Vallenar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vallenar
Escudo Vallenar.png
Plaza de Armas de Vallenar.jpg
Praça de Armas
População 48 040 habitantes
Censo 2002
Área 7 083,7 km²
Densidade 6,78 hab/km²
Região Atacama
Província Huasco
Gentílico vallenarino/a
http://www.vallenar.cl/
Mapa
Comuna Vallenar.png

Vallenar é uma comuna e a capital da província de Huasco, na Região de Atacama, no Chile. Se situa no fundo do vale do rio Huasco. Possui uma área de 7 083,7 quilômetros quadrados e uma população de 52 099 habitantes (2012).

História[editar | editar código-fonte]

No final do século 15, todo o norte do atual Chile foi conquistado pelo império Inca. Em meados do século 16, o vale do rio Huasco foi ocupado por encomendeiros espanhóis, principalmente na zona costeira. Em 1789, o governador Ambrosio O'Higgins fundou a cidade de San Ambrosio de Ballenary, uma referência tanto a são Ambrósio quanto à cidade natal do governador: Ballenary, na Irlanda.

Em 1811, descobriu-se a primeira mina de prata na região, a 24 quilômetros da cidade. José Miguel Carrera ordenou, então, a fundação na cidade do primeiro banco do país. Em 1892, a linha de trem chegou à cidade, vinda de Huasco. Em 10 de novembro de 1922, um terremoto de 8,5 graus na escala Richter atingiu a cidade. Em 1959, a Companhia Mineira do Pacífico iniciou suas atividades com as minas de ferro de Santa Fe, Algarrobo e Los Colorados. Em 30 de janeiro de 2013, um terremoto de 6,7 graus atingiu a cidade.

Economia[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a economia da comuna se baseia na mineração do ferro e no cultivo de oliveiras e de uvas para fabricação de pisco e para exportação, bem como no cultivo de frutas e hortaliças para abastecimento local.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Vallenar
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Chile é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.