Uveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vaccinium padifolium)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaVaccinium padifolium

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Ericaceae
Género: Vaccinium
Espécie: V. padifolium
Nome binomial
Vaccinium padifolium
J.E. Sm. ex Rees 1817
Sinónimos
Vaccinium maderense Link

A uveira (Vaccinium padifolium) também conhecida popularmente como uva-da-serra ou remania é uma planta da família Ericaceae. Trata-se de uma espécie comum endémica da Madeira , sendo característica do urzal de substituição da floresta da Laurissilva do Til, surgindo também nestes bosques e em locais expostos, entre os 800 e os 1700 metros de altitude.

Apresenta-se como um arbusto, ou pequena árvore, perenifólio com até 6 metros de altura, com ramos novos geralmente avermelhados e pubescentes, sendo as folhas oblongas a elípticas, de 2,5 a 7 centímetros de comprimento e 1 a 2,5 cm de largura, serrilhadas, muitas vezes avermelhadas e glabras com a excepção do pecíolo e nervura média da página inferior, que se apresenta pubescente.

As flores desta planta apresentam uma corola amarelo-esverdeada, maculada de vermelho, globosa a campanulada, com 7 a 10 milímetros, de lobos muito pequenos e recurvados, dispostas em rácimos axilares, com pedicelos curvos, ocorrendo a floração entre Maio e Agosto.

O fruto desta planta é uma baga quase ovóide com até 12 por 10 mm, de tom preto-azulado quando maduro. É comestível e ao longo dos tempos foi utilizado na alimentação para a confecção de compotas, aguardentes, vinagre e licores.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Árvores e Florestas de Portugal - Açores e Madeira, Edic. Público, Comunicações, SA. Dep. Legal nº 254481/2007
  • Press, J.R. & Short, M.J., 1994. Flora of Madeira. HMSO. London
  • Jardim, R. & Francisco, D., 2000. Flora endémica da Madeira. Múchia Publicações, Setúbal - ISBN 972-86222-00-7
  • Costa, J. C., Capelo, J., Jardim, R., Sequeira, M., (2004). Catálogo Florístico do Arquipélago da Madeira. Quercetea 6, 187-200.
Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.