VIA C3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
VIA C3
Microprocessador

VIA C3 C5XL CPGA.jpg

Produzido em: 2001 até o presente
Fabricante: VIA Technologies
Frequência do Processador: 700 MHz a 1400 MHz
Frequência do barramento: 100 MHz a 133 MHz
Lisura: 130 nm a 150 nm
Microarquitetura: x86
Soquete: Soquete 370
Núcleos:
  • Samuel 2 (C5B)
  • Ezra (C5C)
  • Ezra-T (C5N)
  • Nehemiah (C5XL)
  • Nehemiah (C5P)

VIA C3 é uma família de unidades centrais de processamento x86 para computadores pessoais desenvolvido pela Centaur Technology e vendido à VIA Technologies. Os diferentes núcleos foram criados de acordo com a metodologia da Centaur Technology. É sucessor da família de processadores Cyrix III na gama de processadores da VIA.

Suas principais características são o baixo consumo de energia, baixo custo e desempenho muito abaixo dos concorrentes.

História[editar | editar código-fonte]

Cyrix III[editar | editar código-fonte]

Cyrix III foi o nome dado a dois diferentes processadores lançados pela VIA Technologies após a compra das empresas Centaur e Cyrix. A primeira versão do processador foi baseado no projeto "Joshua" da Cyrix, mas foi logo descontinuado.

A segunda versão se baseou no núcleo "Samuel" da Centaur, que apresentava um processo de fabricação menos complexo e consumia menos energia.

Núcleos Samuel 2 e Ezra[editar | editar código-fonte]

O VIA Cyrix III foi renomeado para VIA C3 com a mudança para o núcleo "Samuel 2" (C5B), por não se basear nas tecnologias adquiridas da Cyrix, O acréscimo de cache L2 no núcleo melhorou o seu desempenho[1] . Além disso, utiliza um processo de fabricação menor (150 nm), barateando o custo de produção e reduzindo o consumo de energia.

A VIA continuou a ênfase em minimizar o consumo de energia com o processo de fabricação seguinte. "Ezra" (C5C) e "Ezra-T" (C5N) foram revisões menores do núcleo "Samuel 2" com modificações ao protocolo de barramento na versão "Ezra-T" para efeito de compatibilidade com o núcleo "Tualatin" do processador Pentium III. A família C3 foi, durante anos, o processador x86 de menor consumo no mercado. Seu desempenho, por outro lado, estava abaixo de seus concorrentes devido à falta de melhorias ao projeto.[2]

Núcleos Nehemiah[editar | editar código-fonte]

O núcleo "Nehemiah" (C5XL) foi a primeira grande revisão dos processadores C3. À época, a VIA não revelou por completo as mudanças realizadas no processador. A empresa corrigiu diversos erros de projeto dos núcleos anteriores, incluindo compatibilidade incompleta com as instruções MMX e a velocidade inferior da unidade de processamento de ponto flutuante. O número de pipelines foi aumentado de 12 para 16, o que possibilitou um aumento na velocidade de processamento. Além disso, removeu as instruções 3DNow! em favor do SSE. O linux reconhece-o como C3-2. No entanto, ainda era baseado no soquete 370, com barramento de 133MHz.

VIA Technologies (categoria)
Processadores: C3 • C7 • Nano
Chipsets: Chipsets VIA
Rede: VIA Velocity • VIA Rhine
Som: VIA Envy • VIA Vinyl
S3 Graphics (comparativo)
Pré-Direct3D: S3 Trio • S3 ViRGE
Direct3D 5/6: S3 Savage
Direct3D 7.x: S3 Savage 2000
Direct3D 9.x: S3 Chrome

Devido ao aumento de demanda por processadores de baixo custo e consumo por parte dos sistemas embarcados, a VIA passou a procurar esses nichos com a adição de recursos atraentes a esse segmento. Um exemplo foi o gerador de números aleatórios.

A revisão "C5P" do núcleo "Nehemiah" trouxe alguns outros avanços, incluindo um sistema de encriptação AES além de um empacotamento mais portátil.

Referências

  1. Poluvyalov, Alexander. VIA Cyrix III (Samuel 2) 600 and 667 MHz, "Digit-Life", visitado em 2007-12-23.
  2. (29 de setembro de 2001) 800MHz Via C3 CPU, "Dan's Data", acessado em 2007-12-23.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.