Vânia Marise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vânia Marise
Informação geral
Nome completo Vânia Marise de Campos e Silva [2]
Também conhecido(a) como Tia Vânia [3]
Nascimento 12 de dezembro de 1946 (77 anos)
Origem Goiânia-GO
País  Brasil
Gênero(s) Música erudita brasileira, Música clássica, Música de câmara
Instrumento(s) Piano
Período em atividade 1962 - Atualmente
Outras ocupações Professora e preparadora musical

Vânia Marise de Campos e Silva, popularmente conhecida como Tia Vânia (Goiânia, 12 de Dezembro de 1946), é uma pianista, correpetidora e educadora brasileira. Tornou-se uma figura central do movimento de música clássica e lírica em Brasília.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Goiânia, desde cedo mostrou interesse pela música, iniciando os seus estudos aos três anos de idade. Graduou-se em piano e licenciou-se em música e pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. É doutora pela Universidade de São Paulo. Mudou-se para Brasília em 1984.

Há muitos anos tem se dedicado principalmente às áreas de piano, música de câmara e correpetição, participando na preparação de cantores para as várias montagens de óperas na capital federal. Na Universidade de Brasília e no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, é professora/preparadora musical.

Tornou-se especialista em preparação musical operística, participando de várias óperas, montagens e apresentações de cortinas líricas. Também tem se apresentado – como solista e como acompanhadora – em vários estados brasileiros, além de embaixadas de diversos países [4]. Desde 1993 tem diversificado seu campo de atuação acompanhando profissionalmente instrumentistas em várias formações camerísticas.

Sempre pronta a orientar e acompanhar tanto os profissionais como os jovens instrumentistas e cantores, devido a sua extensíssima bagagem musical e cultural, tornou-se uma figura central do movimento de música clássica de Brasília.

Trabalho Pedagógico[editar | editar código-fonte]

Educadora, tem se dedicado sobretudo aos jovens em fase de profissionalização, os quais sempre orienta e acompanha.

Começou a lecionar aos dezoito anos. Exerceu variada atividade docente e acadêmica na UFG, onde foi professora adjunta até 1984. Na Escola de Música de Brasília trabalhou intensamente nas áreas de piano, música de câmara, e correpetição, principalmente com canto. É professora da Universidade de Brasília.

Participou da formação de vários músicos profissionais da cidade de Brasília, tais como Lígia Moreno[5], Cristina Carvalho, Henriqueta de Mattos e Taís Vilar.

Ministrou inúmeros cursos para instituições públicas e privadas e proferiu palestras e conferências. Tem livros editados[1] e monografias, teses e artigos publicados em revistas especializadas.

Principais trabalhos[editar | editar código-fonte]

Publicações e artigos[editar | editar código-fonte]

  • Vânia Marise de Campos e Silva, Testes de Aptidões Musicais, Revista de Artes número 1, volume 3, 1982 Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
  • Vânia Marise de Campos e Silva, Utilização de Recursos Rítmico-Sonoros no Desenvolvimento da Educação, Voz, Palavra e Linguagem no Deficiente Mental, Revista de Artes número 1, volume 2, 1981 Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
  • Vânia Marise de Campos e Silva, Educação Musical para Deficientes Mentais, Goiânia, GO, Editora Oriente, 1975, 244 p.; Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, registro número 21656, Lº 16, fl.166. [19]
  • Sandra Rassi Jungmann; Vânia Marise de Campos e Silva. Um aspecto negligenciado do desenvolvimento dos deficientes visuais: Educação Musical. Inter-Ação, Goiânia: volume 2, número 4, p. 151-167, jan./jun., 1977. [20]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.