Vírus de Coxsackie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vírus de Coxsackie recebeu este nome após ter ocorrido no Vilage Coxsackie, Condado de Greene, NY, onde foram descobertos. Os vírus do coxsackie são parte da família dos enterovirus (que inclui também ecoviroses, poliomielite, e vírus do hepatite A) que vivem no sistema digestivo humano. Podem espalhar de pessoa para pessoa, geralmente por causa de mãos mal lavadas e nas superfícies contaminadas por fezes, onde podem viver por diversos dias. Em países tropicais, as infecções ocorrem durante todo o ano. Em climas mais amenos, os surtos do vírus do coxsackie são mais frequentes no verão e raramente ocorrem no inverno.

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Aproximadamente metade das crianças com infecção do vírus do coxsackie não têm nenhum sintoma. Algumas crianças desenvolvem repentinamente febres de 101 a 104 graus Fahrenheit (38,3 a 40 Celsius), dor de cabeça, enxaqueca, e dores musculares. Algumas desenvolvem também uma dor de garganta suave, desconforto abdominal, ou náuseas. Uma criança com vírus do coxsackie pode simplesmente sentir-se quente mas não ter nenhum outro sintoma. Na maioria das vezes, aproximadamente os últimos 3 dias são da febre, que em seguida desaparece. Em outras, a febre é bifásica, significando que aparece para 1 dia, desaparece então por 2 a 3 dias, retornando então por 2 a 4 dias.

  • Além de causar febre simples, os vírus do coxsackie podem causar diversos sintomas diferentes que afetam diferentes partes do corpo:
  • Mão, pé, e doenças da boca: um tipo de síndrome do vírus do coxsackie, bolhas vermelhas doloridas na garganta e na língua, nas gengivas, e nas palmas das mãos e nas solas dos pés.
  • Herpangina: uma infecção do vírus do coxsackie na garganta, lesões no palato mole, úvula, amídalas e faringe.
  • Pleurodinia (chamado também doença de Bornholm) é uma infecção relacionada do vírus do coxsackie que causa espasmos dolorosos nos músculos da caixa torácica e do abdômen superior.
  • A conjuntivite hemorrágica é uma infecção que afeta á esclera , isto é , o branco dos olhos. Raramente ocorre baixa da acuidade visual ,decorrente de edema retiniano secundário à inflamação da coróide .

Os vírus de Coxsackie podem também causar meningites, uma infecção das meninges (as três membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), e raramente, encefalites, uma infecção do cérebro. Podem também causar miocardites, uma infecção do músculo do coração.

Os recém-nascidos, que podem ser infectados por suas mães durante ou logo após o nascimento, são de maior risco ao desenvolverem infecção séria, incluindo miocardites, hepatites, e meningoencefalites (uma inflamação do cérebro e das meninges).

Ícone de esboço Este artigo sobre vírus é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.