Vale a Pena Ver de Novo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vale a Pena Ver de Novo
Logotipo do programa
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 90 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Tema de abertura Instrumental (1980-2013)
Coral (2014-atualmente)
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 5 de maio de 1980 - presente

Vale a Pena Ver de Novo é um programa de televisão brasileiro exibido pela Rede Globo, que exibe reapresentações de novelas de segunda a sexta após a Sessão da Tarde. É exibido nas tardes da emissora desde o dia 5 de maio de 1980, a primeira reapresentação na sessão foi Dona Xepa exibida originalmente em 1977.

Uma sessão tradicional da Rede Globo que já exibiu grandes sucessos como: Elas por Elas, Brega & Chique, Vale Tudo, A Gata Comeu, Roque Santeiro, Top Model, Tieta, Barriga de Aluguel, Felicidade, Mulheres de Areia, A Viagem, Quatro por Quatro, História de Amor, A Próxima Vítima, O Rei do Gado, Por Amor, Anjo Mau, O Cravo e a Rosa, Laços de Família, O Clone, Chocolate com Pimenta, Mulheres Apaixonadas, Sete Pecados, Senhora do Destino, Da Cor do Pecado, Alma Gêmea, A Indomada, Caras & Bocas e Cobras & Lagartos.

Atualmente, devido a censura do Ministério da Justiça, são reapresentadas apenas telenovelas "das seis" e "das sete" já que folhetins exibidos originalmente no horário das 21 horas foram classificados como "impróprios para o horário" e que o horário da tarde só permite classificações 'Livre para todos' e '10 anos - Não recomendado para menores de dez anos'. Segundo vários sites, o Ministério da Justiça fez uma pequena modificação na lei de classificação indicativa. Para obras seriadas, como novelas, minisséries e séries, serão avaliados apenas 10% de seu conteúdo. Numa novela de 200 capítulos que já foi exibida, por exemplo, apenas 20 seriam avaliados, possibilitando a reprise da obra em outros horários.[1] [2]

Reexibição atual

Cobras & Lagartos, escrita por João Emanuel Carneiro, dirigida por Wolf Maya, exibida em 2006, no horário das 19 horas, está sendo reapresentada atualmente na faixa, desde 28 de julho de 2014, substituindo Caras & Bocas.[3] [4] Sua primeira semana foi exibida simultaneamente com a última semana de Caras & Bocas. [5]

TV Globo Internacional

Desde o ano de 1999 a Globo Internacional transmite as novelas do Vale a Pena em ordem e edição totalmente diversas das da matriz brasileira, a primeira novela a ser reprisada nesse canal foi Vale Tudo, em 1999. Novelas como Torre de Babel, Suave Veneno e Porto dos Milagres já foram reprisadas no exterior, ao contrário de outras como Corpo Dourado, Era uma vez... e Deus Nos Acuda.

Na Globo Internacional está sendo exibida a novela Pedra sobre Pedra substituindo Por Amor A sua exibição original foi no horário das 20h de 6 de janeiro a 31 de julho de 1992 e sendo reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo de 10 de abril a 11 de agosto de 1995

Audiência e repercussão

Atualmente, em todo o Brasil, a sessão de reprises goza com 15 pontos de média e 47% de participação, sendo líder absoluta em seu horário de exibição. Seu público, na maioria, é composto por pessoas entre 25 e 49 anos (37%), pela classe C (53%) contra 24% das classes A e B, e 23% das classes D e E. A maioria é de mulheres acima de 18 anos, que compõem 49% de seu público.[6]

Exibição de Minisséries e Séries

Apesar de ser uma sessão para reapresentações de telenovelas, em 1991, o Vale a Pena Ver de Novo teve uma sessão dupla, na qual Top Model era reprisada às 13h30 e minisséries como O Tempo e o Vento (1985) e Riacho Doce (1990) em seguida às 14h30. As minisséries reapresentadas no horário da tarde foram: Riacho Doce, O Pagador de Promessas, O Tempo e o Vento e Lampião e Maria Bonita. em 2001, com a baixa audiência da reapresentação da novela Roque Santeiro[7] , a emissora reapresentou alguns episódios do programa Você Decide no Vale a Pena Ver de Novo, apresentados por Susana Werner; no entanto, a audiência caiu ainda mais, chegando a registrar um dígito[8] . Em seu lugar, a Rede Globo resolveu reapresentar pela segunda vez a novela A Gata Comeu, que rapidamente conquistou a audiência perdida.

Re-reprises

Desde a criação do Vale a Pena Ver de Novo algumas telenovelas ganharam re-reprises no programa vespertino, isto é, novelas reprisadas mais de uma vez na faixa. O principal objetivo das re-reprises é recuperar a audiência exibindo novamente telenovelas de sucesso, apesar de nem sempre resultar no esperado.

A primeira re-reprise foi da telenovela A Gata Comeu, de 1985, reprisada pela primeira vez na faixa em 1989 e pela segunda vez em 2001, apesar de sua segunda reprise não ter atingido o mesmo sucesso da primeira reprise e da exibição original. A segunda re-reprise foi de A Viagem, de 1994 reprisada pela primeira vez em 1997 e pela segunda vez em 2006, sendo que ambas as reprises foram bem sucedidas. Já em 2011, com a renegação de Páginas da Vida para a faixa, depois do Ministério Público ter determinado "novelas das oito" como impróprias para o horário a Rede Globo exibiu Mulheres de Areia, de 1993, pela segunda vez na faixa, sendo que fora reprisada pela primeira vez em 1996. O mesmo aconteceu com as sucessoras da reprise de Mulheres de Areia, em 2012, com a re-reprise de Chocolate com Pimenta, de 2003, reprisada pela primeira vez em 2006.

Em setembro de 2012 a Rede Globo escolheu Da Cor do Pecado, que também foi reprisada em 2007, apenas houve uma pausa após a novela, que foi substituída por O Profeta em fevereiro de 2013, que não havia sido reprisada. Em 2013, a novela Cobras & Lagartos, de 2006, foi cotada para ser exibida na faixa, e inclusive já estava definida e divulgada sua reprise. Porém, pouco antes da exibição das chamadas da novela, o Ministério Publico vetou mais uma vez a exibição da novela devido a cenas de nudez e violência, com a renegação de Cobras & Lagartos, a Rede Globo decidiu reprisar pela segunda vez O Cravo e a Rosa, de 2000, reprisada pela primeira vez em 2003 na faixa. O fenômeno das re-reprises vem ocorrendo com frequência nos últimos anos, provavelmente devido à baixa audiência do horário e à censura definida pelo Ministério Público.

Mudanças na Exibição

As reprises costumam conter menos que 150 capítulos, com os cortes na exibição de reapresentação. A telenovela que mais fora "cortada" na reprise foi Roda de Fogo, exibida originalmente em 179 capítulos e reapresentada em apenas 35. O intervalo de tempo em que as novelas costumam ser reprisadas em relação a suas exibições originais é geralmente de 2 anos no mínimo, sendo que a telenovela reprisada no menor tempo após sua exibição original foi Top Model, reprisada em menos de um ano após seu término. A telenovela que foi reprisada no maior tempo após sua exibição original foi Roque Santeiro, reprisada após 15 anos do término de sua exibição. A única novela que teve seu desfecho alterado quando exibida na faixa do Vale a Pena Ver de Novo, foi A Próxima Vítima, cujo último capítulo fora trocado por uma versão alternativa do final da trama gravada no ano original de sua exibição. Em 2011, O Clone foi a reprise mais extensa do Vale a Pena Ver de Novo ficando 9 meses ao ar, com 175 capítulos, ao contrário de Sete Pecados sua antecessora na sessão, que ficou 4 meses no ar, e teve 83 capítulos.

Duas novelas simultâneas

Um fato inédito até então no tradicional Vale a Pena Ver de Novo aconteceu entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2014, a exibição de duas novelas simultâneas. Caras & Bocas teve sua primeira semana reapresentada junto com a última de sua antecessora O Cravo e a Rosa.[9] . Isso ocorre constantemente no SBT e também já ocorreu na Record

O Cravo e a Rosa ocupava a maior parte do Vale a Pena Ver de Novo e era exibida normalmente com intervalos, e logo em seguida começava Caras & Bocas que era exibida sem intervalos e sem abertura, em um curto capitulo de 25 á 30 minutos.

Um fato inédito, ocorreu novamente no Vale a Pena Ver de Novo, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto de 2014, a segunda exibição de duas novelas simultâneas. Cobras & Lagartos teve sua primeira semana reapresentada juntamente com a última semana de Caras & Bocas.[3]

Troca de horários

A Rede Globo modificou a sua programação, desde o dia 17 de fevereiro de 2014, em relação a grade do período da tarde, quando o Vale a Pena Ver de Novo passou a ser exibido depois da Sessão da Tarde, invertendo uma ordem mantida por muitos anos.[10]

Abertura

Logotipo usado de 2005 a 2013.

O programa já teve várias aberturas. São elas:

  • 5 de maio de 1980 - 29 de dezembro de 1989: A primeira abertura do programa mostrava um letreiro grande e luminoso, com fundo escuro, em estilo dos cassinos de Las Vegas, com as palavras "Vale a Pena Ver", e, logo depois, vem aparecendo as palavras "de novo", que são acrescentadas ao título.
  • 1 de janeiro de 1990 - 24 de abril de 1998: Na abertura de 90, a música e o letreiro foram modificados, apresentando um fundo acinzentado.
  • 27 de abril de 1998 - 31 de março de 2000: Nessa abertura apareciam imagens de vários artistas da Globo em cenas de telenovelas, com fundo preto, aparecendo logo em seguida o título, com fundo azul.
  • 3 de abril de 2000 - 1º de abril de 2005: A única diferença da anterior é que apresentava o logotipo da Rede Globo transparente sobreposto à abertura, se locomovendo.
  • 4 de abril de 2005 - 25 de outubro de 2013: Eram mostrados vários títulos de telenovelas rodando no que se parece um projetor de filmes, que se transforma em todas as letras "E" do título, com fundo contendo uma imagem de um céu cheio de nuvens.
  • 28 de outubro de 2013 - atualmente: São mostradas várias letras do título, e o fundo vai mudando de cor, até ficar verde-água, com o letreiro em roxo. A música, que era a mesma instrumental desde 1990, passou a ser cantada em coral.

Ver também

Referências

  1. Globo terá de aprovar com governo reprise de novela das nove à tarde. Rede Globo (12 de fevereiro de 2014).
  2. Ministério da Justiça muda lei da classificação indicativa. O Planeta TV (13 de fevereiro de 2014).
  3. a b Ator baiano irá alegrar suas tardes na volta de Cobras e Lagartos. Rede Globo (7 de julho de 2014). Página visitada em 9 de julho de 2014.
  4. Vale a Pena Ver de Novo: Cobras & Lagartos volta ao ar no dia 28/07 (17 de julho de 2014). Página visitada em 20 de julho de 2014.
  5. Rede Globo (28 de julho de 2014). Vale a Pena Ver de Novo: semana tem duas novelas no ar; saiba o que muda. Rede Globo > novelas. Página visitada em 29 de julho de 2014.
  6. Dados de Mídia da Vale a Pena Ver de Novo Rede Globo
  7. Letícia Pimenta (2 de julho de 2001). Vale a Pena Ver de Novo?. Jornal do Brasil. Página visitada em 9 de março de 2013.
  8. Letícia Pimenta (22 de julho de 2001). Não valeu a pena. Jornal do Brasil. Página visitada em 9 de março de 2013.
  9. Globo muda programação e exibe duas novelas no “Vale a Pena Ver de Novo”, RD1. Acesso em 06 de janeiro de 2014.
  10. Globo inverte novela e Sessão da Tarde Meio & Mensagem