Vancouver Whitecaps

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.

Vancouver Whitecaps
Nome Vancouver Whitecaps
Alcunhas The Caps
Fundação 26 de julho de 1986 (28 anos)
Estádio BC Place Stadium
Presidente Canadá Bob Lenarduzzi
Treinador Escócia Martin Rennie
Patrocinador Canadá Bell Canada
Material esportivo Alemanha Adidas
Competição Estados UnidosCanadá MLS
Website Site Oficial
Kit left arm whitecaps13h.png Kit body whitecaps13h.png Kit right arm whitecaps13h.png
Kit shorts whitecaps11h.png
Kit socks fsk-4.png
Uniforme
titular
Kit left arm whitecaps14a.png Kit body whitecaps14a.png Kit right arm whitecaps14a.png
Kit shorts whitecaps11a.png
Kit socks color 3 stripes white.png
Uniforme
alternativo
editar

O Vancouver Whitecaps é um clube de futebol do Canadá, da cidade de Vancouver, Columbia Britânica. E irá participar das Competições organizadas pela FIQ, a partir de 2010. Fundado em 1986, o time jogava até ano passado na NASL Conference da USSF D2 Pro League, o segundo nível da pirâmide do futebol americano e canadense. Em 19 de março de 2009, foi concedida uma franquia de expansão para o Vancouver Whitecaps na Major League Soccer definida para começar a jogar no BC Place Stadium a partir da temporada de 2011 da MLS.

História[editar | editar código-fonte]

Vancouver 86ers[editar | editar código-fonte]

Em 1986, uma equipe de futebol profissional foi novamente criada em Vancouver, Vancouver 86ers, assim chamado por causa de tantos anos de fundação da equipe e, para comemorar o ano de fundação de Vancouver (1886). O 86ers jogou na Canadian Soccer League (CSL), que obteve quatro títulos na CSL Championships (1988-1991) e ficou cinco vezes consecutivas no primeiro lugar da temporada regular da CSL (1988-1992). Em 1990, o Vancouver 86ers conquistou o North American Club Championship, após derrotar o Bays Maryland por 3x2, na final, em Burnaby. O jogo foi disputado entre os campeões da Canadian Soccer League e os campeões da Professional American Soccer League (APSL). Vancouver jogou na CSL desde a sua criação em 1987 até o campeonato de 1992, e em seguida foi transferido para a APSL, em 1993, que foi posteriormente absolvida pela forte hierarquia das ligas da USL em 1997, tornando-se a A-League, mais tarde renomeada USL.

Na temporada 1988-1989, a equipe treinada por Bob Lenarduzzi, definiu um recorde, jogando 46 jogos consecutivos sem derrotas.

Vancouver Whitecaps (USL)[editar | editar código-fonte]

Em 2001, a equipe começou a usar o velho apelido Vancouver Whitecaps.

Em 2003 o nome foi novamente mudado, embora apenas ligeiramente, o Whitecaps FC, que engloba os homens, mulheres, e as equipes de desenvolvimento de jovens dentro da organização. Neste momento, o logotipo Whitecaps mudou ligeiramente de cor (o verde-azulado foi substituído por um azul brilhante) e a palavra "Vancouver", foi retirada do nome.

Em 2006, a equipe dos Whitecaps ganhou um inédito campeonato duas vezes, tanto o primeiro campeonato da United Soccer Leagues, derrotando o anfitrião Rochester Rhinos por 3x0 no PAETEC Park, e ganhando o troféu feminino da W-League. A equipe masculina também venceu a Nation's Cup, um novo torneio criado pelo seu clube como uma forma dos Whitecaps jogar contra a concorrência internacional. "Vancouver" foi trazido de volta ao seu nome, mudando-se oficialmente para "Vancouver Whitecaps FC".

Na temporada seguinte, o Whitecaps assinou um contrato para jogar um amistoso contra o Los Angeles Galaxy, que caracterizou a estreia de David Beckham no Galaxy, e promoveu Bob Lenarduzzi para ser presidente da equipe.

Em 12 de outubro de 2008, conquistou seu segundo United Soccer Leaguescom uma vitória por 2x1 sobre o Puerto Rico Islanders. Charles Gbeke marcou duas vezes de cabeça no segundo tempo para ajudar a garantir o título. Em 2009, eles ficaram em sétimo lugar no campeonato e foram eliminados na final pelo Montreal Impact pelo placar agregado de 6x3.

Em novembro de 2009, os Whitecaps, juntamente com várias outras equipes, anunciaram sua intenção de deixar a USL First Division para se tornarem os co-fundadores do North American Soccer League, que começou em 2010. Em 7 de janeiro a USSF anunciou que nem a USL nem a NASL seriam permitidos de terem um campeonato de segunda divisão, e a USSF iria administrar um campeonato onde a NASL e USL são conferências no campeonato.

Em 24 de novembro de 2009 foi anunciado que Paul Barber, ex-Diretor Executivo do Tottenham Hotspur, irá se tornar o Chefe Executivo, o diretor de Operações do Caps.

O Whitecaps jogará um campeonato de 30 jogos na temporada regular, com 15 jogos em casa e 15 jogos fora no novo United States Soccer Federation Division 2 Professional League.

Os Whitecaps na Major League Soccer[editar | editar código-fonte]

Em 24 de julho de 2008, a MLS anunciou que eles estavam buscando adicionar duas franquias de expansão para a temporada de 2011. Um dia depois, os Whitecaps oficialmente anunciaram que eles estavam buscando um dos dois pacotes de expansão. Os Whitecaps também anunciaram que o ícone dos esportes local Steve Nash, vai se juntar à equipe dos Whitecaps.

"Não há nenhuma dúvida que o mercado para o futebol profissional não exista em Vancouver, como vimos em novembro do ano passado, quando quase 50.000 torcedores assistiram ao amistoso entre o Los Angeles Galaxy e os Whitecaps", disse o comissário da MLS, Don Garber.

A oferta do Vancouver foi oficialmente apresentada em 15 de outubro de 2008, juntamente com lances de outras 6 cidades. Os representantes dos Whitecaps, Greg Kerfoot e Jeff Mallett se reuniram com funcionários da MLS em 21 de novembro de 2008 para passar por cima de sua oferta. Don Garber, que era anteriormente envolvido com a expansão da National Football League, descreveu a apresentação da proposta como "uma das melhores que eu já vi." Garber e o presidente da MLS, Mark Abbott foram à Vancouver, em 7 de dezembro de 2008 para uma turnê no BC Place Stadium e aprender mais sobre as reformas propostas, que estão programadas para serem concluídas em tempo para a temporada de 2011 da MLS.

Vancouver foi oficialmente nomeada como cidade de expansão da MLS em 18 de março de 2009.

Plantel Atual[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 17 de maio de 2013.[1]

Capitão: Capitão

Goleiros
Jogador
1 Estados Unidos Joe Cannon
18 Estados Unidos Brad Knighton
39 Canadá Simon Thomas
Defensores
Jogador Pos.
2 Estados Unidos Jordan Harvey Z
3 Estados Unidos Brad Rusin Z
4 Suíça Alain Rochat Z
6 Estados Unidos Jay DeMerit Capitão Z
12 Coreia do Sul Lee Young-Pyo Z
16 Honduras Johnny Leverón Z
32 Estados Unidos Greg Klazura Z
33 Estados Unidos Adam Clement Z
40 República da Irlanda Andy O'Brien Z
Meio-campistas
Jogador Pos.
8 Inglaterra Matt Watson M
13 Inglaterra Nigel Reo-Coker M
14 Japão Daigo Kobayashi M
20 Gana Aminu Abdallah M
27 Japão Jun Davidson M
28 Gana Gershon Koffie M
31 Canadá Russell Teibert M
Atacantes
Jogador
7 Brasil Camilo
9 Escócia Kenny Miller
11 Jamaica Darren Mattocks
17 Estados Unidos Omar Salgado
19 Estados Unidos Erik Hurtado
23 Gâmbia Kekuta Manneh
26 Estados Unidos Corey Hertzog
34 Canadá Caleb Clarke
Comissão técnica
Nome Pos.
Escócia Martin Rennie T

Técnicos[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]


*Como equipe da MLS.

Uniformes[editar | editar código-fonte]

Uniformes atuais[editar | editar código-fonte]

  • 1º uniforme: Camisa branco, calção e meias brancas;
  • 2º uniforme: Camisa azul-marinho, calção e meias azuis-marinho.
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

Uniformes dos goleiros[editar | editar código-fonte]

Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'

Notas[editar | editar código-fonte]

  • O Vancouver Whitecaps foi a primeira equipe do Canadá a ter um de seus jogadores como artilheiro da MLS: o brasileiro Camilo Sanvezzo, na temporada de 2013, com 22 gols marcados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Bandeira de CanadáSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol canadenses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.