Valkyrias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Valkyrias
Informação geral
Origem São Paulo, SP
País  Brasil
Gênero(s) Pop, Dance, electropop, Synthpop
Período em atividade 2007–2011
Gravadora(s) Som Livre
Influência(s) Destiny's Child, Mariah Carey, Madonna, Christina Aguilera
Página oficial Valkyrias
Integrantes Débora Cidrack
Selma Lins
Gabriela Nader

Valkyrias foi um grupo feminino de pop, electropop e R&B brasileiro. Formado em 2007 por Selma Lins, Débora Cidrack e Gabriela Nader, o grupo lançou seu primeiro single, Dar Certo, em 17 de setembro de 2009, ganhando notoridade ao serem entrevistadas pela rádio Jovem Pan no mês seguinte.[1] . Em 6 de janeiro de 2010 o grupo lança o segundo single, Feel Good e, em 29 de julho, é lançado o terceiro single, Last Chance, componentes do álbum de estréia do grupo, intitulado Rádio VKS, à ser lançado no segundo semestre de 2010.

As Valkyrias já participaram de turnês de artistas internacionais como a Brazilian Tour, do cantor Akon, I Am... Tour, da cantora Beyoncé, Mi Plan Tour, da cantora Nelly Furtado e Fan Appreciation Tour, do cantor Chris Brown.

Biografia[editar | editar código-fonte]

2007-2009: Formação[editar | editar código-fonte]

O nome inicial do grupo, se chamava Bellas. As garotas eram da agência de modelo Mega. Antes da formção do grupo Valkyrias, cada uma das integrantes já possuía experiência no ramo musical. Selma Lins, natural de Santo André, no estado de São Paulo, foi por muitos anos modelo, morando em países como Estados Unidos e Japão, onde desenvolveu sua paixão pela música, alternando seu trabalho com a moda com algumas apresentações como cantora em Tóquio e projetos músicas no Brasil, como a passagem pela banda do Domingão do Faustão [2] .

Débora Cidrack, natural de Fortaleza, no Ceará iniciou sua carreira como cantora aos 15 anos, após 5 anos de aula de canto lírico, ingressando em diversas bandas de diversos estilos musicais como pop-rock, soul, jazz e blues, sendo a mais conhecida delas como vocalista da banda Marajazz. Trazida para São Paulo por Milton Guedes, Débora participou das eliminatórias da banda do Domingão do Faustão, onde conheceu Selma Lins.[2] . Gabriela Nader, natural de Uberaba, em Minas Gerais, por ter sido criada nos Estados Unidos da América, aderiu ao grupo a cultura da música americana R&B. Modelo desde cedo, Gabriela se dedicou à aulas de canto lírico e piano entre os trabalhos e, em 2004, em viagem ao Brasil, a cantora decidiu ficar no país de origem e tentar a carreira como cantora no país. A cantora ainda chegou a gravar um álbum independente, participando também da terceira edição do programa Fama, da Rede Globo.[2] .

Em 2007 Débora Cidrack conheceu Selma Lins através de um concurso musical do programa Domingão do Faustão, desenvolvendo grande afinidade musical e pessoal entre as cantoras, que passaram a cantar juntas. Em 2009 Selma, que já conhecia Gabriela Nader, convidou a cantora para integrar um grupo com ela e Débora. Compartilhando a mesma paixão pela música pop e a vontade de entrarem para o cenário musical, as cantoras uniram-se a um empresário que tornou possível a elaboração de um projeto moderno e adequado ao atual mercado musical. A partir de então o grupo começou a compor suas canções e chegaram ao nome de Valkyrias para o grupo, em referência às mulheres guerreiras da mitologia[2] .

2009-2011: Primeiro álbum e Ascensão[editar | editar código-fonte]

Em 17 de Setembro de 2009 é lançado o primeiro single do grupo, Dar Certo, de Marcus Vinicios e Gabriela Nader,onde o grupo escolhe como tema o amor platônico[3] . A canção, remixada e produzida pelo DJ Deeplick, explora a sonoridade R&B, além do pop convencional e elementos de electropop[4] . O single foi lançado com exclusividade pela rádio 89 FM, passando também por outras rádios como Mix, Dumont, Gazeta FM, Band FM, Alpha e Transamérica. O videoclipe do single, lançado oficialmente em 19 de novembro de 2009, foi diigido por Fernando Andrade, irmão do apresentador Luciano Huck, conhecido pelo vasto trabalho como diretor, como o ducumentário Coração Vagabundo de 2008 e os trabalhos realizados nos videoclipes da cantora Sandy[5] . O vídeo, gravado na cidade de São Paulo, mostra as três garotas morando em uma grande casa sofisticada, passando para uma festa na piscina e acabando por mostra-las cantando em uma festa em uma boate. O vídeo estreou na MTV, onde alcançou a sétima posição no Top 10 MTV. Segundo o grupo a intenção do videoclipe era mostrar as cantoras de forma sutil[6] . Dar Certo alcançou a posição trigésima quinta no Hot 100 Brasil e a décima quarta no Hot Dance Club Play. Em janeiro de 2010 as Valkyrias ganharam o prêmio de "Revelação de 2009" pela MzoTv.

Em 6 de Janeiro de 2010 é lançado o segundo single, Feel Good, composta pelo grupo a canção explora o tema do amor de uma única noite.[7] . A canção foi produzida pelo DJ Deeplick, explorado na sonoridade electropop e Synthpop, inspirado no estilo de música americana, lembrando ainda cantoras como Lady Gaga e Kesha.[8] [9] . Em 2 de março o single ganhou um remix feito pelo DJ Deeplick, sendo relançado às rádios. O videoclipe do single, dirigido por Crystal Moselle, conhecida diretora americana [10] , foi lançado em 19 de abril de 2010 pela MTV. Feel Good alcançou a posição sessenta e cinco no Hot 100 Brasil, alcançando também a vigésima posição no Hit Parade Brasil e a quarta posição no Hot Dance Club Play.

Em 25 de março o grupo foi entrevistado pelo apresentador Jô Soares no Programa do Jô, onde divulgou o single, sendo classificada pelo apresentador como "a nova cara do pop"[11] . Na mesma época, em entrevista à MTV, as Valkyrias disseram que a intenção do grupo é quebrar os tabus de que um grupo pop brasileiro formado por mulheres não teria seu espaço.[12] .

Em 29 de Julho de 2010 é lançado o terceiro single do grupo, Last Chance, canção já havia vazado para a internet semanas antes, em 13 de julho, recebendo boas críticas do público. Composta por Selma Lins, Débora Cidrack e Gabriela Nader, a canção tem como tema os desencontros amorosos, explorado na sonoridade pop e R&B. A canção recebeu críticas positivas, sendo classificada pelo site Going Pop como uma música "pop de qualidade" e ainda declarou que as Valkyrias "aos poucos vem ganhando mais e mais espaço no cenário pop nacional"[13] .

O primeiro álbum do grupo, intitulado de Rádio VKS, será lançado no final de 2010, trazendo produção de conhecidos músicos, além das parcerias com o DJ Deeplick, responsável por trabalhos e remixagens realizadas para artistas como Shakira, Joss Stone, Wanessa e David Guetta[14] , trazendo para o álbum uma sonoridade electropop e Synthpop.

2011: Separação[editar | editar código-fonte]

EM 2011 o grupo anuncia sua separação após o rompimento do contrato com a Som Livre e as dificuldades em sustentar a produção dos shows.

Apresentação com artistas internacionais[editar | editar código-fonte]

Em 30 de janeiro de 2010 as Valkyrias foram convidadas pelo rapper americano Akon para se apresentar como número de abertura da Brazilian Tour, turnê exclusiva do cantor no Brasil. No mês seguinte, em 6 de Fevereiro foi a vez do grupo abrir a turnê I Am... Tour, da cantora Beyoncé, no Brasil. No entretanto o grupo não chegou a se apresentar, devido a forte chuva região horas antes do início do show, o que acabou estragando alguns dos aparelhos do espetáculo.[15]

Em 27 de março as Valkyrias novamente foram convidadas para e apresentar como número de abertura de uma turnê internacional. Na ocasição, a Mi Plan Tour, turnê da cantora Nelly Furtado que passava pelo Brasil. Em 19 de maio e 20 de maio o grupo se apresentou como abertura do show do cantor Chris Brown no Brasil.O grupo ainda revelou que sonha em cantar com Madonna e Mariah Carey[16] .

Discografia[editar | editar código-fonte]

Turnês[editar | editar código-fonte]

Oficiais[editar | editar código-fonte]

  • 2010 - Rádio VKS Tour

Participações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2009 MzoTV Artista Revelação Valkyrias Venceu
2010 Prêmio Multishow de Música Brasileira Artista Revelação Valkyrias Indicado

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]