Válvula borboleta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo de válvula borboleta produzida em ferro

A válvula borboleta pode ser usada para isolar ou regular a vazão de uma rede. O elemento de vedação tem a forma de um disco, e seu acionamento pode ser realizado manualmente ou por mecanismos hidráulicos ou pneumáticos.[1]

Essas válvulas permitem um fechamento rápido. As válvulas borboleta são preferidas porque são mais baratas que outros modelos, além de serem mais leves requerendo suportes mais simples e ocupando menos espaço que as válvulas gavetas ou globo. O disco está posicionado no centro da válvula e, atravessando-o de um lado ao outro, há uma haste conectada a um atuador do lado de fora da válvula. A rotação do atuador faz o disco girar para uma posição paralela ou perpendicular ao fluxo. Ao contrário de uma válvula esfera, o disco está sempre presente dentro do fluxo, portanto uma queda de pressão é sempre induzida no fluxo, independentemente da posição da válvula.

No Brasil, existem diversas empresas que fabricam e comercializam válvulas borboleta. Entre elas: IMI Interativa em Sorocaba/SP, Zanardo Válvulas em Araçatuba/SP, Hidrail Valvulas em São Paulo, CSR Válvulas em Mogi Mirim/ SP, Foxwall em Cotia/SP, RTS Válvulas em Guarulhos/SP, Valloy, entre outras. Hoje, as válvulas borboleta são usadas nos mais diversos mercados geradores de energia, indústria alimentícia, papel e celulose, saneamento e tratamento de efluentes, entre outros.

Por ser uma válvula de princípio simples e fácil utilização, além de baixa manutenção, é usada em larga escala.

Grande válvula borboleta utilizada em uma usina hidrelétrica no Japão.

Referências

  1. «Válvula borboleta com flanges». Consultado em 27 de maio de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]