Vale das Rainhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagem: Tebas Antiga e a sua Necrópole O Vale das Rainhas está contido no sítio Tebas Antiga e a sua Necrópole, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg
Vista do Vale das Rainhas.

O Vale das Rainhas é uma necrópole do Antigo Egipto localizada na margem ocidental do rio Nilo, em frente da cidade de Luxor (antiga Tebas), no Alto Egipto. Neste local foram sepultadas rainhas, príncipes e princesas do tempo da Império Novo, sobretudo das XIX e XX dinastias.

Os antigos Egípcios atribuíram diversos nomes ao local, entre os quais Taset-Neferu ("O Lugar da Beleza"), Tainet-aat ("O Grande Vale") e Taset-resit ("O Vale do Sul", porque situado a sul do Vale dos Reis). Em árabe, língua do Egipto contemporâneo, o Vale das Rainhas é denominado Biban el-Harim ou Biban el-Sultanat.

No Vale das Rainhas existem cerca de oitenta túmulos, que são identificados pela sigla QV (que significa Queen´s Valley) seguida de um número.

O túmulo mais famoso da necrópole é QV66, da rainha Nefertari, uma das esposas principais do faraó Ramsés II. Este túmulo, conhecido pelas suas pinturas nas quais a rainha surge adorando o corpo mumificado de Osíris, oferecendo leite à deusa Hathor ou a jogar Senet, foi alvo de restauração durante vinte anos por uma equipa italiana ajudada pela Fundação Paul Getty, tendo sido reaberto ao público, embora em circunstâncias restritivas (apenas se permite um certo número de visitantes por alguns minutos).

Os túmulos do Vale das Rainhas tem sido estudados desde o século XIX. Grande parte deles foram escavados por Ernesto Schiaparelli no período compreendido entre 1903 e 1905. De uma forma geral, apresentam uma pequenas antecâmara que comunica com a câmara funerária através de um corredor estreito. Em alguns casos, verifica-se a existência de compartimentos laterais de dimensão reduzida que serviam para abrigar mobiliário funerário.

Principais tumbas[editar | editar código-fonte]

Pintura de Nefertari no seu túmulo do Vale das Rainhas

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Egiptologia é um esboço relacionado ao Antigo Egito. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.