Vampyrum spectrum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaVampyrum spectrum

Estado de conservação
Quase ameaçada
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Chiroptera
Família: Phyllostomidae
Subfamília: Phyllostominae
Género: Vampyrum
(Rafinesque, 1815)
Espécie: V. spectrum
Nome binomial
Vampyrum spectrum
(Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica

Vampyrum spectrum, também conhecido por morcego-espectral,[1] carcará-da-amazônia,[2] e entre os nativos por andirá-guaçu,[3] é uma espécie de morcego carnívoro. O animal tem também aparecido na imprensa brasileira com o nome de morcego-fantasma-grande.[4]

Alimenta-se de pequenos vertebrados, pondendo pesar até 230 g e ter até 1 metro de envergadura.[4] É a maior espécie de morcego das Américas e também é o maior representante dos Microchiroptera. No Brasil, sua ocorrência foi registrada na região amazônica e do Pantanal sul; apesar do nome, este morcego é carnívoro, e não hematófago, e portanto sem relação ao morcego-vampiro.

Os animais dessa espécie são monogâmicos e, ao contrário da espécie proximamente relacionada Chrotopterus auritus, não ingere materia vegetal, sendo estritamente carnívoro. Recentemente, a espécie foi registrada para o estado do Mato Grosso do Sul, sendo este o registro mais ao sul desse morcego.[4]

Referências

  1. «A distribuição do morcego espectral, Vampyrum spectrum , atinge o Pantanal sul». Consultado em 27 de julho de 2011 
  2. «Revista Panorama Rural». Consultado em 27 de julho de 2011 
  3. O Archivo popular, Volume 6, A.J.C. da Cruz, 1842, p. 255
  4. a b c Terra: Maior morcego das Américas é capturado em fazenda no MS

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SIMMONS, N. B. Order Chiroptera. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 1, p. 312-529.
  • Chiroptera Specialist Group 1996. Vampyrum spectrum. In: IUCN 2007. 2007 IUCN Red List of Threatened Species. <www.iucnredlist.org>. Acessado em 28 de julho de 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre morcegos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.