VOB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Um arquivo VOB (Video Object) é um arquivo de vídeo presente na maioria dos DVD-Vídeo. Ele contém o próprio vídeo, áudio, legendas e menus (VobSubs), conteúdos em formato streaming.

Arquivos VOB estão codificados num formato semelhante ao MPEG-2. Se a extensão do arquivo for alterada para .mpg ou .mpeg, o arquivo continua contendo toda a informação, contudo a maioria dos reprodutores MPEG-2 não suportam as legendas embutidas no arquivo.

Para gravar arquivos VOB em um DVD±R, outros arquivos DVD-Vídeo são necessários, incluindo arquivos IFO e BUP. A gravação é mais fácil utilizando programas indicados como K3b, Nero ou Roxio Toast.

Arquivos VOB irão rodar normalmente em um Macintosh utilizando o Mplayer, VLC media player, e algum outro reprodutor de DVD. No Linux poderá utilizar o Xine, MPlayer ou VLC media player. No Windows é possível utilizar o Media Player Classic, VLC media player, Gom Player, praticamente qualquer reprodutor compatível com DirectShow ou o Nero Showtime.

Ver também[editar | editar código-fonte]