Vale do São Francisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: se procura outros significados de São Francisco, veja São Francisco.
Cultivo de uvas em Petrolina. A vitivinicultura é uma das principais atividades econômicas atualmente no Vale do São Francisco.[1]

O Vale do São Francisco é a região drenada pelo rio São Francisco e seus afluentes. Está localizada nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, no Brasil.

Economia[editar | editar código-fonte]

É uma área fértil e que tem recebido diversos investimentos em irrigação desde a década de 1970 por parte de órgãos públicos como a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Tornou-se um importante produtor de frutas e hortaliças.[2] A sub-região que mais se desenvolve é aquela compreendida pelas cidades de Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco), que se tornou o maior aglomerado urbano do semiárido nordestino. Sua produção é exportada através do aeroporto de Petrolina e do porto de Suape, ambos em Pernambuco, e do Porto de Aratu e do Mercado do Produtor em Juazeiro, maior entreposto comercial do NorteNordeste do Brasil, ambos na Bahia.

Referências

  1. Rota do Vinho. Disponível em https://www.bonde.com.br/turismo/bonde-viagem/rota-do-vinho-fortalece-turismo-no-vale-do-sao-francisco-329842.html. Acesso em 21 de janeiro de 2019.
  2. Projetos de irrigação. Disponível em https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/124737/1/Pedro.pdf. Acesso em 21 de janeiro de 2019.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]