Vale de Isère

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vale de Isère
  Comuna francesa França  
Vista aérea
Vista aérea
Vista aérea
Símbolos
Brasão de armas de Vale de Isère
Brasão de armas
Localização
Vale de Isère está localizado em: França
Vale de Isère
Localização de Vale de Isère na França
Coordenadas 45° 27' 02" N 6° 58' 41" E
País  França
Região Auvérnia-Ródano-Alpes
Departamento Saboia
Características geográficas
Área total 94,39 km²
População total (2018) [1] 1 623 hab.
Densidade 17,2 hab./km²
Altitude máxima 3 599 m
Altitude mínima 1 785 m
Código Postal 73150
Código INSEE 73304
Sítio ValdIsere.com
Arrondissement e Cantão de: Saint-Julien-en-Genevois

O Vale de Isère (em francês: Val d'Isère) [nota 1] é uma comuna francesa na região administrativa de Auvérnia-Ródano-Alpes, situada na zona alta do Vale da Tarentaise no maciço da Vanoise, no departamento francês da Saboia, a 1 850 m de altitude. Um cuidado particular foi empregue para dar um ar de aldeia a uma estação de inverno e a rua principal é uma sequência de edifícios todos em pedra, ou pedra e madeira, como as habitações de montanha habituais daquela região.

A localidade tira o nome do rio que cavou o vale e a ambos deu o nome, o rio Isère

Considerada como uma das capitais do esqui, aí tiveram lugar os Jogos Olímpicos de Inverno de 1992 assim como o Campeonato do mundo de esqui alpino de 2009.

Pistas[editar | editar código-fonte]

A associação dos domínios esquiáveis de Tignes e de Vale de Isère é conhecida como Espace Killy e é composta por 155 pistas o que representa mais de 300 km de muito boa novo visto se encontrem, em média, a mais de 2 000 m de altura.

O Espaço Killy é uma homenagem ao grande atleta mítico que Jean-Claude Killy que durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968 em Grenoble ganhou as três provas do esqui alpino; descida, slalom e slalom gigante,

Uma rua em Vale D'Isère e a igreja

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. A acentuação francesa sendo inversa da portuguesa esta palavra deverá ser lida em português como se escrita com é para se manter o mesmo som.

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021