Válvula de gaveta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A stainless steel gate valve

Uma válvula de gaveta é uma válvula que se abre levantando uma porta/cunha (o dito "gaveta") redonda ou retangular para fora do trajeto do fluido.

A característica distinta de uma válvula de gaveta é que a superfície de vedação entre a "gaveta" (também chamada "obturador") e o sua sede ("berço") é plana, então válvulas de gaveta são usadas frequentemente quando é desejado um fluxo em linha reta e restrição hídrica mínima. As faces da "gaveta" podem apresentar uma forma de cunha ou podem ser paralelas. Válvulas de gaveta típicas nunca devem ser usadas para regular o fluxo, a menos que elas sejam projetadas especificamente para esse propósito. Válvulas de gaveta típicas são projetadas para ser totalmente abertas ou fechadas, portanto, normalmente, liberar ou obstaculizar completamente o fluxo. Ao abrir a válvula de gaveta, o trajeto do fluxo é aumentado de uma forma altamente não-linear com relação à porcentagem de abertura. Isto significa que a taxa de fluxo não muda com o percurso da coluna. Além disso, uma "gaveta" parcialmente aberta tende a vibrar com o fluxo de fluido. A maioria das mudanças de fluxo ocorre próximo ao fechamento com uma velocidade relativamente alta de fluido que causa o desgaste da "gaveta" e de sua sede e eventuais fugas se usada para regular o fluxo.1 Quando totalmente aberta, a típica válvula de gaveta não produz obstrução ao trajeto do fluxo, resultando em perdas por atrito muito baixas, logo, baixa perda de carga.2 3

Válvulas de gaveta são caracterizadas como tendo tanto uma haste (tronco) aumentada ou não ascendente. Hastes ascendentes (rising stems) fornecem uma indicação visual da posição da válvula, pois a haste é anexada à gaveta de tal forma que a gaveta e a haste sobem e descem em conjunto, na medida em que a válvula é operada. Válvulas de haste não ascendente podem ter um ponteiro roscado na extremidade superior para indicar a posição da válvula, uma vez que a gaveta se desloca para cima ou para baixo da haste sobre a guia, sem levantar ou abaixar a haste (apenas a porca de manobra, presa à gaveta, se desloca, não elevando-se a haste).4 Hastes não ascendentes são usadas no subsolo ou onde o espaço vertical é limitado.

Tampas (bonnet) proporcionam fechamento hermético para o corpo da válvula. As válvulas de gaveta podem ter um parafuso, em união, ou tampa aparafusada. Tampas roqueáveis (screw-in) são mais simples, oferecendo um selo durável, à prova de pressão. Tampas de junção são adequadas para aplicações que necessitem de controle e manutenção frequentes. Também dão o corpo um aumento de resistência mecânica. Tampas parafusadas são usadas para válvulas maiores e aplicações de maior pressão.


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Gate valve (desde janeiro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.

Referências

  1. Fluid Power, Naval Education and Training Command, NAVETRA 12964, July 1990, 0502-LP-213-2300
  2. Engine Mechanics - Gate Valves - www.tpub.com (em inglês)
  3. DOE FUNDAMENTALS HANDBOOK MECHANICAL SCIENCE - Module 4 - Valves - knowledgepublications.com (em inglês)
  4. Válvula De Gaveta - Cunha Metálica - www.saint-gobain-canalizacao.com.br