VLC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
VLC media player
VLC Icon.svg
VLC Media Player Screenshot.png
VLC 2.1
Desenvolvedor VideoLAN Project
Lançamento 1º de fevereiro de 2001
Versão estável 2.1.3 (4 de fevereiro de 2014; há 24 semanas e 1 dia) [+/-]
Versão em teste [+/-]
Idioma(s) 69 idiomas
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Tocador de mídia
Licença GPL
Tamanho 20,1 MB
Página oficial www.videolan.org/vlc

VLC media player é um reprodutor/tocador (player) e transmissor multimídia de código aberto. Possui suporte a vários formatos de vídeo, como OGM, MPEG1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, DVD, VCDs, etc e áudio como OGG, Speex, FLAC, MPC (Musepack), MP3, WAV e outros. Além disso, tem suporte a vários protocolos de transmissão (streaming), podendo ser usado como servidor de vídeo em uma rede de alta velocidade. Possui suporte a transmissão em unidirecional ("unicast") ou multidirecional ("multicast"). Além disso, opera em redes IPv4 e IPv6. O VLC tem versões para vários sistemas operacionais, tais como Windows, Mac OS, FreeBSD, GNU/Linux, BeOS, dentre outros e possui suporte a vários protocolos como UDP, HTTP, RTP, etc.

O VLC é considerado por muitos um dos melhores softwares usados para transmissão e reprodução de vídeos. Isso devido a gama de plataformas suportadas, formatos de arquivos tocados, dentre outras funcionalidades que vêm sendo agregadas ao VLC constantemente.

História[editar | editar código-fonte]

O VLC inicialmente era o software cliente para o projeto VideoLAN que tinha por objetivo criar um programa para transmitir vídeo (video streaming) por meio de uma rede. Foi criado na Ecole Centrale Paris e licenciado na GNU General Public License em 1 de fevereiro de 2001, passando a ser desenvolvido por voluntários do mundo todo.

O acrônimo VLC deriva de "VideoLAN Client", nome abandonado devido a incorporação do programa servidor (VideoLAN Server) no software cliente.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O VLC é popular por sua capacidade de exibir vídeos incompletos ou danificados durante o processo de cópia. Por exemplo, arquivos em cópia nos programas BitTorrent ou eMule.

Outro recurso do programa é poder acessar arquivos .iso e executar os arquivos contidos na imagem de disco, mesmo que o sistema operacional não tenha a capacidade de trabalhar diretamente com arquivos .iso.

Por meio da biblioteca FFmpeg, o VLC é compatível com diversos formatos de áudio e vídeo, sendo um dos poucos programas capazes de rodar vários formatos de mídia sem o auxílio de um programa externo ou do sistema, característica compartilhada com outros programas que utilizam o ffmpeg como o MPlayer e Xine.

Filtros do programa permitem distorcer, rotacionar, dividir, desentrelaçar (deinterlace), espelhar vídeos ou acrescentar logotipos, pode ainda exibir vídeo como ASCII art.

Versões[editar | editar código-fonte]

VLC media player em português no Mac OS X v10.5.

O VLC está disponível para os seguintes sistemas operacionais [1] :

Microsoft Windows Mac OS X e iOS BeOS / Zeta / Haiku
Debian GNU/Linux Fedora Core Mandriva
Red Hat Linux Slackware Linux SUSE Linux
Ubuntu WinCE / PocketPC Zaurus

Outros sistemas[editar | editar código-fonte]

Para os seguintes sistemas operacionais, o programa pode ser usado copiando o seu código-fonte e compilando-o:

NetBSD OpenBSD FreeBSD
Solaris QNX Gentoo Linux

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons

Referências

  1. VLC overview Acessado em 18 de Outubro de 2006

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.