Vale Eletrônico Metropolitano
O VEM - Vale Eletrônico Metropolitano é um Smart card de bilhetagem eletrônica utilizado na região metropolitana do Recife.
História: Em novembro de 1998, O primeiro sistema de bilhetagem eletrônica foi implantado em Recife pela empresa mineira Tacom, sendo então uma das cidades pioneiras em bilhetagem eletrônica no brasil. O contrato do serviço foi assinado por 10 anos e nesse tempo apenas estudantes e trabalhadores em medias e grandes empresas tinham acesso aos antigos "Passe Fácil" (Estudante) e "Bilhete Eletrônico" (Trabalhador), que utilizavam exclusivamente a tecnologia de chips com contato. Com o passar do tempo a tecnologia utilizada em Recife se tornou obsoleta e bastante onerosa, pois todo o hardware (validadores e pontos de venda) dessa tecnologia eram alugados. Em 2008 devido a o atraso na licitação para o novo período de concessão do serviço, o contrato da Tacom foi renovado por 1 ano.
Em 2009 a empresa APB Prodata Brasil venceu a licitação do novo modelo de bilhetagem eletrônica e assim iniciou-se o processo para implementação dos novos cartões.
Com o design criado pela Marta Lima Comunicação (A mesma empresa que criou o manual de identidade visual do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano ), substituiu os antigos cartões por completo em agosto de 2009, quando o antigo sistema eletrônico e tradicional de bilhetagem de papel foi desativado. Os cartões VEM operam com tecnologia sem contato pois possuem um chip interno que comunica-se com o validador através de RFID.
Possui sete modalidades: Trabalhador, Estudante, Rodoviário, Infantil, Comum, Especial e Idoso. Destas, as duas últimas modalidades ainda não estão disponíveis.
Índice |
VEM Trabalhador[editar]
Inaugurado em 26 de maio de 2009, é um cartão utilizado pelos trabalhadores que recebem o vale transporte para pagamento em tarifa integral. O mesmo é solicitado e entregue ao empregado pela empresa empregadora, mas também pode ser solicitado por empregadores pessoas físicas ou qualquer pessoa pessoa física que deseje ter o cartão com seu nome impresso, bastando solicita-lo no site http://www.vemgranderecife.com.br e retira-lo no posto da gerência comercial do Grande Recife .
A sua recarga pode ser feita pela própria internet, no site supracitado, onde após a geração do pedido e pagamento do boleto, a recarga estará disponível na catraca sempre após 2 dias úteis após o pagamento do boleto, nesta modalidade é cobrada uma taxa no valor de 2,5% da recarga. Há também a opção de carga na gerencia comercial do Grande Recife, nesta modalidade é preciso primeiramente retirar um boleto na própria gerencia comercial ou no site do Grande Recife, realizar o pagamento e em seguida ir ao posto da gerencia comercial com o(s) cartão(tões) para realizar a recarga, esta modalidade nã há incidencia de taxas. Adicionalmente é pssivel recarregar a dinheiro no posto da Soledade sem incidência de Taxas. Os créditos do tipo V.T. não possuem validade e podem ser utilizados até 8 vezes ao dia, a liberação da catraca é imediata após a leitura do cartão.
Este cartão carrega apenas duas cargas, significando que mesmo que haja mais recargas feitas e pagas pela empresa empregadora, a recarga só é efetivamente feita quando a primeira das cargas é completamente utilizada, impedindo o acumulo infinito de créditos que ocorria na bilhetagem anterior. Caso isso ocorra, é possível realizar a recarga dirigindo-se com o cartão e carteira de identidade (pois só o titular poderá fazê-lo) ao posto da Soledade.
Desde 9 de outubro de 2009 os créditos do tipo Vale Transporte só podem ser utilizado uma única vez por viagem, impedindo o uso por mais de uma pessoa na mesma viagem, caso o cartão possua créditos do tipo Comum, será permitido o uso por mais de uma pessoa, pois apartir do segundo uso na mesma viagm, serão decontados créditos comuns. Desde agosto de 2010 é possível consultar saldos e extratos deste cartão para quem tem cadastro no site de compras do VEM. Ate julho de 2012, não era permitido o uso do cartão Vem Trabalhador com créditos comuns, apesar do cartão possuir um "espaço" para créditos comuns, apartir da implantação da Rede Ponto Certo, o cartão trabalhador também pode ser usado como cartão moedeiro com a vantagem de poder ser bloqueado e ter seus créditos não utiizados, recuperados.
VEM Estudante[editar]
Inaugurado em Abril de 2009, foi o primeiro VEM a ser utilizado pela população em geral.
Utilizado pelos estudantes que possuem direito a meia passagem, seu uso desconta apenas 50% do valor referente à passagem vigente, no entanto, a liberação da catraca só ocorre quando o cobrador confere a carteira de estudante e o cartão, que possui a foto do seu titular impressa, confirmando a passagem apertando um botão existente no validador. Os créditos carregados no VEM Estudante tem validade Indeterminada.
Criticado pelos estudantes, pois aumentou o tempo de embarque e não trouxe nenhum benefício prático para os mesmos. A partir de Junho de 2009, iniciou-se o procedimento para recarga embarcada, onde pagando um adicional controverso de R$ 1, é possível fazer a recarga sem se deslocar ao posto central da Rua da Soledade. É necessário fazer um cadastro na internet confirmando dados pessoais durante o processo, muitos estudantes foram incluidos com dados errados no sistema, e por isso muitos não conseguem fazê-lo, sendo obrigado a entrar em contato com o Grande Recife pelo 08000810158. Quando se consegue o acesso ao sistema, é gerado um pedido, pedido este que tem até 5 dias para ser pago, após a confirmação do pagamento, é necessário mais 24h para o pedido ser liberado para recarga no ônibus, ou seja, são no mínimo 2 dias para a recarga, além de que, no começo do sistema, era gerado um boleto bancário para pagamento, o que era aceito em todas as agencias bancárias, em de julho 2009 o sistema mudou e o boleto gerado agora só é aceito em lotéricas e agências da Caixa Economica Federal. Por esses motivos o sistema de recarga online, até agora, não engrenou e é utilizado por 5% dos estudantes.
Por ser considerado um tipo de gratuidade, não é aceito nas linhas de ônibus opcionais.
VEM Rodoviário[editar]
O primeiro tipo de VEM a ser produzido, começou a ser entregue aos empregados e operadores do sistema em outubro de 2008, quando os novos validadores começaram a serem instalados.
Em serviço servem para operar o sistema: iniciar viagem, marcar ponto de retorno, encerrar viagem, etc., quando fora de serviço, serve para os seus portadores usufruírem de gratuidade ilimitada nos ônibus, após a (teorica) conferência da foto impressa e posterior liberação da passagem por parte do cobrador que estiver em serviço. Mesmo sendo de uso exclusivo de empregados e empregadores do sistema, o seu uso indevido é bastante considerável, pois mesmo sabendo que isso é ilegal e pode custar seus empregos, os empregados cedem os seus cartões a terceiros, parentes ou amigos.
VEM Comum[editar]
Lançado em 9 de dezembro de 2010, trata-se de um cartão recarregável, que esta sendo vendido e recarregado única e exclusivamente no posto da Rua da Soledade, permite a aquisição de créditos antecipados para uso no sistema de transporte, porém, não oferece nenhum atrativo a mais do que isso. é um cartão ao portador, significando que, em caso de perda, roubo ou extravio, os creditos remanescente que não foram usados, não poderão ser recuperados. Após reclamações, está fazendo integração com os trens da CBTU/METROREC, porém continua descontando tarifa cheia aos domingos (a lei que criou a meia passagem aos domingos foi da época da antiga bilhetagem, que não oferecia cartões avulsos além dos vales transportes, segundo o GRCTM, não há dispositivo legal que autorize a cobança de meia passagem no Vem Comum aos Domingos). Comparado com outras capitais, possui um preço de recarga inicial elevado (carga inicial minima de R$ 25), por esses motivos suas vendas iniciais foram um fracasso: em 2 semanas de sua existência foram vendidos aproximadamente 100 cartões. Como já citado anteriormente, todo Vem Trabalhador, pode ser utilizado como Vem Comum, com a vantagem de se ter o nome impresso e poder ter seus creditos não utilizados recuperados em uma segunda via do mesmo numa eventual perda, roubo ou extravio.
VEM Especial[editar]
Destinado a substituir a carteira de livre acesso, que é concedida aos deficientes físicos, mentais, auditivos e intelectuais. Como dita o nome da carteira que substituirá, conta com créditos ilimitados, mas deverá ser revalidado a cada ano. Não há previsão de Lançamento, mas acredita-se que o mesmo já foi bastante postergado, pois as carteiras de livre acesso em vigor são de 2009 que já foram prorrogadas mais de tres vezes. Em agosto de 2012 o Governo de Pernambuco produziu um video onde é mostrado o Vem Especial, porém, durante todo o video o mesmo é chamado de Carteira de Livre Acesso: http://www.pe.gov.br/imprensa/galeria/videos/126/governo-do-estado-promove-acessibilidade-com-a-carteira-de-livre-acesso/
VEM Infantil[editar]
Consiste num cartão para as crianças ate 6 anos incompletos, para evitar que as mesmas passem por baixo da catraca, possui um design diferente dos demais cartões para ser mais atrativos para as crianças, possui créditos gratuitos ilimitados, no entanto, é automaticamente cancelado quando a criança completa os 6 anos de idade. O cadastramento do Vem Infantil se deu no começo de 2009.
Os cartões começaram a ser distribuídos às crianças em outubro do mesmo ano, através dos correios. O cadastramento é permanente. Os interessados devem fazer suas solicitação na Gerência Comercial do Grande Recife.
VEM Idoso[editar]
Cartão destinado aos idosos que não terão mais que apresentar sua carteira de identidade a câmera instalada no ônibus e poderão rodar a catraca se assim o desejar. Possui créditos ilimitados porém devera ser revalidado de tempos em tempos. Sem previsão de implantação.
Rede Ponto Certo[editar]
Desde julho de 2012, o Vem passou a contar com o sistema de de recargas descentralizadas da Rede Ponto Certo, empresa que já operava com as recargas dos bilhetes unico em São Paulo e Rio de Janeiro. Terminais de auto-atendimento estão sendo espahados em vários pontos por toda região metropolitana e permitem a recarga dos cartões Vem estudante e comum única e exclusivamente a dinheiro (apesar do TAA ser preparado para cartão de débito/crédito, este nao é utilizado em Recife). o Vem Trabalhador pode ser recarregado nas máquinas da Rede Ponto Certo, no entanto, a carga entrará como credito de Vem Comum, sendo utilizado apenas quando o crédito de Vale Transporte termina ou possui algum impedimento para ser usado, tais como o uso simultãneo do cartão por duas ou mais pessoas na mesma viagem ou quando se excede 8 utilizações diarias do Vale Transporte. Para recarregar o Vem Estudante, é necessário primeiramente apresentar a documentação de regularidade com a escola no posto da Rua da Soledade, pois somente após este procedimento, o Vem estudante será liberado para recarga na Rede Ponto Certo, estudantes secundaristas precisam fazer este procedimento apenas uma vez por ano, já os universitários precisam fazer todo semestre. Apesar de ser uma boa novidade, a Rede Ponto Certo ainda não é muito utilizada, talvez pelo fato da baixa divulgação feita pela própria Ponto Certo e pela Urbana-PE. O mapa com a locaização dos TAAs pode ser encontrada aqui: http://credenciado.redepontocerto.com.br/modulos/mapaRecife/mapaRecife.php
VEM Jaboatão[editar]
O Cartão VEM utilizado nas linhas municipais de Jaboatão operadas por micro-onibus, utilizam um cartão VEM diferente do utilizado nos ônibus, pois enquanto o sistema da capital é gerenciada pela Urbana-PE (que representa os empresários de ônibus), o sistema de Jaboatão é gerenciado pelo próprio Grande Recife Consórcio(que representa o governo do estado). Os dois sistemas possuem uma política de operação diferente, no entanto o governo do estado garante que, em breve, os sistemas serão interligados, permitindo que o mesmo cartão seja usado no outro sistema e vice versa. Enquanto no sistema da capital, qualquer pessoa pode pedir um cartão de vale transporte com nome e cpf impresso (mesmo que o objetivo seja para utiliza-lo com créditos comum, apenas com a vantagem de se poder recuperar os créditos em caso de roubo), no sistema de Jaboatão todo cartão pedido por pessoa física, será emitido como cartão comum moedeiro sem a impressão do nome do titular, sendo um cartão ao portador. Outra diferenca será no caso dos cartões de vale transporte concedidos por empresas, pois enquanto na capital só existem cartões pertencentes a pessoas físicas, no sistema de Jaboatão as empresas podem optar por: ou personalizar o cartão apenas com nome do funcionário, ou apenas com o nome da empresa, o com o nome da empresa e do profissional, neste dois últimos casos, o cartão pertence a empresa e deve ser devolvido em caso de desligamento, coisa que não ocorre com os cartões da capital. Os cartões VEM Jaboatão solicitados no site, devem ser retirados na sede do Grande Recife no Cais de Santa Rita no horário comercial (das 08:00 as 12:00 e de 13:00 as 17:00).
Referências[editar]
http://www.vemgranderecife.com.br/?page_id=160 http://www.vemgranderecife.com.br/?page_id=154 http://www.vemgranderecife.com.br/?page_id=167 http://www.vemgranderecife.com.br/?page_id=154 http://www.vemgranderecife.com.br/?page_id=175