VTK

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O VTK (Visualization ToolKit) é um software livre, do tipo código aberto, para computação gráfica 3D, processamento de imagem e visualização utilizado por milhares de investigadores em todo o mundo.

O VTK consiste numa biblioteca de classes, implementada e desenvolvida em linguagem C++ utilizando os princípios de programação orientada ao objecto e é independente da plataforma de desenvolvimento (MS Windows, Unix, Macintosh). Possuí também várias interfaces para linguagens interpretadas, que permitem desenvolver aplicações noutras linguagens para além de C++, como Tcl/Tk, Java e Python. Com o seu código fonte em C++ disponibilizado livremente, foi desenvolvido para ser facilmente expansível. Novas classes podem ser facilmente implementadas com o apoio da vasta documentação disponibilizada no código e nas páginas do manual e on-line.

Por outro lado, o VTK não possui um motor gráfico muito rápido, necessitando de um sistema computacional com algumas capacidades para o utilizar esta biblioteca com eficácia

Referências[editar | editar código-fonte]

  • W. Schroeder, K. M. Martin, and W. E. Lorensen, The visualization toolkit (2nd ed.): an object-oriented approach to 3D graphics: Prentice-Hall, Inc., 1998.
  • I. Kitware, "http://www.vtk.org/"
Ícone de esboço Este artigo sobre software livre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.