segundo maior exportador mundial de algodão - enquanto tenta explorar as suas reservas minerais e petrolíferas.

Geografia

Ver artigo principal: Geografia do Uzbequistão

Alguns dados sobre a geografia do Uzbequistão:

  • Localização: Centro-Oeste da Ásia.
  • Área total: 447.400 km² (Terra: 425.400 km²; Água: 22 mil km²)
  • Alcance ao mar: O país é cercado por terra, tendo uma distância de 420 km no mar de Aral
  • Vizinhos: Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Turcomenistão
  • Coordenadas: 41°22'38.97"N,64°35'6.94"L
  • Extensão total da fronteira: 6.221 km
  • Extensão de fronteira com países vizinhos: Afeganistão (137 km), Cazaquistão (2.203 km), Quirguistão (1099 km), Tajiquistão (1161 km) e Turcomenistão (1621 km)
  • Terreno: A maior parte do território de Uzbequistão é formado por planícies (perto de quatro quintos do território). Um dos principais é a planície Turanian. Ao leste e nordeste estão as ramificações situadas no Tian Shan (leste) e na montanha Adelunga Toghi (nordeste), onde se acreditava estar o ponto mais elevado do país com 4301 m de altitude. Contudo, as Montanhas Pamir, a sudeste, detêm este ponto, com 4643 m no Pico Khazret Sultan, na fronteira com o Tajiquistão. Também há um dos maiores desertos do mundo, Kizilkums, situado na parte central do Uzbequistão.
  • Recursos minerais: O país possui gás natural, carvão mineral, ouro, cobre, tungstênio, e bismuto. Há poços de petróleo abertos.
  • Clima: O clima do país é na maior parte altitude média deserto-continental. A diferença das temperaturas, conforme as épocas do ano, é significativa. A temperatura média em janeiro é abaixo de -6Cº. A média de ascensões de temperatura é maior de 32Cº em julho. A quantidade de chuva é pequena, fazendo com que a agricultura dependa na maior parte de irrigação.

Demografia

Distribuição de tajiques no Uzbequistão
Ver artigo principal: Demografia do Uzbequistão

Alguns dados sobre a demografia do Uzbequistão:

  • Grupos étnicos: uzbeques 80%, russos 5.5%, tajiques 5%, coreanos 4.7%, cazaques 3%, karakalpak 2.5%, tártaros 1.5%, outros 2.5%
  • Religião: Não há religião oficial. Islamismo 88% (maioria de sunitas), Igreja Ortodoxa 9%, outros 3% (incluindo alguns budistas).
  • Idiomas: uzbeque (oficial), russo e tajique.

Cidades mais populosas

Política

Assembleia Nacional do Uzbequistão.
Ver artigo principal: Política do Uzbequistão

Subdivisões

Ver artigo principal: Subdivisões do Uzbequistão

O Uzbequistão está dividido em 12 províncias (singular: viloyat, plural: viloyatlar), uma república autónoma (respublikasi) e uma cidade autónoma (shahar) - capitais entre parênteses:

  1. Tashkent - capital nacional (a)
  2. Andijon (Andijon)
  3. Bukhoro (Bukhoro)
  4. Farghona (Farghona)
  5. Jizzakh (Jizzakh)
  6. Namangan (Namangan)
  7. Nawoiy (Nawoiy)
  8. Qashqadaryo (Qarshi)
  9. Samarcanda (Samarcanda)
  10. Sirdaryo (Guliston)
  11. Surkhondaryo (Termiz)
  12. Tashkent (Tashkent)
  13. Khorazm (Urgench)
  14. República do Caracalpaquistão (Nuqus) (b)

(a) cidade autónoma (b) república autónoma

Economia

Ver artigo principal: Economia do Uzbequistão

O Uzbequistão foi uma das zonas mais pobres da antiga União Soviética com mais de 60% da sua população a viver em comunidades rurais densamente povoadas. O Uzbequistão é atualmente o 6º maior exportador de algodão, um grande produtor de ouro e gás natural, e ao nível regional um importante produtor de produtos químicos e maquinaria.

Cultura

Ver também

Referências

  1. Portal da Língua Portuguesa, Dicionário de Gentílicos e Topónimos do Usbequistão
  2. «Human Development Report 2015» (PDF) (em inglês). Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 14 de dezembro de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  3. CIA World Factbook, Lista de Países por Coeficiente de Gini (em inglês)
  4. «Ministério das Relações Exteriores (Brasil)» 
  5. «Dicionário Aulete - registra igualmente "uzbeque" e "usbeque"» 
  6. «Academia Brasileira de Letras - registra "uzbeque" e "usbeque"» 
  7. Dicionário Aurélio só aceita essa forma - em consonância com o novo [[Acordo Ortográfico de 1990]], cuja base III, parágrafo 4º, diz que, quando seguido de consoante, o "z" se tornará "s", sendo as únicas exceções a essa regra os advérbios terminados em -mente (por exemplo: felizmente); assim, em português deve-se grafar "asteca", não "azteca"; e "usbeque" (e Usbequistão); não "uzbeque")
  8. Código de Redacção Interinstitucional da União Europeia
  9. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Porto Editora (disponível na Infopedia)
  10. Macedo, Vítor (Primavera de 2013). «Lista de capitais do Código de Redação Interinstitucional» (PDF). Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 41): 11; 15. ISSN 1830-7809. Consultado em 23 de maio de 2013 
  11. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  12. «Dicionário Michaelis» 
  13. «Dicionário Aulete - registra igualmente "uzbeque" e "usbeque"» 
  14. «Academia Brasileira de Letras - registra "usbeque" e "uzbeque"» 
  15. «Численность городского и сельского населения по регионам». The State Comittee of the Republic of Uzbekistan on Statistics. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  16. «Административно-территориальное деление Наманганской области». Портал открытых данных Республики Узбекистан. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  17. «Самарқанд шаҳри». samarkand.uz. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  18. «Количество населения в Андижанской области». Портал открытых данных Республики Узбекистан. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  19. «Число постоянных жителей в Республики Каракалпакстан». Портал открытых данных Республики Узбекистан. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  20. «Численность населения Узбекистана по городам, 2018». poltavareview.com. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  21. «Демографическая ситуация в Ферганской области». Портал открытых данных Республики Узбекистан. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  22. «Численность населения Кашкадарьи». Statistics. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  23. «Демографическая ситуация в Ферганской области». Портал открытых данных Республики Узбекистан. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  24. «Демографическая ситуация в Ферганской области». Портал открытых данных Республики Узбекистан. Consultado em 25 de janeiro de 2018 

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Uzbequistão